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Profissões - José Paulo Paes

Objetivos
  • Fazer com que os alunos reconheçam palavras memorizadas.
  • Perceber que outras palavras podem começar pela mesma sílaba.
  • Perceber que as palavras podem ter número de letras e sílabas diferentes.
Planejamento
  • Quais os materiais necessários?
  • Cópias do texto abaixo, revistas, jornais.
  • Qual a duração?
  • Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento
  • Fazer a leitura compartilhada em primeiro momento, após, ler coletivamente e pedir que os alunos vão acompanhando a leitura da estrofe apontando com o dedo.
  • Aos alunos que não leem convencionalmente, ler em duplas com alunos que assim o fazem, para que se sintam mais confortáveis.

O MARUJO

MARINHEIRO PEQUENINO
BEBEU ÁGUA AO SE DEITAR.
ACORDOU DE MADRUGADA:
SUA CAMA ERA UM MAR.

  • Pedir aos alunos que reconheçam algumas palavras do poema.
  • Cada qual deverá ler as palavras reconhecidas e contar letras e sílabas de cada uma.
  • Buscar em jornais e revistas, palavras que comecem com a mesma sílaba da palavra em questão.
  • Escrever as palavras reconhecidas do poema em ordem alfabética, para isso, usarão como recurso o alfabeto contido na parede e/ou o alfabeto que o professor previamente já o tenha entregue.
  • Em outro dia e/ou momento, leia mais uma estrofe do poema, relendo a primeira e acrescentando a segunda
  • Os alunos devem acompanhar a leitura apontando com o dedo.
O CARPINTEIRO
BATE, BATE, MARTELINHO,
MAS NÃO BATA FEITO CEGO.
CUIDADO COM MEU DEDO,
QUE MEU DEDO NÃO É DE PREGO.

  • Neste momento da leitura, os alunos precisarão acompanhar palavra por palavra, assim, podendo memorizar mais facilmente o poema.
  • Relembrar as profissões conhecidas por eles e pedir para que escrevam algumas outras, sempre lembrando a eles que estes deverão fazer cada qual do seu jeitinho, sem se preocupar com a grafia convencional. Os alunos deverão sempre ser estimulados a escreverem como sabem, mas com o intuito de se fazer entender.
  • Por fim, em outro dia, leia a última estrofe do poema.
O BOMBEIRO

BLEN, BLEN, BLEN, BLEN
QUEM VEM? QUEM VEM?
É O BOM BOMBEIRO
E VEM LIGEIRO.
ALGUÉM O CHAMA
PRA APAGAR A CHAMA. ELE VEM QUE VEM
BLEN, BLEN, BLEN, BLEN.

  • Releia o poema inteiro junto aos alunos e os mesmo devem acompanhar apontando com o dedo assim como fizeram nas aulas anteriores.

Jogo da frase comprida

Objetivo
  • Estimular ao aluno a alongar uma sentença pequena colocando mais palavras numa sequência lógica.
Como jogar

O professor apresenta uma frase pequena com 2 palavras: um substantivo e um verbo, por exemplo: Meninos comem.
O professor deverá pedir aos alunos, outras palavras, a acrescentar na frase original, um a um, lendo a frase e acrescentando a sua palavra.
Podem acrescentar palavras que deem formato, cor, quantidade, tamanho etc.
A sentença inicial poderá ficar assim:

"Dois meninos gorduchos comem, sem parar, doces, balas, bombons e ficam com dor de barriga e sua mãe tem de levá-los ao hospital."

Jogo da Palavra Secreta

Objetivos
  • Estimular o aumento do vocabulário.
  • Saber o significado das palavras.
  • Utilizar sinônimos como substitutos de palavras.
Material
  • Jornais, revistas, livros de consulta (dicionários, por exemplo)
Como jogar

  • Cada qual escolhe uma palavra (do material de apoio), dependendo da fonte de pesquisa, recorta-se ou copia-se a palavra numa folha de papel (papel cartão seria o mais indicado).
  • Abaixo, como em uma lista, o aluno deverá escrever 4 "pistas" que proverá aos colegas a chance de acertar a palavra secreta.
Exemplo:

Palavra Secreta: Televisão
Pistas:
  1. Imagem
  2. Controle
  3. Antena
  4. Tela em LCD
Palavra secreta: Esmalte
Pistas:
  1. Mulher
  2. Cores
  3. Mãos
  4. Unhas
Palavra Secreta: Verão
  1. Sol
  2. Praia
  3. Calor
  4. Picolé
E assim por diante.

As palavras das pistas deverão ter relação com a escolhida.

Quem é meu par?

Material
  • Anúncios de comerciais de jornais e revistas.
  • Rótulos ou nomes de produtos.
  • Caixas de produtos (embalagens) para se recortar os nomes.
Como jogar

Preparar com antecedência o material a ser utilizado de acordo com o número de participantes.
Para o material durar mais, sugerimos colar atrás cartolina ou papel cartão e envolver com duréx ou contact.
Cortar os anúncios ou rótulos como se fossem quebra-cabeças.
Entregar cada pedaço a um aluno.
Cada aluno deverá procurar os colegas que irão formar o seu grupo, observando a escrita de cada rótulo.
Os alunos deverão reescrever os nomes dos produtos, colocá-los em ordem alfabética.

Batata-quente

Material Necessário

1 bola, ou qualquer outro objeto maleável

Formação

Todos em círculo, um aluno fora (ou o professor) para "cantar" a atividade.

Desenvolvimento
O aluno de fora "cantará" a brincadeira:

"Batata-quente, quente, quente, quente, quente ... QUEIMOU!!!!"

Enquanto isso, a bola passará de mão em mão dentro do círculo. Quando o orador disser: "QUEIMOU!", quem estiver de posse da bola deverá afastar-se do grupo.

VARIAÇÃO:
Ao invés de simplesmente se afastar, o jogador deverá pagar uma prenda. Segue abaixo as sugestões:

PRENDA 01: Trabalhar com adivinhas (fichas com diversas adivinhas). O orador deverá sortear uma ficha e ler ao aluno, este, deverá responder a adivinha. Ao acertar a resposta, volta ao círculo, se errar, será o próximo orador.

PRENDA 02: Trabalhar com questões desenvolvidas através do conteúdo trabalhado (no dia, na semana etc). Fazer fichas com as respectivas perguntas e ora o próprio sorteia, ora o orador sorteia, dependendo do objetivo proposto, ou atividade a ser desenvolvida.

Poderá ser usado conteúdos de diversas disciplinas, entre elas, matemática, português, estudos da natureza e sociedade... Só dependendo da criatividade do professor.

Estruturação de Texto

Objetivo
  • Fazer com que os alunos percebam a estrutura de um texto, independentemente de seu gênero.
Planejamento
  • Quando realizar?
  • Ao longo do semestre.
  • Como organizar os alunos?
  • Inicialmente em duplas, depois, individualmente.
  • Quais materiais necessários?
  • Cópia da atividade disponível ao final desta postagem.
  • Qual a duração?
  • Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento

  • Ler o texto na forma apresentada na atividade, neste caso trata-se de uma carta.
  • Recortar os parágrafos e pedir aos alunos que releiam cada parágrafo e montem em suas mesas, relendo-o a cada parágrafo, observando a coerência do texto.
  • Após montado, o professor que estará circulando entre as duplas e auxiliando-as nas leituras, deverá ver se está correto e caso haja alguma irregularidade, este deve intervir, perguntando, por exemplo, se a dupla tem certeza que está tudo correto. Se a resposta for positiva, fazer a leitura junta a ela e ressaltar com entonação diferente o parágrafo irregular e assim, a dupla poderá perceber onde está o erro e faça a correção. Caso ainda não perceba, volta a leitura e pergunte se ao terminar o parágrafo anterior o próximo estará dando sequência.
  • As duplas trocarão de atividade para ver se concordam com o que o colega fez anteriormente.


ATIVIDADE

Um abração para todos aí.
Como vão vocês aí? E a Graziela? Seu pai está bem de saúde? Você tem notícias da Cidinha e da tia Izaura? Se você tiver, mande me falar. Nós aqui estamos com muitas saudades de vocês. Estamos todos bem de saúde, graças ao nosso bom Deus.
Josefa
Eu já não tenho mais medo, por isso eu mesma estou te escrevendo. Você é a primeira pessoa que vai receber uma cartinha escrita pelas minhas mãos. Espero que goste dela.
Você se lembra quando me dizia: "Vovó você sabe escrever? Acho que tem preguiça! Sua letra é muito bonita. Precisa escrever mais para perder todo o seu medo."
Querida neta

Bibliografia consultada
Viver, Aprender - Educação de Jovens e Adultos - Volume 02 - módulos 3 e 4 página 241

sugestões

sugestões de atividades para diferentes gêneros textuais, clique aqui: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/espaco-virtual/tecendo-trama/TEXTO%204.3%20ATIVIDADES%20NA%20PERSPECTIVA%20DO%20GENEROS%20TEXTUAIS.pdf

intervenções em consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita

Visitem este endereço, é um documento muito interessante:

http://redalyc.uaemex.mx/pdf/946/94627114.pdf

Atividade de pontuação

Objetivo
  • Fazer com que os alunos percebam a necessidade de usar os sinais de pontuação.
  • Perceber que a posição dos sinais pode interferir no sentido da frase
Planejamento
  • Quando realizar?
  • Ao longo de semestre.
  • Como organizar os alunos?
  • Em duplas ou individualmente.
  • Quais os materiais necessários?
  • Cópias da atividade disponível ao final desta postagem
  • Qual a duração?
  • Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento

Partir do pressuposto que os sinais de pontuação já tenham sido apresentados aos alunos.
  • Entregar as cópias para os alunos.
  • Ler o texto sem utilizar as devidas pontuações.
  • Pedir aos alunos que tentem ler da mesma forma.
  • Fazer novas leitura, utilizando as pausas necessárias.
  • Pedir a eles para que marque no texto, onde deveria ter um acento.
  • Pedir para que indiquem qual acento seria necessário.
  • Trocar os textos de duplas e pedir para que olhem e analisem se concordam com o que os colegas indicaram. Cada um deve explicar porque utilizou tal sinal gráfico.

ATIVIDADE

Vera
não esqueça do nosso passeio no Parque das Águas sábado quem mais você convidou
o que você vai levar para o lanche eu estou pensando em levar um bolo de fubá nos encontramos na entrada principal do parque às 14h até lá
Joana


Bibliografia consultada

Viver, Aprender - Educação de Jovens e Adultos - Volume 02 - módulos 3 e 4 - página 241

Atividades para trabalhar segmentação de palavras




Objetivo
  • Trabalhar segmentação de palavras
Planejamento
  • Quando realizar?
  • Ao longo do semestre.
  • Como Organizar os alunos?
  • Em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  • Cópia da atividade disponível ao final desta postagem
  • Qual a duração?
  • Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
  • Entregar as cópias para cada um.
  • Ler o texto para os alunos, sem pausas para que esses percebam o que há de errado.
  • Ler novamente, pausadamente.
  • Explicar que as palavras não podem ser escritas todas juntas, pois apesar de ao falarmos elas parecerem estar unidas, cada palavra é escrita por um conjunto e se juntar umas às outras, perderão todo o sentido.
  • Pedir para que localizem, aleatoriamente, algumas palavras.
  • Por fim, pedir que reescrevam o texto, utilizando as separações necessárias.

ATIVIDADE

DiretoraEliane,
Eufuiàbibliotecaparadevolveralgunslivroseamoçaquemeatendeudissequetinhaquerenovar
amatrícula. Euacheimuitocaro! Primeiroporquepegueiolivroapenasumavez, dadoqueabiblioteca
ficoufechadaporfaltadefuncionárioe, segundo, quandovoltouafuncionar, euacheiqueteriadireitoa
retirarmaislivrosporquejáhaviapagoumataxadetrêsmesesenãopudeutilizar. Gostariaquea
senhorameautorizasseausarabibliotecapormaisalgumtempoumavezqueeujáhaviapago.
Rosalva






Bibliografias Consultadas
Coleção Viver, Aprender - Educação de Jovens e Adultos - Volume 2 - módulos 3 e 4 - página 240

Fazendo cálculos usando diagramas

Objetivos
  • Ampliar os procedimentos de cálculo dos alunos ao relacionar dados numéricos apresentados em diagramas.
  • Desenvolver procedimentos de análise das operações a partir da checagem dos resultados.
  • Perceber que um número pode ser decomposto de diferentes formas.
Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Ao longo do semestre.
  • Como organizar os alunos?
  1. Individual, depois em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Cópias dos modelos das atividades disponíveis abaixo desta postagem para todos os alunos.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento
  • Distribua as cópias da atividade e converse com os alunos, esclarecendo que devem calcular as operações indicadas. Eles podem usar o algoritmo ou simplesmente fazer o cálculo mental.
  • O objetivo é descobrir os números que, somados ou subtraídos, resultam no que está dentro do próximo quadrado.
  • Em seguida, proponha que eles troquem os cálculos realizados e discutam os procedimentos utilizados, verificando os resultados encontrados.

Digitalizar ativiades das paginas 247,248 e 249

Inventando problemas

Objetivos
  • Perceber que a mesma operação pode resolver diferentes situações-problemas.
  • Entender que a partir do conhecimento dos dados é possível formular problemas.
  • Interpretar dados numéricos apresentados em textos de propaganda e diagramas e, com eles, elaborar situações-problemas que façam sentido.
Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Ao longo do semestre
  • Como organizar os alunos?
  1. Em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Cópias do modelo de atividade disponível ao final da postagem para que os alunos possam organizar os dados dos problemas, folhetos de supermercado, jornais ou revistas para consulta de preços de alguns brinquedos. A atividade pode ser feita no caderno, ou no sulfite que será entregue para que eles colem o brinquedo escolhido com o preço indicado.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento
  • Entregue à duplas os folhetos de supermercado, jornais ou revistas para que pesquisem o preço de três eletrodomésticos, móveis ou eletrônicos.
  • Em seguida, diga que cada dupla irá formular um problema que tenha como dado os preços dos objetos selecionados por eles.
  • A seguir, organize um painel com os problemas formulados e discuta com os alunos aqueles que julgam mais interessantes para que sejam resolvidos por todos.
  • Você pode propor que resolvam, nesse dia, apenas dois problemas que acharam mais interessantes para que tenham tempo de discutir entre eles os resultados e os procedimentos encontrados.
  • O tempo da atividade é muito importante. Se você perceber que estão cansados, sugerir que a solução fique para o próximo dia.

COM OS PREÇOS DOS OBJETOS PESQUISADOS, FORMULE AGORA UM PROBLEMA QUE SERÁ RESOLVIDO PELOS SEUS COLEGAS.


Produto 01 ______________________
Valor_________________________

Produto 02 ___________________
Valor ______________________

Produto 03 ______________________
Valor ______________________


PROBLEMA FORMULADO
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________


O que mais fazer?
  • Você ainda propor que eles elaborem problemas a partir do registro em diagramas de alguns cálculos, como por exemplo:


OS DIAGRAMAS ABAIXO INDICAM UMA OPERAÇÃO, INVENTE UM PROBLEMA A PARTIR DE CADA UMA DELAS E ENTREGUE PARA UM COLEGA RESOLVER:


_______ - 65 = 17



____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________


_____ + 45 = 80

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

  • Com isso os alunos podem, agora, discutir e verificar que as operações propostas foram as mesmas, os resultados são iguais, mas os problemas propostos são diferentes. Podem ainda perceber que a mesma operação resolve problemas de diferentes naturezas.

Organizando os problemas

Objetivos
  • Pensar na organização e na sequência dos dados para elaborar o problema.
  • Pensar quais são os dados imprescindíveis para que um problema posa ser resolvido.
  • Resolver os problemas propostos trocando informações, comparando as soluções, verificando os procedimentos utilizados e elaborando um argumento que justifique a resolução escolhida.
Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Ao longo do semestre.
  • Como organizar os alunos?
  1. Em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Cópias dos problemas disponíveis ao final da postagem para que os alunos possam organizar os dados dos problemas.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
  • Providencie a cópia da atividade para cada um dos alunos.
  • Diga-lhes que, em duplas, devem organizar os problemas de forma que qualquer pessoa que os leia tenha informações suficientes para resolvê-los.
  • Circule pela sala e verifique os procedimentos utilizados pelos alunos para organizar os problemas. Essas formas podem variar de uma dupla para outra. Alguns alunos preferem primeiro colocar números aleatórios e depois colar as tiras para ver se o problema faz sentido. Outros organizam primeiro o texto e depois procuram indicar os dados numéricos. Discuta com eles a eficiência desses diferentes procedimentos.
  • Em seguida, as duplas trocam os modelos e resolvem os problemas dos colegas. Depois proponha que eles façam a correção, verificando a pertinência dos dados e os processos de resolução.


Ordene os textos dos problemas e complete-os com números, de modo que seja possível resolvê-los.

PROBLEMA 01

Ganhou de Clara _____ selos brasileiros, para completar o álbum.

Ele colocou, então, no álbum ____ selos.

Chico colou no álbum ____ selos estrangeiros.



PROBLEMA 02


Rogério vai ter que pedir a sua irmã ____ reais emprestados, para poder comprar um tênis.

Rogério quer um tênis que custa ____ reais.

Ele tem ______ reais.



PROBLEMA 03

Seu pai pesa ____ quilos a mais do que ela.

Júlia pesa ____ quilos.

Então, o pai de Júlia pesa ____ quilos.


Bibliografia consultada

Ler e escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - 2ªsérie - Volume 02 - págs.: 238-240

Problemas Incompletos

Objetivos

  • Pensar quais são os dados imprescindíveis para que um problema seja resolvido.
  • Resolver os problemas elaborados, verificando se os dados organizados são coerentes com as perguntas propostas.

Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Ao logo do semestre.
  • Como organizar os alunos?
  1. Em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Cópias do modelo da atividade disponível ao final desta postagem.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 40 minutos.

Encaminhamento

  • Providencie a cópia do modelo de atividade para cada um dos alunos.
  • Leia com os alunos os problemas e indique que em todos elas faltam dados
  • Peça que os alunos leiam cada um dos problemas e complete com os dados que a julgar necessário.
  • Após escrever deverá entregar os problemas reformulados para outra dupla também resolvê-los.
  • As novas duplas deverá ler e resolver os problemas verificando a coerência dos dados com as questões que estão propostas.
  • Enquanto isso, você pode circular pela classe e verificar se as duplas estão conseguindo realizar a tarefa. Anote as dificuldades mais recorrentes e que considere que devem ser discutidas com a classe toda.
  • Socialize algumas dúvidas para que todos tenham a oportunidade de pensar sobre elas. Se houver alguma solução interessante, este também pode ser o momento para que esta informação circule entre os alunos.
  • Este tipo de atividade deve ser realizada várias vezes durante o semestre, já que os alunos podem colocar em jogo o conhecimento que têm sobre a estrutura de um problema texto. Faça com que eles percebam que certas informações não podem faltar para que um problema assim se constitua.

Leia os problemas abaixo e descubra quais os dados que faltam para que possam ser resolvidos.

1. Se eu der alguns reais para Paula, ela ficará com 60 reais. Qual o dinheiro que ela tinha?

2. Das 123 folhas de papel de seda que comprei, algumas são brancas, outras vermelhas e as restantes são amarelas. Quantas são as folhas amarelas?

3. Um ônibus saiu do primeiro ponto com 42 passageiros. No segundo ponto, entraram e saíram pessoas. Qual a lotação do ônibus agora, após a segunda parada?


Bibliografia consultada

Ler e escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - Volume 02 - págs.: 236/237
Atividade: Onde estão os números?

Objetivo
  • Perceber que uma mesma situação -problema aceita diferentes dados numéricos.
  • Indicar dados numéricos para uma situação e verificar se são adequados para resolvê-la.
  • Perceber que números diferentes em problemas com o mesmo enunciado se resolvem com a mesma operação.
Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Ao longo do semestre.
  • Como organizar os alunos?
  1. Individualmente, depois em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Cópias do modelo da atividade ao final desta postagem para que os alunos completem os dados numéricos dos problemas.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
  • Providencie a cópia da atividade que os alunos irão fazer, para que preencham os dados numéricos que estão faltando.
  • Em seguida, cada aluno deverá pensar e inserir os dados nos espaços em branco para que os problemas tenham solução.
  • Em seguida, as folhas devem ser trocadas entre colegas para que um verifique se os dados colocados tornam verdadeiras as respostas dos dos problemas.
  • Circule pela classe e verifique se os alunos enfrentam dificuldades para organizar os dados. Ajude-os com perguntas como: "Será que este número pode ser colocado neste espaço?", "Ele não é um número muito grande ou muito pequeno para este problema?". Solicite as discussões e algumas dúvidas que firam mais recorrentes para que todos tenham a oportunidade de pensar sobre elas.
  • Essa atividade contribui para que os alunos aprendam que um mesmo problema, apesar de ter o mesmo contexto, pode ter dados numéricos diferentes. As maneiras de solucionar também podem variar, e o resultado depende dos números que são escolhidos para preencher as lacunas.
  • Você pode propor este tipo de atividade muitas vezes durante o semestre, selecionando para isso outros problemas.
  • Socialize as discussões e algumas dúvidas que foram mais recorrentes, para que todos tenham a oportunidade de pensar sobre elas.

Leia os enunciados abaixo e complete os espaços com números de modo que o problema possa ser resolvido.

1. Da caixa que tinha _____ bombons, Juliana deu ______ para Fernanda e _________ para Laura. Juliana ficou com 56 bombons.


2. Somando as quantias de dinheiro de Tânia, Júnior e Luísa, totaliza-se 40 reais. Tânia tem ____ reais, Júnior tem _______ reais. Então, pode-se afirmar que Luísa tem _______ reais.


3. André e Lucas fazem pipas para vender. No final da semana, André fez ____ e Lucas fez ____ pipas a mais que André. Lucas fez, então, 27 pipas.


4. Mariana tem ____ reais e ganhou de seu tio ____ reais. Ela quer comprar um brinquedo que custa ____ reais. Mariana ainda deve conseguir então 18 reais.


Bibliografia consultada
Ler e Escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - volume 02 - págs.:234/235
Atividade 1: Quadro de números

Objetivo
  • Buscar regularidades na escrita de números, a partir da análise da posição dos algarismos que compõem esses números dispostos em um quadro.
Planejamento

  • Quando realizar?
Ao longo do semestre.

  • Como organizar os alunos?
Individualmente.

  • Quais os materiais necessários?
Cópias do quadro de números abaixo desta postagem.

  • Qual a duração?
Cerca de 30 minutos.

Encaminhamento
  • Distribua a cópia do quadro de números com algumas lacunas, para que os alunos completem com os números que estão faltando, respondendo em seguida às questões formuladas.
  • Dê um tempo para que o aluno realize a atividade e, em seguida, forme duplas para comparação das escritas produzidas, tanto no quadro de número, quanto nas demais questões.
  • Depois, solicite as respostas com o grupo todo. Porém, proponha outras perguntas para que eles continuem percebendo regularidades do sistema de numeração decimal:
    1. Os números que terminaram em 6 estão na linha ou na coluna?
    2. Qual a diferença entre os números que terminam em 6?
    3. Os números que começam com 6 estão na linha ou na coluna?
    4. Qual a diferença entre os números que começam com 6?



    Atividade 2: Qual o maior número?

    Objetivo
    Produzir números naturais de três algarismos, a partir do conhecimento que os alunos têm sobre o valor posicional.

    Planejamento
    • Quando realizar?
    Ao longo do semestre.
    • Como organizar os alunos?
    Em duplas.
    • Quais os materiais necessários?
    Cópia dos modelos abaixo desta postagem, números móveis.
    • Qual a duração?
    Cerca de 30 minutos.

    Encaminhamento
    • Distribua para cada dupla uma folha com a atividade que irão fazer. Leia com eles a consigna da atividade e certifique-se de que os alunos compreenderam o que devem fazer.
    • Na atividade, os alunos precisam pensar em que posição devem colocar um terceiro algarismo de modo que o número fique o maior possível.
    • Para isso eles devem discutir com o colega as diferentes posições que um algarismo pode ocupar. Algumas duplas possivelmente irão testar todas as posições possíveis de um algarismo, antes de escrevê-lo na folha. O importante é que na discussão comecem a perceber que existe a maneira de construir esses números e que não é preciso escrever todos para se conhecer o maior.
    • Enquanto eles discutem a atividade, circule pela classe verificando as dúvidas que estão surgindo. Verifique também se eles conseguem perceber alguma regra para a formação dos números.
    • Em seguida, socialize com a turma os números encontrados, perguntando para o grupo se há uma forma de encontrar o maior número de três algarismos, sem precisar escrever ("testar") os números em diferentes posições.
    Reorganize os algarismos abaixo, incluindo o algarismo em destaque, de modo a obter o maior número de três dígitos.

    Acrescente o 7 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:

    52 _____________

    13 _____________

    80 _____________


    Acrescente o 3 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:

    85 _______________

    24 _______________

    41 _______________


    Acrescente o 0 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:

    24 ______________

    96 ______________

    99 ______________


    Acrescente o 4 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:

    83 _______________

    25 _______________

    12 _______________



    Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - volume 2 - páginas 207 a 211
          amigos, ainda estou postando esta matéria, e por isso, ainda não consta aqui as postagens procuradas... desculpe... em breve já estará à disposição de todos... obrigada pela compreensão de todos.
          Daniela

          Astronomia: O sistema solar, seus planeras e outros mistérios do céu

          Atividade 1A: Apresentação do tema

          Objetivos
          • Interessar-se pelo tema.
          • Expor suas ideias a respeito do sistema solar e outros temas da astronomia.
          Planejamento
          • Como organizar os alunos?
          1. A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras.
          • Quais os materiais necessários?
          1. Lápis colorido, lápis preto e papel.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 40 minutos.
          Encaminhamento

          • Converse com os alunos e conte-lhes que irão estudar sobre o espaço e seus mistérios.
          • Distribua os materiais e peçam para que escrevam e desenhem?
          1. a Terra, o Sol e a Lua;
          2. o lugar da Terra onde acham que estamos;
          3. os nomes dos lanetas ou outros corpos celestes que conheçam.
          • Eles podem colorir, fazer setas, indicar os movimentos. Diga-lhes que é muito importante que façam de acordo com suas ideias, pois esse desenho servirá para que, no final da sequência, possam avaliar o percursoi da aprendizagem da classe.
          • A atividade pode ser feita em duplas ou individualmente, e o porfessor deverá ficar atento aos registros produzidos pelos alunos, auxiliando-as sempre que necessitarem de alguma informação a respeito de como se escreve o nome de um planeta, por exemplo.
          • Guarde os desenhos para que sejam retomados no final da sequência.

          Atividade 1B: Elaboração de perguntas



          Objetivos
          • Desenvolver atitude de estudante: formular perguntas, ter dúvidas, interessar-se e aperfeiçoar-se num tema.
          Planejamento
          • Como organizar os alunos?
          1. Coletivamente, sentados em suas carteiras
          • Quais os materiais necessários?
          1. Imagem do sistema solar (ou outra interessante de astronomia), cartolina ou papel pardo para escrever as perguntas.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 30 minutos.
          Encaminhamento
          • Antes da aula, selecione a imagem que apresentará aos alunos. Se possível, faça uma ampliação ou tenha cópias para que todos possam ver.
          • Diga aos alunos que irá mostrar uma imagem do sistema solar para que discutam sobre o assunto. Mostre a imagem e faça algumas perguntas, como por exemplo:









          1. Vocês já viram uma imagem como essa?
          2. O que vocês pensam que representa essa imagem?
          3. Essa imagem é do sistema solar. Alguém sabe o que é o sistema solar?
          4. É a "família" do Sol. Onde será que está o Sol nesta imagem?
          5. Por que o Sol está no centro?
          6. Alguém sabe o que são esses "círculos" de tamanhos diferentes em volta do Sol?
          7. Será que o nosso planeta está aí? Qual será?
          8. O nosso planeta faz parte do sistema solar. Qual o nome do planeta em que vivemos?
          9. Existem outros planetas? Vocês sabem quantos são e quais os nomes?
          • Convide-os a formular novas perguntas que gostariam de ver respondidas no decorrer do estudo e anote-as.
          • Quando tiver várias perguntas, enumere-as e coloque-as no mural.
          • Combine com os alunos que, durante a leitura do texto, conforme as respostas forem encontradas, elas poderão ser colocadas no mural com o número da pergunta a que estão respondendo e, ao mesmo tempo, quando novas perguntas surgirem, poderão acrescentar para serem respondidas ao longo do estudo.

          Atividade 1C: Seleção de fontes de informação


          Objetivo
          • Aprender e utilizar procedimentos de leitor para localizar e selecionar informações de livros e revistas em textos de divulgação científica (índice, títulos, subtítulos, ilustrações etc.).
          Planejamento
          • Como organizar os alunos?
          1. Em grupos de quatro ou cinco.
          • Quais os materiais necessários?
          1. Livros e revistas com informações científicas sobre astronomia. Páginas extraídas da Internet também podem ser utilizadas. Lista das perguntas elaboradas na última atividade.
          • Onde desenvolver a atividade?
          1. Ela pode ser desenvolvida na sala de aula, mas será bem produtivo fazê-la em uma biblioteca próxima ou na sala de leitura da escola, tendo disponível o acervo de livros selecionados. Outra possibilidade é de fazer atividade similar na sala de informática.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 50 minutos.

          Encaminhamento
          • Antes da aula, selecione os livros e revistas que apresentará aos alunos. é importante que você faça uma leitura desse material antes de apresentá-lo aos alunos, pois isso permitirá selecionar os trecos mais importantes, antecipar dúvudas com relação às imagens, legendas, títulos, subtítulos etc. Enfim, para mediar essa situação de aprendizagem é necessário ter certa familiaridade com o material que será apresentado.
          • Releia com os alunos a lista de perguntas, mostre o material que selecionou, explicnado que ali há muitas informações sobre astronomia e que, provavelmente, encontrarão várias respostas para as questões que elaboraram.
          • Entregue alguns livros e revistas para cada grupo, orientando para que examinem o material e decidam quais deles trazem respostas às suas perguntas formuladas ou são interessantes para esse estudo. Converse sobre o que podem fazer para descobrir se existem as informações que desejam:
          1. Se o livro tiver um sumário, devem consultá-lo com atenção para ver se encontram pistas que levem às informações que procuram.
          2. Nas revistas em geral, também há um sumário, que ás vezes inclui até um pequeno resumo dos artigos publicados - isso ajuda a identificar o que intyeressa.
          3. Nos livros ilustrados, podem olhar as fotos e desenhos para descobrir se existem informações sobre os temas que vão estudar.
          • Distribua tiras de papel para marcarem as páginas que contenham informações pertinentes.
          • Relembre aos alunos que, como se trata de uma atividade em grupo, todos devem participar da busca e conversar com os colegas sobre o que encontrarem.
          • É possível que, dentro dos grupos, os alunos trabalhem individualmente ou formem duplas, mas ao localizar páginas pertinentes precisam compartilhar com todos.
          • Procure fazer com que todos os grupos troquem informações, compartilhando com os demais os materiais que tiverem selecionado, mostrando as páginas e comentando as informações ou as imagens.

          Atividade 2A: Leitura Compartilhada I


          Objetivos
          • Aprender a partir da leitura de um texto.
          • Desenvolver procedimentos de leitor, como: antecipar o conteúdo a partir de títulos e subtítulos, buscar respostas, relacionar as próprias ideias e informações a respeito de um tema com as informações trazidas pelo texto.
          Planejamento

          • Como organizar os alunos?
          1. A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras.
          • Quais os materiais necessários?
          1. Texto: Nosso Sistema, o solar, para todos os alunos (Disponível no marcador: Nosso sistema, o solar)
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 30 minutos.

          Encaminhamento

          • Prepare a leitura antecipadamente, tendo o cuidado de esclarecer as eventuais dúvidas que você tiver sobre o conteúdo ou os termos científicos utilizados no texto.
          • Inicie a leitura pelo título e subtítulos, mostre as imagens e peça-lhes que tentem antecipar qual será o assunto de cada um dos subtítulos.
          • Retome as perguntas do mural e peça que tentem antecipar quais delas serão respondidas pela leitura do texto.
          • Anote o que for dito pelos alunos para que comparem suas ideias com as informações disponíveis no texto.
          • Inicie a leitura e peça que os alunos acompanhem em suas cópias.
          • Como ajuda, chame a atenção deles para a divisão em subtítulos. Trata-se de um indício que facilita a leitura, especialmente nos textos de divulgação científica.
          • Faça a primeira leitura e dê um tempo para comentarem o que entenderam.
          • Realize a segunda leitura e, antes de seguir, quando tiverem dúvida sobre algum conceito ou termo, ajude-os a buscar o significado dentro do contexto. Em último caso, procure a palavra no dicionário ou qualquer outra fonte de pesquisa.
          • Antes de prosseguir na segunda leitura, pergunte qual a informação mais importante lida no primeiro parágrafo. Não é preciso que reproduzam todas as informações, já que selecionar é um importante procedimento a ser aprendido. Também não se espera que façam uma reprodução literal, pois compreender um texto não é decorá-lo, mas ser capaz de elaborá-lo com as próprias palavras.
          • Vá comparando as ideias que tiveram a respeito do texto antes da sua leituracom as que forem encontrando nessa leitura.
          • Avise-lhes que o texto será retomado na próxima aula para fazerem um estudo mais aprofundado.

          Atividade 2B: Estudo Coletivo

          Objetivo
          • Tendo o professor como modelo, aprender alguns procedimenmtos de ler para estudar, como grifar, fazer anotações, destacar as principais informações.
          Planejamento
          • Como organizar os alunos?
          1. A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras. (Se houver alunos com hipóteses de escrita não-alfabética, eles podem ser agrupados com alunos com hipótese alfabética. Assim poderão se localizar melhor no texto, quando a ideia for grifar informações etc.).
          • Quais materiais necessários?
          1. Cópias do texto do sistema solar, o mesmo do exercício anterior, texto em transparência, data show ou papel pardo.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 40 minutos.
          Encaminhamento
          • Retome com os alunos o texto sobre o sistema solar e diga que, agora, irão estudá-los juntos.
          • Leia o primeiro parágrafo, pergunte quais as informações mais importantes e peça para sublinharem.
          • Pergunte qual a principal ideia desse parágrafo e anote no seu texto para, depois, colocar no papel pardo. Os alunos não precisam anotar em seus textos, por isso pode levar muito tempo.
          • Siga fazendo o mesmo com os demais parágrafos. Como eles têm subtítulos, as anotações ao lado podem ser comentários ou destaques. Os alunos devem participar fazendo esses comentários e destaques. Caso não o façam, você mesmo deve fazê-lo.
          • Os alunos que quiserem podem fazer as anotações em seus próprios textos.
          • Assinale, com ajuda deles, quais as perguntas do mural foram respondidas pela leitura.
          • Para finalizar, você pode perguntar quais das informações achara mais curiosas.
          • Registre essas informações em papel pardo e deixe no mural para que possam ser consultá-las.

          Atividade 2C: Leitura para localizar informações

          Objetivo
          • Aprender o procedimento de leitura de ler para localizar informações, por meio de subtítulos, ilustrações e outros indícios.
          Planejamento
          • Como organizar os alunos?
          1. Eles podem ficar sentados em suas carteiras
          • Quais os materiais necessários?
          1. Texto: Terra, o Planeta água. (Disponível no marcador: Nosso sistema, o solar) em transparência ou cópias para todos os alunos.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 30 minutos.
          Encaminhamento
          • Antes da atividade, selecione as questões referentes ao planeta Terra formuladas pelo grupo e que estejam no mural. Caso contrário, você pode utilizar as perguntas abaixo.
          • Conte aos alunos que vocês irão estudar coletivamente um texto sobre a Terra, só que será um pouco diferente. Em vez de lerem o texto do começo ao fim, vão buscar formas de encontrar rapidamente determinadas informações ou dados precisos.
          • Coloque a transparêcia com o texto reproduzido (Se preferir, pode utilizar o laboratório de informática ou mesmo cópias para cada aluno). Peça que, por exemplo, tentem dizer onde estão as respostas para as questões abaixo, sem ler o texto inteiro:
          1. Qual é a cor da Terra, quando vista do espaço?
          2. Por que o planeta é dessa cor?
          Essas informações estão no título, na foto e sua legenda e no subtítulo. Comente com eles que é importante dar uma olhada geral no texto para ver se descobrimos rapidamente onde encontrar as respostas, pois esse é um procedimetno utilizado pelos leitores experientes. Os olhos dão saltos pelo papel, buscando pistasque ajudem a selecionar uma informação antes de realizar uma leitura linear do texto. Continue, então:
          1. Como é a Terras por dentro?
          A resposta a essa pergunta está na ilustração que esquematiza as camadas da Terra.
          1. O centro da Terra é quente? Quanto?
          Essas perguntas são respondidas abaixo do subtítulo "Calor Interno".
          1. Qual o tamanho da Terra?
          2. Qual a distância do Sol?
          3. Qual a velocidade em que gira em volta do Sol?
          São dados numéricos que podem ser encontrados na tabela.
          1. O que os astronautas disseram sobre a Terra vista do espaço?
          Você pode mostrar a eles como o comentário literal dos astronautas é uma informação periférica - não é exatamente sobre o tema central, pois se trata de uma impressão pessoal e, por isso, está num boxe lateral e com a fonte em itálico.
          1. Por que a Terra é conhecida como "Planeta Água"?
          Essa informação também está abaixo de um dos subtítulos.
          • Você pode sugerir que escrevam as perguntas no próprio texto, indicando onde estão as respostas.
          • No final, faça uma rodada pedindo que digam quais as informações acharam mais curiosas.
          • É interessante que você anote o que os alunos acharam mais curioso e organize em uma folha de papel pardo, afixando na sala.
          Atividade 2D: Leitura Compartilhada II

          Objetivo
          • Aprender, tendo o professor como modelo, alguns procedimentos de ler para estudar como encontrar respostas a perguntas formuladas por si mesmo, destacar as principais informações de um texto de jornal e formular novas questões a partir de uma leitura.
          Planejamento
          • Como organizar os alunos?
          1. A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras. (Se você tiver alunos com hipótese de escrita não-alfabética, eles podem ser agrupados com alunos com hipótese alfabética. Assim poderão se localizar melhor no texto, quando a ideia for grifar informações etc.)
          • Quais materiais necessários?
          1. Cópia do texto de jornal: "Plutão, o ex-planeta". (Disponível no marcador: nosso sistema, o solar)
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 40 minutos.
          Encaminhamento
          • Retome com eles as informações que foram discutidas a respeito de Plutão, as informações e perguntas no mural. Caso vocês não tenham conversado nada a respeito desse planeta (anão), conte-lhes que em 2006 houve uma grande discussão entre os astrônomos a respeito de Plutão - que era considerado um planeta do nosso sistema. Leia a manchete e a chamada da primeira página e pergunte:
          1. O que aconteceu com Plutão?
          2. Quem tomou essa decisão?
          3. Por que isso aconteceu?
          • Em seguida, leia a notícia e peça que eles formulem perguntas a respeito, que possam ser pesquisadas em outros textos. Por exemplo:
          1. O que é um "planeta-anão"?
          2. O que fazem os astrônomos?
          3. Por que Plutão é diferente dos outros planetas?
          • Essas perguntas podem ser orientadoras da leitura de outros textos sobre Plutão ou sobre essa mesma polêmica e podem ser lidos em grupo ou coletivamente.
          • Registre essas informações em papel pardo e deixe no mural para que possam consultá-las.

          Atividade 3A: Estudo em grupo I

          Objetivos:
          • Ler, para aprender, um texto de divulgação Científica.
          Planejamento:
          • Como organizar os alunos?
          1. Em pequenos grupos.
          Encaminhamento
          • Selecione um texto que responda a alguma das perguntas formuladas por eles.
          • Explique aos alunos que irão iniciar um estudo que será feito em duas etapas e em pequenos grupos.
          • Na etapa inicial, explique irão fazer uma primeira leitura global, sem ainda se deter nenhum trecho, apenas para trocar ideias e impressões.
          • Relembre-os de alguns dos procedimentos utilizados nas aulas em que estudaram o texto coletivamente: olhada geral nas fotos, legendas e subtítulos, leitura global do texto, busca de informações.
          • Diga que você designará um leitor principal, que lerá em voz alta o texto enquanto os outros acompanham.
          • É importante que fique claro para os alunos que o objetivo dessa atividade não é apenas ouvir a leitura do colega, mas principalmente participar de uma situação de estudo em que poderão fazer comentários sobre o assunto, extrair informações e compartilhar o que compreenderam no decorrer da leitura ou no final.
          • Caminhe entre os grupos e verifique se estão compreendendo o texto. Auxilie quando tiverem dúvidas, mas tente sempre ajudá-los a encontrar no próprio texto as respostas às suas perguntas.
          • Para finalizar, você pode pedir que cada grupo escolha uma das informações para comentar com os outros.
          • Registre essas informações em papel pardo e deixe no mural para que possam consultá-las.

          Atividade 3B: Estudo em grupo II

          Objetivo
          • Utilizar alguns procedimentos de ler para estudar como: escolher as informações mais relevantes, destacar a ideia principal,grifar, buscar respostas para questões levantadas, anotar.
          Planejamento
          • Como organizar os alunos?
          1. A atividade é em pequenos grupos.
          • Quais os materiais necessários?
          1. As mesmas cópias de texto da última aula.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 30 minutos.
          Encaminhamento
          • Explique aos alunos que irão continuar a ler os textos em pequenos grupos e, agora, vão estudá-los, grifando e anotando, como no estudo feito coletivamente.
          • Diga-lhes para relerem, de parágrafo em parágrafo, para localizar as ideias mais importantes, grifar e fazer anotações. Retome também as perguntas sobre o texto que estiverem no mural para que sirvam como orientadoras da leitura.
          • Ande pela classe, converse a respeito dos grifos e anotações: "Por que escolheram essas informações?", "Todos concordam com as escolhas?", "Quais das perguntas do mural que o texto responde?".
          • Peça que cada grupo escolha um dado interessante e uma pergunta que tenha surgido com a leitura para compartilhar com os demais e colocar no mural.
          • Convide-os a registrar em seus cadernos aquilo que acharam mais interessantes para compartilhar com seus familiares.

          Atividade 4A: Avaliação do percurso

          Objetivo
          • Perceber o quanto aprendizagem ao longo do estudo comparando o que sabiam antes e o que sabem agora.
          Planejamento
          • Como organizar os alunos?
          1. Individualmente ou em duplas.
          • Quais os materiais necessários?
          1. Desenhos produzidos na atividade 1A, mural e outros registros.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 30 minutos.
          Encaminhamento
          • Diga-lhes que irão fazer uma avaliação de tudo o que aprenderam comparando o desenho feito no início da sequência com tudo o que anotaram e/ou colocaram no mural.
          • Organize dois painéis: um com desenhos que fizeram na atividade 1A e outro com tudo o que foi colocado no mural, as sínteses feitas por você a partir das discussões etc.
          • Faça uma roda para conversar e, apreciando os painéis, comente com eles as perguntas que foram respondidas e quais foram feitas ao longo do estudo.
          • Convide-os a falar sobre tudo o que aprenderam.
          • Anote ou grave os comentários.
          Bibliografia consultada:
          Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - Volume 02 - 2ª Série
          páginas 52 a 178


          as atividades abaixo foram retirados do blog:http://lbganbarros.blogspot.com/search/label/Astronomia



          1) O que é astronomia?
          2) Como é formado o Sistema Solar?
          3)Verdadeiro ou Falso?
          ( ) Os planetas estão posicionados a diferentes distâncias do Sol.
          ( ) Cada planeta segue um determinado trajeto ao redor do sol, chamado Órbita.
          ( ) O sol não é uma estrela.
          ( )Os planetas não possuem luz própria.
          ( )Os planetas giram ao redor da Lua.
          4) O sol é fonte de ____________ e ___________do nosso planeta, sem ele________haveria ________na Terra.
          5) O planeta que podemos ver a olho nú é o planeta____________________que o chamamos de _______________________________________________________________________________________
          6) Os satélites naturais são corpos celestes que giram ao redor_____________________________, eles não possuem________________________________________________________________________________
          7) Responda:
          a) Satélite natural da Terra: ____________________________________________________
          b) A Lua é iluminada pelo_____________________________________________________
          c) Alguns planetas possuem mais de uma _________________________________________
          8) Asteróides são pequenos corpos celestes que podem ser rochosos ou metálicos.
          ( ) certo ( ) errado
          9) No sistema solar, grande parte dos asteróides estão localizados entre_________________________________
          e essa região é chamada de ___________________________________________________________________
          10) O que são cometas?

          Música - Peixinhos do Mar

          Quem me ensinou a nadar
          Quem me ensinou a nadar
          Foi, foi, marinheiro
          Foi os peixinhos do mar

          Quem me ensinou a nadar
          Quem me ensinou a nadar
          Foi, foi, marinheiro
          Foi os peixinhos do mar

          Ei nós que viemos
          De outras terras, de outro mar
          Temos pólvora, chumbo e bala
          Nós queremos é guerrear

          Música - Sítio do Pica-Pau-Amarelo

          Gilberto Gil

          Marmelada de banana,
          Bananada de goiaba
          Goiabada de marmelo
          Sítio do Pica-Pau Amarelo
          Sítio do Pica-Pau Amarelo

          Boneca de pano é gente,
          Sabugo de milho é gente
          O sol nascente é tão belo
          Sítio do Pica-Pau Amarelo
          Sítio do Pica-Pau Amarelo
          Rios de prata, piratas
          Voo sidral na mata,
          Universo paralelo
          Sítio do Pica-Pau Amarelo
          Sítio do Pica-Pau Amarelo

          No país da fantasia,
          Num estado de euforia
          Cidade polichinelo
          Sítio do Pica-Pau Amarelo
          Sítio do Pica-Pau Amarelo

          Música - As rosas não falam

          Cartola

          Bate outra vez, com esperanças o meu coração
          Pois já vai terminando o verão, enfim
          Volto ao jardim, na certeza que devo chorar
          Pois bem sei que não queres voltar para mim

          Queixo-me às rosas, mas que bobagem
          As rosas não falam
          Simplesmente as rosas exalam
          O perfume que roubam de ti, ai

          Devias vir,
          Para ver os meus olhos tristonhos
          E quem sabe sonhar os meus sonhos,
          Por fim

          Música - Ciranda de Bailarina

          Edu Lobo e Chico Buarque

          Procurando bem
          Todo mundo tem pereba
          Marca de bexiga ou vacina
          E tem piriri, Tem lombriga, tem ameba
          Só a bailarina que não tem
          E não tem coceira
          Berruga nem frieira
          Nem falta de maneira
          Ela não tem

          Futucando bem
          Todo mundo tem piolho
          Ou tem cheiro de creolina
          Todo mundo tem um irmão meio zarolho
          Só a baialrina que não tem
          Nem unha encardida
          Nem dente com comida
          Nem casca de ferida
          Ela não tem

          Não livra ninguém
          Todo mundo tem remela
          Quando acorda às seis da matina
          Teve escarlatina
          Ou tem febre amarela
          Só a bailarina que não tem
          Medo de subir, gente
          Medo de cair, gente
          Medo de vertigem
          Quem não tem

          Confessando bem
          Todo mundo faz pecado
          Logo assim que a missa termina
          Todo mundo tem um primeiro namorado
          Só a bailarina que não tem
          Sujo atrás da orelha
          Bigode de groselha
          Calcinha um pouco velha
          Ela não tem

          O padre também
          Pode até ficar vermelho
          Se o vento levanta a batina
          Reparando bem, todo mundo tem pentelho
          Só a bailarina que não tem
          Sala sem mobília
          Problema na família
          Quem não tem

          Procurando bem
          Todo mundo tem...

          Música - Alegria, Alegria

          Caetano Veloso

          Caminhando contra o vento
          Sem lenço, sem documento
          No sol de quase dezembro
          Eu vou

          O sol se reparte em crimes,
          Espaçonaves, querrilhas
          Em Cardinales bonitas
          Eu vou

          Em caras de presidentes
          Em grandes beijos de amor
          em dentes, pernas, bandeiras
          Bomba e Brigitte Bardot

          O sol nas bancas de revista
          Me enche de alegria e preguiça
          Quem lê tanta notícia
          Eu vou

          Por entre fotos e nomes
          Os olhos cheios de cores
          O peito cheio de amores vãos
          Eu vou

          Por que não? Por que não?

          Ela pensa em casamento
          E eu nunca mais fui à escola
          Sem lenço, sem documento
          Eu vou

          Eu tomo uma Coca-Cola
          Ela pensa em casamento
          E uma canção me consola
          Eu vou

          Por entre fotos e nomes
          Sem livros e sem fuzil
          Sem nome sem telefone
          No coração do Brasil

          Ela nem sabe até pensei
          Em cantar na televisão
          O sol é tão bonito
          Eu vou

          Sem lenço, sem documento
          Nada nos bolsos ou nas mãos
          Eu quero seguir vivendo, amor
          Eu vou

          Por que não? Por que não?

          Música - Garota de Ipanema

          Tom Jobim e Vinicius de Moraes

          Olha que coisa mais linda
          Mais cheia de graça
          É ela menina que vem e que passa
          Num doce balnaço a caminho do mar
          Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema
          O teu balanço é mais que um poema
          è a coisa mais linda que já vi passar
          Ah, por que estou tão sozinho?
          Ah, por que tudo é tão triste?
          Ah, a beleza que existe
          A beleza que não é só minha
          Ah, se ela soubesse que quando ela passa
          O mundo inteiro se enche de graça
          E fica mais lindo por causa do amor

          Música - Carinhoso

          Pixinguinha e João de Barro

          Meu coração
          Não sei por que
          Bate feliz, quando te vê
          E os meus olhos ficam sorrindo
          E pelas ruas vão te seguindo
          Mas mesmo assim, foges de mim

          Ah! Se tu soubesses
          Como sou tão carinhoso
          E o muito, muito que te quero
          E como é sincero o meu amor
          Eu sei que tu não fugirias mais de mim

          Vem, vem, vem, vem
          Vem sentir o calor
          Dos lábios meus
          À procura dos teus
          Vem matar esta paixão
          Que me devora o coração
          E só assim então
          Serei feliz, bem feliz

          Carinhoso - Atividades

          ATIVIDADE N° 08 - Ditado Interativo
          • Objetivos
          1. Desenvolver uma atitude de antecipação dos possíveis erros naescrita de palavras, para buscar mecanismos para saná-los.
          2. Propor a reflexão sobre a escrita ortográfica.
          Planejamento
          • Quando realizar?
          1. Após aprender e realizar a "cantoria" da música "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barro.
          • Como organizar os alunos?
          1. Os alunos trabalharão individualmente, cada um em sua carteira.
          • Quais os materiais necessários?
          1. Lápis, papel e borracha.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 50 minutos.

          Encaminhamento
          • Apresente a letra da canção e ensine a melodia aos alunos. É interessante que tenham a letra em mãos para acompanhar a música. Em seguida, dê algumas informações sobre o autor e a época em que a música foi composta. Explique que se trata de um chorinho, um gênero musical popular surgido no Brasil no final do século XIX. Cante mais de uma vez, para que os alunos aprendam a melodia e memorizem a letra. Se necessário, repita a cantoria em várias aulas.
          • Quando a música for aprendida, propoha o ditado interativo: você vai ditar os versos da canção e os alunos escreverão.
          • Durante a escrita, os alunos devem identificar quais palavras podem gerar dúvidas na hora de escrever. O professor deverá discutir as diferentes possibilidades de escrever cada palavra indicada pelos alunos e, no fianl dessa discussão, apresentar a forma correta na lousa.
          • Dite verso por verso, ex.: "Mas mesmo assim, foges de mim". Os alunos escreverãoapós as discussões propostas; Quando você considerar que uma palavra contém uma questão ortográfica importante e não for apontada pelos alunos, não deixe de sugerir que os alunos reflitam sobre sua escrita.
          IMPORTANTE: Para que a atividade não se transforme em uma cópia, não e esqueça de recolher a letra da múscia antes de iniciar o ditado interativo.

          Fonte: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - Volume 02 - Ano 2009 - págs.81-83.

          Peixinhos do mar - Atividades

          ATIVIDADE N° 07 - ESCRITA DE UMA ESTROFE
          Objetivos
          • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita numa situação de escrita.
          • Escrever segundo suas hipóteses de escrita.
          Planejamento
          • Quando realizar?
          1. Após aprender e realizar a "cantoria" da música "Peixinhos do Mar" (disponível no site: http://www.goear.com/listen/0f6bba6/peixinhos-do-mar-milton-nascimento )
          • Como organizar os alunos?
          1. Os alunos trabalharão em duplas
          • Quais os materiais necessários?
          1. Lápis, papel e borracha.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 40 minutos.

          Encaminhamento
          • Apresente a letra da canção em um cartaz, para que os alunos possam acompanhar a cantoria, e não se esqueça de retirá-lo quando forem realizar a atividade de reflexão sobre o sistema de escrita, para que a atividade não se transfome em uma cópia.
          • ensine a música previamente. Dê algumas informações sobre a canção. Cante mais de uma vez, para que os alunos aprendam e memorizem a letra. Se necessário, repita a cantoria em aulas diferentes.
          • Saber cantar a música é condição para que os alunos que não leem possam realizar a atividade. Por saberem a letra de memória, podem se dedicar a pensar sobre o sistema de escritas (quantas e quais letras usar para escrever).
          • Relembre a música.
          • Proponha que escrevam os versos iniciaisa da música em duplas. é preciso que conversem para pensar na forma de escrever cada verso e trabalhar da melhor ofmra, mas não se espera que escrevam convencionalmente.
          Atividade

          ESCREVA OS VERSOS INICIAIS DA MÚSICA "PEIXINHOS DO MAR"

          PEIXINHOS DO MAR

          ____________________________________________
          ____________________________________________
          ____________________________________________
          ____________________________________________

          EI NÓS QUE VIEMOS
          DE OUTRAS TERRAS, DE OUTRO MAR
          TEMOS PÓLVORA, CHUMBO E BALA
          NÓS QUEREMOS É GUERREAR.

          Fonte:
          Ler e Escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª Série - Volume 2 - Ano 2009 - págs. 69/70

          Sítio do Pica-pau-amarelo - atividades

          ATIVIDADE N° 06 - ORGANIZAR TÍTULO DE MÚSICA
          Objetivos
          • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita numa situação de leitura.
          • Ler anter de saber ler convencionalmente.
          Planejamento
          • Quando realizar?
          1. Após aprender e realizar a "cantoria" da música "Sítio do Pica-Pau-Amarelo", de "Gilberto Gil. Você deve dar algumas informações sobre a canção: foi composta por Gilberto Gil para abertura do programa de TV Sítio do Pica-Pau-Amarelo. Não deixe de contar também que originalmente o sítio e seus personagens compõem a obra que Monteiro Lobato escreveu para crianças.
          • Como organizar os alunos?
          1. Os alunos trabalharão individualmente.
          • Quais os materiais necessários?
          1. Cópias das atividades abaixo
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 30 minutos.

          Encaminhamento
          • Saber cantar a música é condição para que os alunos que não leem possam realizar a atividade. Por saberem exatamente o que está escrito (pois a letra está memorizada), podem localizar as palavras com amior segurança.
          • cante novamente a canção e, enquanto faz isso, oriente os alunos a tentar fazer a correspondência entre o qie cantam e o que está escrito.
          • após a cantoria, explique aos alunos que o título está escrito no início, com as palavras fora de ordem. Os alunos deverão reescrevê-lo na linha correspondente. Para isso precisarão ordenar corretamente as palavras.
          • Quando todos terminarem, diga a primeira palavra e peça a um aluno que a localize, entre as palavras que estão nos quadrinhos. Além de indicar, ele tembém deverá justificar sua resposta ("Por que você acha que aqui está escrito SÍTIO?").
          • Proceda da mesma forma até compor o título.
          Atividade

          LEIA A MÚSICA E DEPOIS MONTE O TÍTULO, USANDO AS PALAVRAS QUE ESTÃO NOS QUADRINHOS.

          PICA-PAU AMARELO SÍTIO DO


          ______________________________
          GILBERTO GIL

          MARMELADA DE BANANA
          BANANADA DE GOIABA
          GOIABADA DE MARMELO
          SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO
          SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO

          BONECA DE PANO É GENTE
          SABUGO DE MILHO É GENTE
          O SOL NASCENTE É TÃO BELO
          SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO
          SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO

          RIOS DE PRATA, PIRATAS
          VOO SIDERAL NA MATA,
          UNIVERSO PARALELO
          SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO
          SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO

          NO PAÍS DA FANTASIA,
          NUM ESTADO DE EUFORIA
          CIDADE POLICHINELO
          SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO
          SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO

          Fonte:
          Ler e Escrever - Guia de planejamento o Orientações Didáticas - Manual do Professor - Volume 02 - Ano 2009 - págs. 67/68

          As rosas não falam - atividades

          ATIVIDADE N° 05 - LEITURA DE UMA CANÇÃO
          Objetivos
          • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita numasituação de leitura.
          • Ler antes do domínio do sistema alfabético de escrita.
          Planejamento
          • Quando realizar?
          1. Após aprender e realizar a "cantoria" da música "As rosas não falam" de Cartola. É importante você dar algumas informações sobre o autor e a época em que a música foi composta. (Disponível no site: http://www.goear.com/listen/15525ed/as-rosas-n%C3%A3o-falam-luciana-mello)
          • Como organizar os alunos?
          1. Os alunos trabalharão individualmente
          • Quais os materiais necessários?
          1. Cópias da atividade que segue abaixo.
          • Qual a duração?
          1. Cerca de 30 minutos.

          Encaminhamento
          • Apresente a letra da canção e ensine a melodia aos alunos. é importante que tenham a letra em mãos para acompanhar a música e fazer o ajuste entre o falado e o escrito. Explore a letra: o que os alunos compreenderam? Cante mais de uma vez, para que os alunos aprendam a melodia e mem orizem letra. Se necessário, repia a cantoria em aulas diferentes.
          • saber cantar a música é condição para que os alunos que não leem possam realizar a atividade. Por saberem exatamente o que está escrito (pois a música está memorizada), têm condições de localizar as palavras na letra.
          • entregue a atividade e releia com os alunos a estrofe inicial da canção. Enquanto leem, os alunos devem tentar fazer a correspondência entre as partes do falado e partes do escrito.
          • Em seguida, proponha a localização das palavras: ROSAS, FALAM, BATE, CORAÇÃO. VERÃO, JARDIM, CHORAR, QUERES, MIM. Se os alunos sentirem dificuldade para localizar estas palavras, peça que retoem a leitura da estrofe e recorram às pistas das letras.
          • Explique aos alunos que devem circular cada uma das palavras solicitadas. Para favorecer a reflexão, você pode fazer perguntar como: "Com que letra essa palavra começa?" ou "Qual o colega da classe que tem o nome que começa com a mesma letra desta palavra?" ou ainda, "Qual o som final da palavra CORAÇÃO? Vou escrever MACARRÃO na lousa. Essa palavra tem o mesmo som no final, então deve terminar com as mesmas letras".
          • Enquanto propõe as palavras, circule entre as carteiras, para observar como os alunos estão trabalhando. Se necessário, faça intervenções, no sentido de ampliar o olhar dos alunos para que considerem as letras das palavras e os versos da canção: "Onde será que está escrita a palavra CORAÇÃO? Vamos pensar no som do ÃO, o mesmo de JOÃO.
          Atividade

          CIRCULE AS PALAVRAS QUE SUA PROFESSORA VAI DITAR. PRESTE ATENÇÃO NOS VERSOS EM QUE SE ENCONTRAM AS PALAVRAS.

          AS ROSAS NÃO FALAM

          CARTOLA

          BATE OUTRA VEZ,
          COM ESPERANÇAS O MEU CORAÇÃO
          POIS JÁ VAI TERMINANDO O VERÃO,ENFIM
          VOLTO AO JARDIM,
          NA CERTEZA QUE DEVO CHORAR
          POIS BEM SEI QUE NÃO QUERES VOLTAR
          PARA MIM