Atividade 1A: Apresentação do tema
Objetivos
- Interessar-se pelo tema.
- Expor suas ideias a respeito do sistema solar e outros temas da astronomia.
Planejamento
- Como organizar os alunos?
- A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras.
- Quais os materiais necessários?
- Lápis colorido, lápis preto e papel.
- Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
- Converse com os alunos e conte-lhes que irão estudar sobre o espaço e seus mistérios.
- Distribua os materiais e peçam para que escrevam e desenhem?
- a Terra, o Sol e a Lua;
- o lugar da Terra onde acham que estamos;
- os nomes dos lanetas ou outros corpos celestes que conheçam.
- Eles podem colorir, fazer setas, indicar os movimentos. Diga-lhes que é muito importante que façam de acordo com suas ideias, pois esse desenho servirá para que, no final da sequência, possam avaliar o percursoi da aprendizagem da classe.
- A atividade pode ser feita em duplas ou individualmente, e o porfessor deverá ficar atento aos registros produzidos pelos alunos, auxiliando-as sempre que necessitarem de alguma informação a respeito de como se escreve o nome de um planeta, por exemplo.
- Guarde os desenhos para que sejam retomados no final da sequência.
Atividade 1B: Elaboração de perguntas
Objetivos
- Desenvolver atitude de estudante: formular perguntas, ter dúvidas, interessar-se e aperfeiçoar-se num tema.
Planejamento
- Como organizar os alunos?
- Coletivamente, sentados em suas carteiras
- Quais os materiais necessários?
- Imagem do sistema solar (ou outra interessante de astronomia), cartolina ou papel pardo para escrever as perguntas.
- Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
- Antes da aula, selecione a imagem que apresentará aos alunos. Se possível, faça uma ampliação ou tenha cópias para que todos possam ver.
- Diga aos alunos que irá mostrar uma imagem do sistema solar para que discutam sobre o assunto. Mostre a imagem e faça algumas perguntas, como por exemplo:
- Vocês já viram uma imagem como essa?
- O que vocês pensam que representa essa imagem?
- Essa imagem é do sistema solar. Alguém sabe o que é o sistema solar?
- É a "família" do Sol. Onde será que está o Sol nesta imagem?
- Por que o Sol está no centro?
- Alguém sabe o que são esses "círculos" de tamanhos diferentes em volta do Sol?
- Será que o nosso planeta está aí? Qual será?
- O nosso planeta faz parte do sistema solar. Qual o nome do planeta em que vivemos?
- Existem outros planetas? Vocês sabem quantos são e quais os nomes?
- Convide-os a formular novas perguntas que gostariam de ver respondidas no decorrer do estudo e anote-as.
- Quando tiver várias perguntas, enumere-as e coloque-as no mural.
- Combine com os alunos que, durante a leitura do texto, conforme as respostas forem encontradas, elas poderão ser colocadas no mural com o número da pergunta a que estão respondendo e, ao mesmo tempo, quando novas perguntas surgirem, poderão acrescentar para serem respondidas ao longo do estudo.
Atividade 1C: Seleção de fontes de informação
Objetivo
- Aprender e utilizar procedimentos de leitor para localizar e selecionar informações de livros e revistas em textos de divulgação científica (índice, títulos, subtítulos, ilustrações etc.).
Planejamento
- Como organizar os alunos?
- Em grupos de quatro ou cinco.
- Quais os materiais necessários?
- Livros e revistas com informações científicas sobre astronomia. Páginas extraídas da Internet também podem ser utilizadas. Lista das perguntas elaboradas na última atividade.
- Onde desenvolver a atividade?
- Ela pode ser desenvolvida na sala de aula, mas será bem produtivo fazê-la em uma biblioteca próxima ou na sala de leitura da escola, tendo disponível o acervo de livros selecionados. Outra possibilidade é de fazer atividade similar na sala de informática.
- Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento
- Antes da aula, selecione os livros e revistas que apresentará aos alunos. é importante que você faça uma leitura desse material antes de apresentá-lo aos alunos, pois isso permitirá selecionar os trecos mais importantes, antecipar dúvudas com relação às imagens, legendas, títulos, subtítulos etc. Enfim, para mediar essa situação de aprendizagem é necessário ter certa familiaridade com o material que será apresentado.
- Releia com os alunos a lista de perguntas, mostre o material que selecionou, explicnado que ali há muitas informações sobre astronomia e que, provavelmente, encontrarão várias respostas para as questões que elaboraram.
- Entregue alguns livros e revistas para cada grupo, orientando para que examinem o material e decidam quais deles trazem respostas às suas perguntas formuladas ou são interessantes para esse estudo. Converse sobre o que podem fazer para descobrir se existem as informações que desejam:
- Se o livro tiver um sumário, devem consultá-lo com atenção para ver se encontram pistas que levem às informações que procuram.
- Nas revistas em geral, também há um sumário, que ás vezes inclui até um pequeno resumo dos artigos publicados - isso ajuda a identificar o que intyeressa.
- Nos livros ilustrados, podem olhar as fotos e desenhos para descobrir se existem informações sobre os temas que vão estudar.
- Distribua tiras de papel para marcarem as páginas que contenham informações pertinentes.
- Relembre aos alunos que, como se trata de uma atividade em grupo, todos devem participar da busca e conversar com os colegas sobre o que encontrarem.
- É possível que, dentro dos grupos, os alunos trabalhem individualmente ou formem duplas, mas ao localizar páginas pertinentes precisam compartilhar com todos.
- Procure fazer com que todos os grupos troquem informações, compartilhando com os demais os materiais que tiverem selecionado, mostrando as páginas e comentando as informações ou as imagens.
Atividade 2A: Leitura Compartilhada I
Objetivos
- Aprender a partir da leitura de um texto.
- Desenvolver procedimentos de leitor, como: antecipar o conteúdo a partir de títulos e subtítulos, buscar respostas, relacionar as próprias ideias e informações a respeito de um tema com as informações trazidas pelo texto.
Planejamento- Como organizar os alunos?
- A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras.
- Quais os materiais necessários?
- Texto: Nosso Sistema, o solar, para todos os alunos (Disponível no marcador: Nosso sistema, o solar)
- Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento- Prepare a leitura antecipadamente, tendo o cuidado de esclarecer as eventuais dúvidas que você tiver sobre o conteúdo ou os termos científicos utilizados no texto.
- Inicie a leitura pelo título e subtítulos, mostre as imagens e peça-lhes que tentem antecipar qual será o assunto de cada um dos subtítulos.
- Retome as perguntas do mural e peça que tentem antecipar quais delas serão respondidas pela leitura do texto.
- Anote o que for dito pelos alunos para que comparem suas ideias com as informações disponíveis no texto.
- Inicie a leitura e peça que os alunos acompanhem em suas cópias.
- Como ajuda, chame a atenção deles para a divisão em subtítulos. Trata-se de um indício que facilita a leitura, especialmente nos textos de divulgação científica.
- Faça a primeira leitura e dê um tempo para comentarem o que entenderam.
- Realize a segunda leitura e, antes de seguir, quando tiverem dúvida sobre algum conceito ou termo, ajude-os a buscar o significado dentro do contexto. Em último caso, procure a palavra no dicionário ou qualquer outra fonte de pesquisa.
- Antes de prosseguir na segunda leitura, pergunte qual a informação mais importante lida no primeiro parágrafo. Não é preciso que reproduzam todas as informações, já que selecionar é um importante procedimento a ser aprendido. Também não se espera que façam uma reprodução literal, pois compreender um texto não é decorá-lo, mas ser capaz de elaborá-lo com as próprias palavras.
- Vá comparando as ideias que tiveram a respeito do texto antes da sua leituracom as que forem encontrando nessa leitura.
- Avise-lhes que o texto será retomado na próxima aula para fazerem um estudo mais aprofundado.
Atividade 2B: Estudo Coletivo
Objetivo- Tendo o professor como modelo, aprender alguns procedimenmtos de ler para estudar, como grifar, fazer anotações, destacar as principais informações.
Planejamento- Como organizar os alunos?
- A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras. (Se houver alunos com hipóteses de escrita não-alfabética, eles podem ser agrupados com alunos com hipótese alfabética. Assim poderão se localizar melhor no texto, quando a ideia for grifar informações etc.).
- Quais materiais necessários?
- Cópias do texto do sistema solar, o mesmo do exercício anterior, texto em transparência, data show ou papel pardo.
- Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento- Retome com os alunos o texto sobre o sistema solar e diga que, agora, irão estudá-los juntos.
- Leia o primeiro parágrafo, pergunte quais as informações mais importantes e peça para sublinharem.
- Pergunte qual a principal ideia desse parágrafo e anote no seu texto para, depois, colocar no papel pardo. Os alunos não precisam anotar em seus textos, por isso pode levar muito tempo.
- Siga fazendo o mesmo com os demais parágrafos. Como eles têm subtítulos, as anotações ao lado podem ser comentários ou destaques. Os alunos devem participar fazendo esses comentários e destaques. Caso não o façam, você mesmo deve fazê-lo.
- Os alunos que quiserem podem fazer as anotações em seus próprios textos.
- Assinale, com ajuda deles, quais as perguntas do mural foram respondidas pela leitura.
- Para finalizar, você pode perguntar quais das informações achara mais curiosas.
- Registre essas informações em papel pardo e deixe no mural para que possam ser consultá-las.
Atividade 2C: Leitura para localizar informações
Objetivo
- Aprender o procedimento de leitura de ler para localizar informações, por meio de subtítulos, ilustrações e outros indícios.
Planejamento
- Como organizar os alunos?
- Eles podem ficar sentados em suas carteiras
- Quais os materiais necessários?
- Texto: Terra, o Planeta água. (Disponível no marcador: Nosso sistema, o solar) em transparência ou cópias para todos os alunos.
- Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
- Antes da atividade, selecione as questões referentes ao planeta Terra formuladas pelo grupo e que estejam no mural. Caso contrário, você pode utilizar as perguntas abaixo.
- Conte aos alunos que vocês irão estudar coletivamente um texto sobre a Terra, só que será um pouco diferente. Em vez de lerem o texto do começo ao fim, vão buscar formas de encontrar rapidamente determinadas informações ou dados precisos.
- Coloque a transparêcia com o texto reproduzido (Se preferir, pode utilizar o laboratório de informática ou mesmo cópias para cada aluno). Peça que, por exemplo, tentem dizer onde estão as respostas para as questões abaixo, sem ler o texto inteiro:
- Qual é a cor da Terra, quando vista do espaço?
- Por que o planeta é dessa cor?
Essas informações estão no título, na foto e sua legenda e no subtítulo. Comente com eles que é importante dar uma olhada geral no texto para ver se descobrimos rapidamente onde encontrar as respostas, pois esse é um procedimetno utilizado pelos leitores experientes. Os olhos dão saltos pelo papel, buscando pistasque ajudem a selecionar uma informação antes de realizar uma leitura linear do texto. Continue, então:
- Como é a Terras por dentro?
A resposta a essa pergunta está na ilustração que esquematiza as camadas da Terra.
- O centro da Terra é quente? Quanto?
Essas perguntas são respondidas abaixo do subtítulo "Calor Interno".
- Qual o tamanho da Terra?
- Qual a distância do Sol?
- Qual a velocidade em que gira em volta do Sol?
São dados numéricos que podem ser encontrados na tabela.
- O que os astronautas disseram sobre a Terra vista do espaço?
Você pode mostrar a eles como o comentário literal dos astronautas é uma informação periférica - não é exatamente sobre o tema central, pois se trata de uma impressão pessoal e, por isso, está num boxe lateral e com a fonte em itálico.
- Por que a Terra é conhecida como "Planeta Água"?
Essa informação também está abaixo de um dos subtítulos.
- Você pode sugerir que escrevam as perguntas no próprio texto, indicando onde estão as respostas.
- No final, faça uma rodada pedindo que digam quais as informações acharam mais curiosas.
- É interessante que você anote o que os alunos acharam mais curioso e organize em uma folha de papel pardo, afixando na sala.
Atividade 2D: Leitura Compartilhada II
Objetivo
- Aprender, tendo o professor como modelo, alguns procedimentos de ler para estudar como encontrar respostas a perguntas formuladas por si mesmo, destacar as principais informações de um texto de jornal e formular novas questões a partir de uma leitura.
Planejamento
- Como organizar os alunos?
- A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras. (Se você tiver alunos com hipótese de escrita não-alfabética, eles podem ser agrupados com alunos com hipótese alfabética. Assim poderão se localizar melhor no texto, quando a ideia for grifar informações etc.)
- Quais materiais necessários?
- Cópia do texto de jornal: "Plutão, o ex-planeta". (Disponível no marcador: nosso sistema, o solar)
- Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
- Retome com eles as informações que foram discutidas a respeito de Plutão, as informações e perguntas no mural. Caso vocês não tenham conversado nada a respeito desse planeta (anão), conte-lhes que em 2006 houve uma grande discussão entre os astrônomos a respeito de Plutão - que era considerado um planeta do nosso sistema. Leia a manchete e a chamada da primeira página e pergunte:
- O que aconteceu com Plutão?
- Quem tomou essa decisão?
- Por que isso aconteceu?
- Em seguida, leia a notícia e peça que eles formulem perguntas a respeito, que possam ser pesquisadas em outros textos. Por exemplo:
- O que é um "planeta-anão"?
- O que fazem os astrônomos?
- Por que Plutão é diferente dos outros planetas?
- Essas perguntas podem ser orientadoras da leitura de outros textos sobre Plutão ou sobre essa mesma polêmica e podem ser lidos em grupo ou coletivamente.
- Registre essas informações em papel pardo e deixe no mural para que possam consultá-las.
Atividade 3A: Estudo em grupo I
Objetivos:
- Ler, para aprender, um texto de divulgação Científica.
Planejamento:
- Como organizar os alunos?
- Em pequenos grupos.
Encaminhamento
- Selecione um texto que responda a alguma das perguntas formuladas por eles.
- Explique aos alunos que irão iniciar um estudo que será feito em duas etapas e em pequenos grupos.
- Na etapa inicial, explique irão fazer uma primeira leitura global, sem ainda se deter nenhum trecho, apenas para trocar ideias e impressões.
- Relembre-os de alguns dos procedimentos utilizados nas aulas em que estudaram o texto coletivamente: olhada geral nas fotos, legendas e subtítulos, leitura global do texto, busca de informações.
- Diga que você designará um leitor principal, que lerá em voz alta o texto enquanto os outros acompanham.
- É importante que fique claro para os alunos que o objetivo dessa atividade não é apenas ouvir a leitura do colega, mas principalmente participar de uma situação de estudo em que poderão fazer comentários sobre o assunto, extrair informações e compartilhar o que compreenderam no decorrer da leitura ou no final.
- Caminhe entre os grupos e verifique se estão compreendendo o texto. Auxilie quando tiverem dúvidas, mas tente sempre ajudá-los a encontrar no próprio texto as respostas às suas perguntas.
- Para finalizar, você pode pedir que cada grupo escolha uma das informações para comentar com os outros.
- Registre essas informações em papel pardo e deixe no mural para que possam consultá-las.
Atividade 3B: Estudo em grupo II
Objetivo
- Utilizar alguns procedimentos de ler para estudar como: escolher as informações mais relevantes, destacar a ideia principal,grifar, buscar respostas para questões levantadas, anotar.
Planejamento
- Como organizar os alunos?
- A atividade é em pequenos grupos.
- Quais os materiais necessários?
- As mesmas cópias de texto da última aula.
- Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
- Explique aos alunos que irão continuar a ler os textos em pequenos grupos e, agora, vão estudá-los, grifando e anotando, como no estudo feito coletivamente.
- Diga-lhes para relerem, de parágrafo em parágrafo, para localizar as ideias mais importantes, grifar e fazer anotações. Retome também as perguntas sobre o texto que estiverem no mural para que sirvam como orientadoras da leitura.
- Ande pela classe, converse a respeito dos grifos e anotações: "Por que escolheram essas informações?", "Todos concordam com as escolhas?", "Quais das perguntas do mural que o texto responde?".
- Peça que cada grupo escolha um dado interessante e uma pergunta que tenha surgido com a leitura para compartilhar com os demais e colocar no mural.
- Convide-os a registrar em seus cadernos aquilo que acharam mais interessantes para compartilhar com seus familiares.
Atividade 4A: Avaliação do percurso
Objetivo
- Perceber o quanto aprendizagem ao longo do estudo comparando o que sabiam antes e o que sabem agora.
Planejamento
- Como organizar os alunos?
- Individualmente ou em duplas.
- Quais os materiais necessários?
- Desenhos produzidos na atividade 1A, mural e outros registros.
- Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
- Diga-lhes que irão fazer uma avaliação de tudo o que aprenderam comparando o desenho feito no início da sequência com tudo o que anotaram e/ou colocaram no mural.
- Organize dois painéis: um com desenhos que fizeram na atividade 1A e outro com tudo o que foi colocado no mural, as sínteses feitas por você a partir das discussões etc.
- Faça uma roda para conversar e, apreciando os painéis, comente com eles as perguntas que foram respondidas e quais foram feitas ao longo do estudo.
- Convide-os a falar sobre tudo o que aprenderam.
- Anote ou grave os comentários.
Bibliografia consultada:
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - Volume 02 - 2ª Série
páginas 52 a 178
as atividades abaixo foram retirados do blog:http://lbganbarros.blogspot.com/search/label/Astronomia
1) O que é astronomia?
2) Como é formado o Sistema Solar?
3)Verdadeiro ou Falso?
( ) Os planetas estão posicionados a diferentes distâncias do Sol.
( ) Cada planeta segue um determinado trajeto ao redor do sol, chamado Órbita.
( ) O sol não é uma estrela.
( )Os planetas não possuem luz própria.
( )Os planetas giram ao redor da Lua.
4) O sol é fonte de ____________ e ___________do nosso planeta, sem ele________haveria ________na Terra.
5) O planeta que podemos ver a olho nú é o planeta____________________que o chamamos de _______________________________________________________________________________________
6) Os satélites naturais são corpos celestes que giram ao redor_____________________________, eles não possuem________________________________________________________________________________
7) Responda:
a) Satélite natural da Terra: ____________________________________________________
b) A Lua é iluminada pelo_____________________________________________________
c) Alguns planetas possuem mais de uma _________________________________________
8) Asteróides são pequenos corpos celestes que podem ser rochosos ou metálicos.
( ) certo ( ) errado
9) No sistema solar, grande parte dos asteróides estão localizados entre_________________________________
e essa região é chamada de ___________________________________________________________________
10) O que são cometas?