Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

Astronomia: O sistema solar, seus planeras e outros mistérios do céu

Atividade 1A: Apresentação do tema

Objetivos
  • Interessar-se pelo tema.
  • Expor suas ideias a respeito do sistema solar e outros temas da astronomia.
Planejamento
  • Como organizar os alunos?
  1. A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Lápis colorido, lápis preto e papel.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento

  • Converse com os alunos e conte-lhes que irão estudar sobre o espaço e seus mistérios.
  • Distribua os materiais e peçam para que escrevam e desenhem?
  1. a Terra, o Sol e a Lua;
  2. o lugar da Terra onde acham que estamos;
  3. os nomes dos lanetas ou outros corpos celestes que conheçam.
  • Eles podem colorir, fazer setas, indicar os movimentos. Diga-lhes que é muito importante que façam de acordo com suas ideias, pois esse desenho servirá para que, no final da sequência, possam avaliar o percursoi da aprendizagem da classe.
  • A atividade pode ser feita em duplas ou individualmente, e o porfessor deverá ficar atento aos registros produzidos pelos alunos, auxiliando-as sempre que necessitarem de alguma informação a respeito de como se escreve o nome de um planeta, por exemplo.
  • Guarde os desenhos para que sejam retomados no final da sequência.

Atividade 1B: Elaboração de perguntas



Objetivos
  • Desenvolver atitude de estudante: formular perguntas, ter dúvidas, interessar-se e aperfeiçoar-se num tema.
Planejamento
  • Como organizar os alunos?
  1. Coletivamente, sentados em suas carteiras
  • Quais os materiais necessários?
  1. Imagem do sistema solar (ou outra interessante de astronomia), cartolina ou papel pardo para escrever as perguntas.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
  • Antes da aula, selecione a imagem que apresentará aos alunos. Se possível, faça uma ampliação ou tenha cópias para que todos possam ver.
  • Diga aos alunos que irá mostrar uma imagem do sistema solar para que discutam sobre o assunto. Mostre a imagem e faça algumas perguntas, como por exemplo:









  1. Vocês já viram uma imagem como essa?
  2. O que vocês pensam que representa essa imagem?
  3. Essa imagem é do sistema solar. Alguém sabe o que é o sistema solar?
  4. É a "família" do Sol. Onde será que está o Sol nesta imagem?
  5. Por que o Sol está no centro?
  6. Alguém sabe o que são esses "círculos" de tamanhos diferentes em volta do Sol?
  7. Será que o nosso planeta está aí? Qual será?
  8. O nosso planeta faz parte do sistema solar. Qual o nome do planeta em que vivemos?
  9. Existem outros planetas? Vocês sabem quantos são e quais os nomes?
  • Convide-os a formular novas perguntas que gostariam de ver respondidas no decorrer do estudo e anote-as.
  • Quando tiver várias perguntas, enumere-as e coloque-as no mural.
  • Combine com os alunos que, durante a leitura do texto, conforme as respostas forem encontradas, elas poderão ser colocadas no mural com o número da pergunta a que estão respondendo e, ao mesmo tempo, quando novas perguntas surgirem, poderão acrescentar para serem respondidas ao longo do estudo.

Atividade 1C: Seleção de fontes de informação


Objetivo
  • Aprender e utilizar procedimentos de leitor para localizar e selecionar informações de livros e revistas em textos de divulgação científica (índice, títulos, subtítulos, ilustrações etc.).
Planejamento
  • Como organizar os alunos?
  1. Em grupos de quatro ou cinco.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Livros e revistas com informações científicas sobre astronomia. Páginas extraídas da Internet também podem ser utilizadas. Lista das perguntas elaboradas na última atividade.
  • Onde desenvolver a atividade?
  1. Ela pode ser desenvolvida na sala de aula, mas será bem produtivo fazê-la em uma biblioteca próxima ou na sala de leitura da escola, tendo disponível o acervo de livros selecionados. Outra possibilidade é de fazer atividade similar na sala de informática.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 50 minutos.

Encaminhamento
  • Antes da aula, selecione os livros e revistas que apresentará aos alunos. é importante que você faça uma leitura desse material antes de apresentá-lo aos alunos, pois isso permitirá selecionar os trecos mais importantes, antecipar dúvudas com relação às imagens, legendas, títulos, subtítulos etc. Enfim, para mediar essa situação de aprendizagem é necessário ter certa familiaridade com o material que será apresentado.
  • Releia com os alunos a lista de perguntas, mostre o material que selecionou, explicnado que ali há muitas informações sobre astronomia e que, provavelmente, encontrarão várias respostas para as questões que elaboraram.
  • Entregue alguns livros e revistas para cada grupo, orientando para que examinem o material e decidam quais deles trazem respostas às suas perguntas formuladas ou são interessantes para esse estudo. Converse sobre o que podem fazer para descobrir se existem as informações que desejam:
  1. Se o livro tiver um sumário, devem consultá-lo com atenção para ver se encontram pistas que levem às informações que procuram.
  2. Nas revistas em geral, também há um sumário, que ás vezes inclui até um pequeno resumo dos artigos publicados - isso ajuda a identificar o que intyeressa.
  3. Nos livros ilustrados, podem olhar as fotos e desenhos para descobrir se existem informações sobre os temas que vão estudar.
  • Distribua tiras de papel para marcarem as páginas que contenham informações pertinentes.
  • Relembre aos alunos que, como se trata de uma atividade em grupo, todos devem participar da busca e conversar com os colegas sobre o que encontrarem.
  • É possível que, dentro dos grupos, os alunos trabalhem individualmente ou formem duplas, mas ao localizar páginas pertinentes precisam compartilhar com todos.
  • Procure fazer com que todos os grupos troquem informações, compartilhando com os demais os materiais que tiverem selecionado, mostrando as páginas e comentando as informações ou as imagens.

Atividade 2A: Leitura Compartilhada I


Objetivos
  • Aprender a partir da leitura de um texto.
  • Desenvolver procedimentos de leitor, como: antecipar o conteúdo a partir de títulos e subtítulos, buscar respostas, relacionar as próprias ideias e informações a respeito de um tema com as informações trazidas pelo texto.
Planejamento

  • Como organizar os alunos?
  1. A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Texto: Nosso Sistema, o solar, para todos os alunos (Disponível no marcador: Nosso sistema, o solar)
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 30 minutos.

Encaminhamento

  • Prepare a leitura antecipadamente, tendo o cuidado de esclarecer as eventuais dúvidas que você tiver sobre o conteúdo ou os termos científicos utilizados no texto.
  • Inicie a leitura pelo título e subtítulos, mostre as imagens e peça-lhes que tentem antecipar qual será o assunto de cada um dos subtítulos.
  • Retome as perguntas do mural e peça que tentem antecipar quais delas serão respondidas pela leitura do texto.
  • Anote o que for dito pelos alunos para que comparem suas ideias com as informações disponíveis no texto.
  • Inicie a leitura e peça que os alunos acompanhem em suas cópias.
  • Como ajuda, chame a atenção deles para a divisão em subtítulos. Trata-se de um indício que facilita a leitura, especialmente nos textos de divulgação científica.
  • Faça a primeira leitura e dê um tempo para comentarem o que entenderam.
  • Realize a segunda leitura e, antes de seguir, quando tiverem dúvida sobre algum conceito ou termo, ajude-os a buscar o significado dentro do contexto. Em último caso, procure a palavra no dicionário ou qualquer outra fonte de pesquisa.
  • Antes de prosseguir na segunda leitura, pergunte qual a informação mais importante lida no primeiro parágrafo. Não é preciso que reproduzam todas as informações, já que selecionar é um importante procedimento a ser aprendido. Também não se espera que façam uma reprodução literal, pois compreender um texto não é decorá-lo, mas ser capaz de elaborá-lo com as próprias palavras.
  • Vá comparando as ideias que tiveram a respeito do texto antes da sua leituracom as que forem encontrando nessa leitura.
  • Avise-lhes que o texto será retomado na próxima aula para fazerem um estudo mais aprofundado.

Atividade 2B: Estudo Coletivo

Objetivo
  • Tendo o professor como modelo, aprender alguns procedimenmtos de ler para estudar, como grifar, fazer anotações, destacar as principais informações.
Planejamento
  • Como organizar os alunos?
  1. A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras. (Se houver alunos com hipóteses de escrita não-alfabética, eles podem ser agrupados com alunos com hipótese alfabética. Assim poderão se localizar melhor no texto, quando a ideia for grifar informações etc.).
  • Quais materiais necessários?
  1. Cópias do texto do sistema solar, o mesmo do exercício anterior, texto em transparência, data show ou papel pardo.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
  • Retome com os alunos o texto sobre o sistema solar e diga que, agora, irão estudá-los juntos.
  • Leia o primeiro parágrafo, pergunte quais as informações mais importantes e peça para sublinharem.
  • Pergunte qual a principal ideia desse parágrafo e anote no seu texto para, depois, colocar no papel pardo. Os alunos não precisam anotar em seus textos, por isso pode levar muito tempo.
  • Siga fazendo o mesmo com os demais parágrafos. Como eles têm subtítulos, as anotações ao lado podem ser comentários ou destaques. Os alunos devem participar fazendo esses comentários e destaques. Caso não o façam, você mesmo deve fazê-lo.
  • Os alunos que quiserem podem fazer as anotações em seus próprios textos.
  • Assinale, com ajuda deles, quais as perguntas do mural foram respondidas pela leitura.
  • Para finalizar, você pode perguntar quais das informações achara mais curiosas.
  • Registre essas informações em papel pardo e deixe no mural para que possam ser consultá-las.

Atividade 2C: Leitura para localizar informações

Objetivo
  • Aprender o procedimento de leitura de ler para localizar informações, por meio de subtítulos, ilustrações e outros indícios.
Planejamento
  • Como organizar os alunos?
  1. Eles podem ficar sentados em suas carteiras
  • Quais os materiais necessários?
  1. Texto: Terra, o Planeta água. (Disponível no marcador: Nosso sistema, o solar) em transparência ou cópias para todos os alunos.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
  • Antes da atividade, selecione as questões referentes ao planeta Terra formuladas pelo grupo e que estejam no mural. Caso contrário, você pode utilizar as perguntas abaixo.
  • Conte aos alunos que vocês irão estudar coletivamente um texto sobre a Terra, só que será um pouco diferente. Em vez de lerem o texto do começo ao fim, vão buscar formas de encontrar rapidamente determinadas informações ou dados precisos.
  • Coloque a transparêcia com o texto reproduzido (Se preferir, pode utilizar o laboratório de informática ou mesmo cópias para cada aluno). Peça que, por exemplo, tentem dizer onde estão as respostas para as questões abaixo, sem ler o texto inteiro:
  1. Qual é a cor da Terra, quando vista do espaço?
  2. Por que o planeta é dessa cor?
Essas informações estão no título, na foto e sua legenda e no subtítulo. Comente com eles que é importante dar uma olhada geral no texto para ver se descobrimos rapidamente onde encontrar as respostas, pois esse é um procedimetno utilizado pelos leitores experientes. Os olhos dão saltos pelo papel, buscando pistasque ajudem a selecionar uma informação antes de realizar uma leitura linear do texto. Continue, então:
  1. Como é a Terras por dentro?
A resposta a essa pergunta está na ilustração que esquematiza as camadas da Terra.
  1. O centro da Terra é quente? Quanto?
Essas perguntas são respondidas abaixo do subtítulo "Calor Interno".
  1. Qual o tamanho da Terra?
  2. Qual a distância do Sol?
  3. Qual a velocidade em que gira em volta do Sol?
São dados numéricos que podem ser encontrados na tabela.
  1. O que os astronautas disseram sobre a Terra vista do espaço?
Você pode mostrar a eles como o comentário literal dos astronautas é uma informação periférica - não é exatamente sobre o tema central, pois se trata de uma impressão pessoal e, por isso, está num boxe lateral e com a fonte em itálico.
  1. Por que a Terra é conhecida como "Planeta Água"?
Essa informação também está abaixo de um dos subtítulos.
  • Você pode sugerir que escrevam as perguntas no próprio texto, indicando onde estão as respostas.
  • No final, faça uma rodada pedindo que digam quais as informações acharam mais curiosas.
  • É interessante que você anote o que os alunos acharam mais curioso e organize em uma folha de papel pardo, afixando na sala.
Atividade 2D: Leitura Compartilhada II

Objetivo
  • Aprender, tendo o professor como modelo, alguns procedimentos de ler para estudar como encontrar respostas a perguntas formuladas por si mesmo, destacar as principais informações de um texto de jornal e formular novas questões a partir de uma leitura.
Planejamento
  • Como organizar os alunos?
  1. A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras. (Se você tiver alunos com hipótese de escrita não-alfabética, eles podem ser agrupados com alunos com hipótese alfabética. Assim poderão se localizar melhor no texto, quando a ideia for grifar informações etc.)
  • Quais materiais necessários?
  1. Cópia do texto de jornal: "Plutão, o ex-planeta". (Disponível no marcador: nosso sistema, o solar)
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
  • Retome com eles as informações que foram discutidas a respeito de Plutão, as informações e perguntas no mural. Caso vocês não tenham conversado nada a respeito desse planeta (anão), conte-lhes que em 2006 houve uma grande discussão entre os astrônomos a respeito de Plutão - que era considerado um planeta do nosso sistema. Leia a manchete e a chamada da primeira página e pergunte:
  1. O que aconteceu com Plutão?
  2. Quem tomou essa decisão?
  3. Por que isso aconteceu?
  • Em seguida, leia a notícia e peça que eles formulem perguntas a respeito, que possam ser pesquisadas em outros textos. Por exemplo:
  1. O que é um "planeta-anão"?
  2. O que fazem os astrônomos?
  3. Por que Plutão é diferente dos outros planetas?
  • Essas perguntas podem ser orientadoras da leitura de outros textos sobre Plutão ou sobre essa mesma polêmica e podem ser lidos em grupo ou coletivamente.
  • Registre essas informações em papel pardo e deixe no mural para que possam consultá-las.

Atividade 3A: Estudo em grupo I

Objetivos:
  • Ler, para aprender, um texto de divulgação Científica.
Planejamento:
  • Como organizar os alunos?
  1. Em pequenos grupos.
Encaminhamento
  • Selecione um texto que responda a alguma das perguntas formuladas por eles.
  • Explique aos alunos que irão iniciar um estudo que será feito em duas etapas e em pequenos grupos.
  • Na etapa inicial, explique irão fazer uma primeira leitura global, sem ainda se deter nenhum trecho, apenas para trocar ideias e impressões.
  • Relembre-os de alguns dos procedimentos utilizados nas aulas em que estudaram o texto coletivamente: olhada geral nas fotos, legendas e subtítulos, leitura global do texto, busca de informações.
  • Diga que você designará um leitor principal, que lerá em voz alta o texto enquanto os outros acompanham.
  • É importante que fique claro para os alunos que o objetivo dessa atividade não é apenas ouvir a leitura do colega, mas principalmente participar de uma situação de estudo em que poderão fazer comentários sobre o assunto, extrair informações e compartilhar o que compreenderam no decorrer da leitura ou no final.
  • Caminhe entre os grupos e verifique se estão compreendendo o texto. Auxilie quando tiverem dúvidas, mas tente sempre ajudá-los a encontrar no próprio texto as respostas às suas perguntas.
  • Para finalizar, você pode pedir que cada grupo escolha uma das informações para comentar com os outros.
  • Registre essas informações em papel pardo e deixe no mural para que possam consultá-las.

Atividade 3B: Estudo em grupo II

Objetivo
  • Utilizar alguns procedimentos de ler para estudar como: escolher as informações mais relevantes, destacar a ideia principal,grifar, buscar respostas para questões levantadas, anotar.
Planejamento
  • Como organizar os alunos?
  1. A atividade é em pequenos grupos.
  • Quais os materiais necessários?
  1. As mesmas cópias de texto da última aula.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
  • Explique aos alunos que irão continuar a ler os textos em pequenos grupos e, agora, vão estudá-los, grifando e anotando, como no estudo feito coletivamente.
  • Diga-lhes para relerem, de parágrafo em parágrafo, para localizar as ideias mais importantes, grifar e fazer anotações. Retome também as perguntas sobre o texto que estiverem no mural para que sirvam como orientadoras da leitura.
  • Ande pela classe, converse a respeito dos grifos e anotações: "Por que escolheram essas informações?", "Todos concordam com as escolhas?", "Quais das perguntas do mural que o texto responde?".
  • Peça que cada grupo escolha um dado interessante e uma pergunta que tenha surgido com a leitura para compartilhar com os demais e colocar no mural.
  • Convide-os a registrar em seus cadernos aquilo que acharam mais interessantes para compartilhar com seus familiares.

Atividade 4A: Avaliação do percurso

Objetivo
  • Perceber o quanto aprendizagem ao longo do estudo comparando o que sabiam antes e o que sabem agora.
Planejamento
  • Como organizar os alunos?
  1. Individualmente ou em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Desenhos produzidos na atividade 1A, mural e outros registros.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
  • Diga-lhes que irão fazer uma avaliação de tudo o que aprenderam comparando o desenho feito no início da sequência com tudo o que anotaram e/ou colocaram no mural.
  • Organize dois painéis: um com desenhos que fizeram na atividade 1A e outro com tudo o que foi colocado no mural, as sínteses feitas por você a partir das discussões etc.
  • Faça uma roda para conversar e, apreciando os painéis, comente com eles as perguntas que foram respondidas e quais foram feitas ao longo do estudo.
  • Convide-os a falar sobre tudo o que aprenderam.
  • Anote ou grave os comentários.
Bibliografia consultada:
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - Volume 02 - 2ª Série
páginas 52 a 178


as atividades abaixo foram retirados do blog:http://lbganbarros.blogspot.com/search/label/Astronomia



1) O que é astronomia?
2) Como é formado o Sistema Solar?
3)Verdadeiro ou Falso?
( ) Os planetas estão posicionados a diferentes distâncias do Sol.
( ) Cada planeta segue um determinado trajeto ao redor do sol, chamado Órbita.
( ) O sol não é uma estrela.
( )Os planetas não possuem luz própria.
( )Os planetas giram ao redor da Lua.
4) O sol é fonte de ____________ e ___________do nosso planeta, sem ele________haveria ________na Terra.
5) O planeta que podemos ver a olho nú é o planeta____________________que o chamamos de _______________________________________________________________________________________
6) Os satélites naturais são corpos celestes que giram ao redor_____________________________, eles não possuem________________________________________________________________________________
7) Responda:
a) Satélite natural da Terra: ____________________________________________________
b) A Lua é iluminada pelo_____________________________________________________
c) Alguns planetas possuem mais de uma _________________________________________
8) Asteróides são pequenos corpos celestes que podem ser rochosos ou metálicos.
( ) certo ( ) errado
9) No sistema solar, grande parte dos asteróides estão localizados entre_________________________________
e essa região é chamada de ___________________________________________________________________
10) O que são cometas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário