Trabalhar com situações-problema envolvendo adição na escola é uma estratégia pedagógica fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos. Essa abordagem permite que os estudantes compreendam a matemática de uma forma mais significativa, aplicando-a em contextos reais do dia a dia, o que facilita a aprendizagem e torna o processo mais interessante e envolvente.
Para implementar efetivamente situações-problema de adição em sala de aula, é importante começar com contextos familiares aos alunos. Por exemplo, pode-se criar problemas que envolvam a soma de quantidades de objetos, como frutas em uma cesta, pessoas em uma fila, ou até mesmo valores em dinheiro, estimulando assim a compreensão do conceito de adição como junção de quantidades. Além de utilizar exemplos concretos, é fundamental encorajar os alunos a verbalizarem seu processo de pensamento, explicando como chegaram à solução do problema, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas.
Outro aspecto importante é variar as situações-problema em complexidade e contexto, introduzindo gradativamente desafios maiores, como problemas que envolvam múltiplas etapas de adição ou que requeiram a identificação de informações relevantes em um texto. A utilização de jogos educativos, tecnologia e atividades em grupo também pode enriquecer a experiência de aprendizagem, tornando-a mais dinâmica e colaborativa. Ao desenvolver essas competências, os alunos não apenas melhoram sua habilidade em resolver problemas matemáticos, mas também se preparam melhor para lidar com situações-problema em diversas áreas do conhecimento e da vida cotidiana.
A acaba sendo muito interessante, pois o mesmo problema pode ser ofertado à diferentes níveis de aprendizagens.
Vou classificar aqui como nível 1 a 5. Assim, nível 1, a criança que está no início da alfabetização e 5 a criança que já passou por todas as etapas.
Veja as situações problemas e seus diferentes graus de dificuldade
Em uma biblioteca, há várias estantes de livros, que são divididas por cores. Na estante vermelha há 230 livros e na estante azul há 150.
Nível 1 - Qual das estantes possui mais livros?
Nível 2 - Quantos livros há nas duas estantes?
Nível 3 - Quantos livros há a mais na estante vermelha?
Nível 4 - Quantos livros deveria ter em cada estante para que ambas tivessem o mesmo número de livros?
Nível 5 - Os livros da estante azul estão disponíveis para venda. Cada um custa 5 reais. Caso sejam todos vendidos, qual o valor arrecadado com a venda desses livros?
Viu como não é tão difícil?
Nossas salas de aula já eram multisseriada, mesmo que não oficial, pois sempre houve crianças em vários níveis numa mesma turma, mas agora, no pós-pandemia, a situação ficou mais gritante, pois aqueles que, mesmo com toda dificuldade, estavam realizando suas atividades em casa, estão 10 passos á frente daqueles que não realizaram absolutamente nada. Enquanto, numa sala de 4º ano, tenho alunos que realizam magnificamente bem as atividades propostas para o ano, tenho aqueles que mal conseguem escrever o próprio nome. E é para esses casos que deixei essas dicas. O problema pode ser o mesmo para toda a sala, mas podemos dar ênfase nas perguntas de acordo com o grau de aprendizado que cada um já recebeu.
Respostas para todos os níveis
Nível 1 - A estante vermelha é a que possui mais livros.
Nível 2 - Nas duas estantes há 380 livros.
Nível 3 - Na estante vermelha há 80 livros a mais que na estante azul
Nível 4 - Para que as duas estantes tivessem o mesmo número de livros, era necessário que cada um ficasse com 190 livros.
Nível 5 - O valor arrecadado com a venda dos livros é de 750 reais.