- Perceber que a mesma operação pode resolver diferentes situações-problemas.
- Entender que a partir do conhecimento dos dados é possível formular problemas.
- Interpretar dados numéricos apresentados em textos de propaganda e diagramas e, com eles, elaborar situações-problemas que façam sentido.
Planejamento
- Quando realizar?
- Ao longo do semestre
- Como organizar os alunos?
- Em duplas.
- Quais os materiais necessários?
- Cópias do modelo de atividade disponível ao final da postagem para que os alunos possam organizar os dados dos problemas, folhetos de supermercado, jornais ou revistas para consulta de preços de alguns brinquedos. A atividade pode ser feita no caderno, ou no sulfite que será entregue para que eles colem o brinquedo escolhido com o preço indicado.
- Qual a duração?
- Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento
- Entregue à duplas os folhetos de supermercado, jornais ou revistas para que pesquisem o preço de três eletrodomésticos, móveis ou eletrônicos.
- Em seguida, diga que cada dupla irá formular um problema que tenha como dado os preços dos objetos selecionados por eles.
- A seguir, organize um painel com os problemas formulados e discuta com os alunos aqueles que julgam mais interessantes para que sejam resolvidos por todos.
- Você pode propor que resolvam, nesse dia, apenas dois problemas que acharam mais interessantes para que tenham tempo de discutir entre eles os resultados e os procedimentos encontrados.
- O tempo da atividade é muito importante. Se você perceber que estão cansados, sugerir que a solução fique para o próximo dia.
COM OS PREÇOS DOS OBJETOS PESQUISADOS, FORMULE AGORA UM PROBLEMA QUE SERÁ RESOLVIDO PELOS SEUS COLEGAS.
Produto 01 ______________________
Valor_________________________
Produto 02 ___________________
Valor ______________________
Produto 03 ______________________
Valor ______________________
PROBLEMA FORMULADO
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
O que mais fazer?
- Você ainda propor que eles elaborem problemas a partir do registro em diagramas de alguns cálculos, como por exemplo:
OS DIAGRAMAS ABAIXO INDICAM UMA OPERAÇÃO, INVENTE UM PROBLEMA A PARTIR DE CADA UMA DELAS E ENTREGUE PARA UM COLEGA RESOLVER:
_______ - 65 = 17
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
_____ + 45 = 80
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
- Com isso os alunos podem, agora, discutir e verificar que as operações propostas foram as mesmas, os resultados são iguais, mas os problemas propostos são diferentes. Podem ainda perceber que a mesma operação resolve problemas de diferentes naturezas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário