Atividade 1: Quadro de números
Objetivo
- Buscar regularidades na escrita de números, a partir da análise da posição dos algarismos que compõem esses números dispostos em um quadro.
Planejamento
- Quando realizar?
Ao longo do semestre.
- Como organizar os alunos?
Individualmente.
- Quais os materiais necessários?
Cópias do quadro de números abaixo desta postagem.
- Qual a duração?
Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
- Distribua a cópia do quadro de números com algumas lacunas, para que os alunos completem com os números que estão faltando, respondendo em seguida às questões formuladas.
- Dê um tempo para que o aluno realize a atividade e, em seguida, forme duplas para comparação das escritas produzidas, tanto no quadro de número, quanto nas demais questões.
- Depois, solicite as respostas com o grupo todo. Porém, proponha outras perguntas para que eles continuem percebendo regularidades do sistema de numeração decimal:
- Os números que terminaram em 6 estão na linha ou na coluna?
- Qual a diferença entre os números que terminam em 6?
- Os números que começam com 6 estão na linha ou na coluna?
- Qual a diferença entre os números que começam com 6?
Atividade 2: Qual o maior número?
Objetivo
Produzir números naturais de três algarismos, a partir do conhecimento que os alunos têm sobre o valor posicional.
Planejamento
- Quando realizar?
Ao longo do semestre.
- Como organizar os alunos?
Em duplas.
- Quais os materiais necessários?
Cópia dos modelos abaixo desta postagem, números móveis.
- Qual a duração?
Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
- Distribua para cada dupla uma folha com a atividade que irão fazer. Leia com eles a consigna da atividade e certifique-se de que os alunos compreenderam o que devem fazer.
- Na atividade, os alunos precisam pensar em que posição devem colocar um terceiro algarismo de modo que o número fique o maior possível.
- Para isso eles devem discutir com o colega as diferentes posições que um algarismo pode ocupar. Algumas duplas possivelmente irão testar todas as posições possíveis de um algarismo, antes de escrevê-lo na folha. O importante é que na discussão comecem a perceber que existe a maneira de construir esses números e que não é preciso escrever todos para se conhecer o maior.
- Enquanto eles discutem a atividade, circule pela classe verificando as dúvidas que estão surgindo. Verifique também se eles conseguem perceber alguma regra para a formação dos números.
- Em seguida, socialize com a turma os números encontrados, perguntando para o grupo se há uma forma de encontrar o maior número de três algarismos, sem precisar escrever ("testar") os números em diferentes posições.
Reorganize os algarismos abaixo, incluindo o algarismo em destaque, de modo a obter o maior número de três dígitos.
Acrescente o 7 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:
52 _____________
13 _____________
80 _____________
Acrescente o 3 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:
85 _______________
24 _______________
41 _______________
Acrescente o 0 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:
24 ______________
96 ______________
99 ______________
Acrescente o 4 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:
83 _______________
25 _______________
12 _______________
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - volume 2 - páginas 207 a 211
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