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Atividade 1: Quadro de números

Objetivo
  • Buscar regularidades na escrita de números, a partir da análise da posição dos algarismos que compõem esses números dispostos em um quadro.
Planejamento

  • Quando realizar?
Ao longo do semestre.

  • Como organizar os alunos?
Individualmente.

  • Quais os materiais necessários?
Cópias do quadro de números abaixo desta postagem.

  • Qual a duração?
Cerca de 30 minutos.

Encaminhamento
  • Distribua a cópia do quadro de números com algumas lacunas, para que os alunos completem com os números que estão faltando, respondendo em seguida às questões formuladas.
  • Dê um tempo para que o aluno realize a atividade e, em seguida, forme duplas para comparação das escritas produzidas, tanto no quadro de número, quanto nas demais questões.
  • Depois, solicite as respostas com o grupo todo. Porém, proponha outras perguntas para que eles continuem percebendo regularidades do sistema de numeração decimal:
    1. Os números que terminaram em 6 estão na linha ou na coluna?
    2. Qual a diferença entre os números que terminam em 6?
    3. Os números que começam com 6 estão na linha ou na coluna?
    4. Qual a diferença entre os números que começam com 6?



    Atividade 2: Qual o maior número?

    Objetivo
    Produzir números naturais de três algarismos, a partir do conhecimento que os alunos têm sobre o valor posicional.

    Planejamento
    • Quando realizar?
    Ao longo do semestre.
    • Como organizar os alunos?
    Em duplas.
    • Quais os materiais necessários?
    Cópia dos modelos abaixo desta postagem, números móveis.
    • Qual a duração?
    Cerca de 30 minutos.

    Encaminhamento
    • Distribua para cada dupla uma folha com a atividade que irão fazer. Leia com eles a consigna da atividade e certifique-se de que os alunos compreenderam o que devem fazer.
    • Na atividade, os alunos precisam pensar em que posição devem colocar um terceiro algarismo de modo que o número fique o maior possível.
    • Para isso eles devem discutir com o colega as diferentes posições que um algarismo pode ocupar. Algumas duplas possivelmente irão testar todas as posições possíveis de um algarismo, antes de escrevê-lo na folha. O importante é que na discussão comecem a perceber que existe a maneira de construir esses números e que não é preciso escrever todos para se conhecer o maior.
    • Enquanto eles discutem a atividade, circule pela classe verificando as dúvidas que estão surgindo. Verifique também se eles conseguem perceber alguma regra para a formação dos números.
    • Em seguida, socialize com a turma os números encontrados, perguntando para o grupo se há uma forma de encontrar o maior número de três algarismos, sem precisar escrever ("testar") os números em diferentes posições.
    Reorganize os algarismos abaixo, incluindo o algarismo em destaque, de modo a obter o maior número de três dígitos.

    Acrescente o 7 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:

    52 _____________

    13 _____________

    80 _____________


    Acrescente o 3 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:

    85 _______________

    24 _______________

    41 _______________


    Acrescente o 0 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:

    24 ______________

    96 ______________

    99 ______________


    Acrescente o 4 aos algarismos abaixo de modo a obter o maior número possível:

    83 _______________

    25 _______________

    12 _______________



    Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - volume 2 - páginas 207 a 211

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