Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

NOVIDADES PARA 2016

Olá queridos amigos e seguidores!!!

Ter novidades é tudo de bom né?

Pois então vamos lá...


Criamos mais dois blogs, sendo que um deles vocês já puderam constatar que é o "Aqui tem gente feliz" onde estamos escrevendo alguns artigos desde ontem e linkando vocês para ele.

Mas o que vocês não sabem é que temos outro blog sobre curiosidades, que se chama "Curiosinautas"

Porque criamos estes dois blogs?

Primeiro porque este blog em que estamos foi criado em 2009 sem nenhum tipo de organização. Afinal, vocês ja sabem que o criei apenas para guardar minhas atividades já que eu guardava em disquetes, mas estes deixaram de existir, passei a guardar em CD's, mas por várias vezes os CD's desmagnetizavam e eu perdi tudo. Pensei então em guardar em um pendrive, mas o que usei, queimou e foram embora todas a minhas atividades.

Foi quando pensei num blog para armazenar.

Mas não tinha muita experiência, não sabia bem como fazer e simplesmente fui jogando tudo por lá...


Com a criação deste chamado "Aqui tem gente feliz" (criado ontem, 28/12/2015), estou armazenando com muito mais carinho, escrevendo para vocês, falando com vocês. Assim, espero poder ajudar mais ainda as pessoas que me procuram para encontrar uma atividade ou outra.

Peço que tenham um pouco de paciência, pois ainda tem pouquíssimas atividades, mas com o tempo e ajuda de vocês ele ficará redondinho.


A criação do "Curiosinautas" veio pois estarei com 5º ano em 2016 e eita turminha curiosa hein (risos) e por isso, desenvolver um blog falando sobre vários tipos de curiosidade irá ajudar a mim e a muitos professores que estão com turmas da mesma faixa etária, ou superior.


Portanto, peço que visitem nossos novos espaços, comentem deixando sugestões ou críticas, nos ajudem a enriquecê-los pois servirá de legado para todos nós.

Eu sou assim

Nesta atividade, nossa companheira Selma Carvalho nos sugere a atividade a seguir, porém, como sempre, colocamos um pitaco a mais nas postagens para que tenham outras formas de aplicar uma mesma atividade.

Não se esqueçam de comentar e nos dar sugestões em cada postagem, pois serão muito úteis e deixando claro que suas sugestões poderão compor parte de nossas postagens. Portanto, não deixem de comentar!!





EU SOU ASSIM

(By Selma Carvalho)

     Peça aos alunos para trazerem uma caixa de sapatos, que será transformada em caixa postal. O primeiro passo é fazer um corte horizontal em uma das laterais menores da caixa, por onde vai passar um envelope. 

     Em seguida, numere-as e determine quem será o dono de cada uma. Diga a todos que memorizem o próprio número. Depois de prontas, coloque as caixas sobre a sua mesa. Numa segunda etapa, organize um sorteio. Cada estudante vai retirar de um saquinho um número, que será o da caixa de um de seus colegas, para quem ele escreverá uma carta. A mensagem deve ser anônima. No texto, o aluno se descreve fisicamente e escreve um pouco sobre seu dia-a-dia e seus gostos. 

     O importante é dar informações suficientes para o destinatário adivinhar quem ele é e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre sua vida. Ninguém pode ver o colega depositar a carta na caixa. 


     Caso contrário, acaba o mistério sobre o remetente.


Vocês poderão acessar o blog da Selma através deste link: 


É muito bacana o blog dela!!!   



E abaixo, confira a postagem com nossas sugestões de variações dessa mesma atividade



Como é meu colega

Mais uma dinâmica muito bacana que encontramos na internet, colocamo-na na íntegra, porém, fizemos algumas variações, onde vocês poderão conferir, acompanhando a postagem completa no nosso outro cantinho: escoladegentefeliz.blogspot.com e abaixo dessa postagem vocês verão o link direto dessa postagem em nosso outro espaço.

Mais postagens como essa, procure pelo marcador: Dinâmicas de ano letivo e dinâmicas em grupo que estão ali do lado =>>>>



Esta postagem encontra-se completa em nosso novo Blog, clique aqui





Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato". Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.
 Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. 
Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem.
Faça o desenho (retrato) de todos. 
Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você.
 Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. 
Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.

É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.





Procurando um coração

 Dinâmica para início do ano


Depois de passar muitos dias em casa, brincando, jogando nas redes sociais, passeando, viajando, se divertindo e esquecendo-se das obriga
ções e afazeres da escola, o que menos se quer é iniciar as aulas já com muita correria e lições com tarefas de casa...


Por que não, então, acolher os alunos com algumas dinâmicas e atividades diferenciadas?

Escolhemos dentre algumas deste blog, algumas atividades para que você possa fazer seu aluno voltar às aulas de forma mais lúdica e prazerosa

Veja essa dinâmica atualizada e com novo layout em nosso novo Blog:

http://escoladegentefeliz.blogspot.com.br/2015/12/procurando-um-coracao.html


Material necessário para esta dinâmica: Vários corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade. Uma variação desta atividade é que você poderá escrever uma palavra atrás de cada coração, ou uma frase (já que estamos falando de um 5º ano) onde cada par de alunos deverá encontrar a outra metade da palavra ou da frase


Desenvolvimento: Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música, caminharão pela sala de aula em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem entre si.


Essa atividade deve durar no máximo 20 minutos para que não fique cansativo e exaustivo para quem encontrou seu par primeiro. Caso haja algum aluno, ou pares de alunos, com dificuldades de encontrar o par, cabe ao educador orientá-los da melhor maneira possível




 Fizemos algumas alterações.

Espero que gostem, deixem comentários para que possamos aprimorar nosso bloguinho

Já estamos em novo endereço, mas este aqui continua para vocês!!



Final de ano

Queridos amigos,

Mais um ano se finda, e eu gostaria de deixar aqui o meu muito obrigada por todos os comentários que recebi de vocês...

Gostaria de tê-los respondidos todos com mais agilidade, porém, até tento, mas a correria do dia-a-dia me impede de fazer isso com mais frequência.

Porém, ainda sim, fico muito grata pelo carinho!!!

Gostaria também de pedir, se não for abusar, rsrsrsrs, que vocês curtam nossa página no facebook, assim, ficarei muito mais motivada para postar mais atividades para vocês.

Peçam o que gostaria de ver aqui, comentem em nosso blog e também em nossa página do face...

Esse carinho e atenção de vocês me ajudarão, e muito, a me organizar com relação à horários para me dedicar mais a este cantinho que não é mais meu, e sim, NOSSO!!!


Vocês que fazem com que nosso Blog esteja crescendo, afinal, já falei aqui, que o criei apenas para guardar minhas atividades e no entanto, a função dele é maior que isso, ele serve para dar um estímulo!!!

Nossa página no FACEBOOK: https://www.facebook.com/Educando-com-amor-299213463508452/?ref=hl

Vamos lá, siga-nos lá também!!!








Desejo a todos vocês, um Natal muito abençoado e que 2016 seja um ano de vitórias para todos nós!!!

Selinhos e conquistas deste blog

Top Caneta de ouro - outubro de 2015