Objetivo
- Perceber que uma mesma situação -problema aceita diferentes dados numéricos.
- Indicar dados numéricos para uma situação e verificar se são adequados para resolvê-la.
- Perceber que números diferentes em problemas com o mesmo enunciado se resolvem com a mesma operação.
Planejamento
- Quando realizar?
- Ao longo do semestre.
- Como organizar os alunos?
- Individualmente, depois em duplas.
- Quais os materiais necessários?
- Cópias do modelo da atividade ao final desta postagem para que os alunos completem os dados numéricos dos problemas.
- Qual a duração?
- Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
- Providencie a cópia da atividade que os alunos irão fazer, para que preencham os dados numéricos que estão faltando.
- Em seguida, cada aluno deverá pensar e inserir os dados nos espaços em branco para que os problemas tenham solução.
- Em seguida, as folhas devem ser trocadas entre colegas para que um verifique se os dados colocados tornam verdadeiras as respostas dos dos problemas.
- Circule pela classe e verifique se os alunos enfrentam dificuldades para organizar os dados. Ajude-os com perguntas como: "Será que este número pode ser colocado neste espaço?", "Ele não é um número muito grande ou muito pequeno para este problema?". Solicite as discussões e algumas dúvidas que firam mais recorrentes para que todos tenham a oportunidade de pensar sobre elas.
- Essa atividade contribui para que os alunos aprendam que um mesmo problema, apesar de ter o mesmo contexto, pode ter dados numéricos diferentes. As maneiras de solucionar também podem variar, e o resultado depende dos números que são escolhidos para preencher as lacunas.
- Você pode propor este tipo de atividade muitas vezes durante o semestre, selecionando para isso outros problemas.
- Socialize as discussões e algumas dúvidas que foram mais recorrentes, para que todos tenham a oportunidade de pensar sobre elas.
Leia os enunciados abaixo e complete os espaços com números de modo que o problema possa ser resolvido.
1. Da caixa que tinha _____ bombons, Juliana deu ______ para Fernanda e _________ para Laura. Juliana ficou com 56 bombons.
2. Somando as quantias de dinheiro de Tânia, Júnior e Luísa, totaliza-se 40 reais. Tânia tem ____ reais, Júnior tem _______ reais. Então, pode-se afirmar que Luísa tem _______ reais.
3. André e Lucas fazem pipas para vender. No final da semana, André fez ____ e Lucas fez ____ pipas a mais que André. Lucas fez, então, 27 pipas.
4. Mariana tem ____ reais e ganhou de seu tio ____ reais. Ela quer comprar um brinquedo que custa ____ reais. Mariana ainda deve conseguir então 18 reais.
Bibliografia consultada
Ler e Escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - volume 02 - págs.:234/235
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