- Pensar quais são os dados imprescindíveis para que um problema seja resolvido.
- Resolver os problemas elaborados, verificando se os dados organizados são coerentes com as perguntas propostas.
Planejamento
- Quando realizar?
- Ao logo do semestre.
- Como organizar os alunos?
- Em duplas.
- Quais os materiais necessários?
- Cópias do modelo da atividade disponível ao final desta postagem.
- Qual a duração?
- Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
- Providencie a cópia do modelo de atividade para cada um dos alunos.
- Leia com os alunos os problemas e indique que em todos elas faltam dados
- Peça que os alunos leiam cada um dos problemas e complete com os dados que a julgar necessário.
- Após escrever deverá entregar os problemas reformulados para outra dupla também resolvê-los.
- As novas duplas deverá ler e resolver os problemas verificando a coerência dos dados com as questões que estão propostas.
- Enquanto isso, você pode circular pela classe e verificar se as duplas estão conseguindo realizar a tarefa. Anote as dificuldades mais recorrentes e que considere que devem ser discutidas com a classe toda.
- Socialize algumas dúvidas para que todos tenham a oportunidade de pensar sobre elas. Se houver alguma solução interessante, este também pode ser o momento para que esta informação circule entre os alunos.
- Este tipo de atividade deve ser realizada várias vezes durante o semestre, já que os alunos podem colocar em jogo o conhecimento que têm sobre a estrutura de um problema texto. Faça com que eles percebam que certas informações não podem faltar para que um problema assim se constitua.
Leia os problemas abaixo e descubra quais os dados que faltam para que possam ser resolvidos.
1. Se eu der alguns reais para Paula, ela ficará com 60 reais. Qual o dinheiro que ela tinha?
2. Das 123 folhas de papel de seda que comprei, algumas são brancas, outras vermelhas e as restantes são amarelas. Quantas são as folhas amarelas?
3. Um ônibus saiu do primeiro ponto com 42 passageiros. No segundo ponto, entraram e saíram pessoas. Qual a lotação do ônibus agora, após a segunda parada?
Bibliografia consultada
Ler e escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - Volume 02 - págs.: 236/237
Nenhum comentário:
Postar um comentário