Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

Problemas Incompletos

Objetivos

  • Pensar quais são os dados imprescindíveis para que um problema seja resolvido.
  • Resolver os problemas elaborados, verificando se os dados organizados são coerentes com as perguntas propostas.

Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Ao logo do semestre.
  • Como organizar os alunos?
  1. Em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Cópias do modelo da atividade disponível ao final desta postagem.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 40 minutos.

Encaminhamento

  • Providencie a cópia do modelo de atividade para cada um dos alunos.
  • Leia com os alunos os problemas e indique que em todos elas faltam dados
  • Peça que os alunos leiam cada um dos problemas e complete com os dados que a julgar necessário.
  • Após escrever deverá entregar os problemas reformulados para outra dupla também resolvê-los.
  • As novas duplas deverá ler e resolver os problemas verificando a coerência dos dados com as questões que estão propostas.
  • Enquanto isso, você pode circular pela classe e verificar se as duplas estão conseguindo realizar a tarefa. Anote as dificuldades mais recorrentes e que considere que devem ser discutidas com a classe toda.
  • Socialize algumas dúvidas para que todos tenham a oportunidade de pensar sobre elas. Se houver alguma solução interessante, este também pode ser o momento para que esta informação circule entre os alunos.
  • Este tipo de atividade deve ser realizada várias vezes durante o semestre, já que os alunos podem colocar em jogo o conhecimento que têm sobre a estrutura de um problema texto. Faça com que eles percebam que certas informações não podem faltar para que um problema assim se constitua.

Leia os problemas abaixo e descubra quais os dados que faltam para que possam ser resolvidos.

1. Se eu der alguns reais para Paula, ela ficará com 60 reais. Qual o dinheiro que ela tinha?

2. Das 123 folhas de papel de seda que comprei, algumas são brancas, outras vermelhas e as restantes são amarelas. Quantas são as folhas amarelas?

3. Um ônibus saiu do primeiro ponto com 42 passageiros. No segundo ponto, entraram e saíram pessoas. Qual a lotação do ônibus agora, após a segunda parada?


Bibliografia consultada

Ler e escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - Volume 02 - págs.: 236/237

Nenhum comentário:

Postar um comentário