Vídeo para aprimorar esta atividade em:
http://educacaoaindatemjeitoeuacredito.blogspot.com/2012/02/depende-de-nos.html
Depende de nós
Ivan Lins /
Vitor Martins
Depende de
nós
Quem já foi
ou ainda é criança
Que acredita
ou tem esperança
Quem faz tudo
pra um mundo melhor…
Depende de
nós
Que o circo
esteja armado
Que o palhaço
esteja engraçado
Que o riso
esteja no ar
Sem que a
gente precise sonhar…
Que os ventos
cantem nos galhos
Que as folhas
bebam orvalho
Que o Sol
descortine mais as manhãs
Depende de
nós
Se esse mundo
ainda tem jeito
Apesar de que
o homem tem feito
Se a vida
sobreviverá…
1 – Qual a ideia principal do texto?
____________________________________________________________________________________________________________
2 – Quem é responsável por um mundo melhor?
____________________________________________________________________________________________________________
3 – O que você acha que o homem tem feito, que tenha
prejudicado o mundo?
____________________________________________________________________________________________________________
4 – Qual é o sentido da expressão: se a vida sobreviverá…?
____________________________________________________________________________________________________________
Prejuízos causados pelo homem à natureza
Queimadas
A prática de realizar queimadas envolve uma série de
problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do
planeta, sendo os países subdesenvolvidos os que mais utilizam esse tipo de
recurso.
As queimadas são mais frequentes em áreas rurais que
praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na
qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o
local e preparar o solo. Esse recurso não requer investimentos financeiros.
Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para
o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o
solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes
presentes no mesmo que garante a fertilidade. Dessa forma, a fina camada da
superfície fica empobrecida e, ao decorrer de consecutivos plantios, a situação
se agrava gradativamente, resultando na infertilidade.
Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento
global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão
de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso
acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera
agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.
Depois de ler o texto sobre os prejuízos causados pelas
queimadas, responda as seguintes questões:
1 – Em que áreas as queimadas são praticadas com mais
frequência?
____________________________________________________________________________________________________________
2 – Por que provocar queimadas, do ponto de vista
agrícola é considerado uma ação negativa?
____________________________________________________________________________________________________________
3 – Por que provocar queimadas influencia o aquecimento
global?
____________________________________________________________________________________________________________
4 – Por que a queimada é uma técnica rudimentar?
____________________________________________________________________________________________________________
5 – Se sabemos que as queimadas causam infertilidade da
terra, por quê ainda se usa este tipo de técnica para preparar o solo?
____________________________________________________________________________________________________________
6 – Qual tipo de gás é liberado quando ocorrem as
queimadas?
____________________________________________________________________________________________________________
7 – Quais são os principais causadores da emissão de
gases tóxicos na superfície terrestre?
____________________________________________________________________________________________________________
Desmatamento
O desmatamento
contribui para o esgotamento das fontes de água natural prejudicando o
abastecimento, deixa o solo sem proteção das raízes das árvores que impedem a
erosão.
A terraplanagem
arranca as árvores e plantas rasteiras e corta o solo. O desmatamento ocorre
para o plantio, a criação de gado, para a comercialização de madeira, para
moradias etc.
A devastação
florestal preocupa brasileiros e ambientalistas do mundo todo, pois interfere
na fauna, destrói espécies da flora, contribui para a poluição da água, do ar,
das chuvas ácidas, do efeito estufa e a comercialização de madeiras nobres.
DESMATAMENTO: É a
derrubada de grande número der árvores.
EROSÃO: São buracos
que aparecem no solo, quando a terra sem suas árvores começa a ceder sob a
chuva e os ventos.
Quando muitas árvores são derrubadas, o solo fica desprotegido. As
plantas não nascem mais e com isso os animais que se alimentam de vegetais morrem.
Agora, responda às questões:
1 - O que é o desmatamento?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Por que a erosão vem logo após o desmatamento?
______________________________________________________________________________________________________________________________
Responda:
1 – Por que o fantasma Penadinho disse à Dona
Morte que o machado do homem era mais perigoso que a foice dela?
(A) Porque era maior que sua
foice
(B) Porque o homem era forte
(C)
Porque o
homem estava destruindo a floresta
(D)
Porque Dona
Morte estava velha
APRENDEMOS QUE:
Os animais precisam dos vegetais que lhe dão abrigo e alimento.
O desmatamento é a derrubada de grande número de árvores.
Muitas são as causas do desmatamento. As principais são: aumento de
espaço para pastagens do gado; corte de árvores para a construção de casas e de
móveis; aumento de campos para a plantação.
Com o desmatamento o solo fica pobre, os animais morrem e com isso
vem a erosão.
As erosões são feridas que aparecem na terá desprotegida, provocadas
pela chuva e pelos ventos.
Responda:
1 – Devemos fazer nossa parte para salvar o
planeta:
(A) Começando pelo país
vizinho
(B) Somente falando o que
vamos fazer
(C)
Esperando que
os outros o façam primeiro
(D)
Começando por
onde estamos, pelos nossos hábitos
Muitas pessoas falam em reflorestamento
e em combater a poluição, porém não fazem a sua parte.
· Jogam lixo nas ruas, nos rios, etc.;
· Fazem queimadas nas plantações;
· Matam animais, sem necessidade;
· Poluem o ar e a água com inseticidas; agrotóxicos etc.;
Responda:
a) Em sua cidade, existe algum lugar
cheio de árvores, onde todos passeiam? Como se chama esse lugar?
____________________________________________________________________________________________________________
Os seres vivos necessitam respirar ar puro para
viver.
b) As árvores:
( ) poluem o ar.
( ) purificam o ar.
c) Escreva o nome de uma Floresta
brasileira que está sendo destruída.
______________________________________________________
d) Escreva uma sugestão para salvar
nossas florestas da destruição.
Curiosidade: No dia 22 de abril, comemora-se o “Dia do Planeta Terra”.
A Terra é o planeta em que vivemos.
Precisamos preservá-la. Cuidar para que
não sejam destruídas suas matas, seus animais, o céu, o ar, a água. Somos parte
de tudo isso.
APRENDEMOS QUE:
O Reflorestamento é o replantio das
árvores que foram cortadas.
Com o reflorestamento, os animais que
foram embora acabam retornando assim a vida, aos poucos, vai voltando ao
lugar.
Todos nós podemos e devemos ajudar a
natureza, pois fazemos parte dela.
Se destruirmos o planeta,
destruiremos nossa própria casa.
|
Pesca predatória
A pesca predatória retira do ambiente aquático mais do
que ele consegue repor, levando a consequências desastrosas: pode limitar a
produtividade pesqueira – com impacto social – e comprometer o equilíbrio
ecológico. Dentre as atividades realizadas de forma ilegal, destacam-se as
pescas com explosivos, a pesca da lagosta com redes e a pesca do camarão em
época proibida.
Habilidades
·
D1
- Localizar as principais informações
dos textos.
·
D4
- Inferir informações implícitas em um texto.
·
D3
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão do texto.
·
D11
- Distinguir um fato da opinião relativa a este fato.
·
D8
- Estabelecer relações de causa e consequência no texto
·
D5
– Interpretar com o auxílio de material gráfico diverso (quadrinho)
·
D15
– Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido.
Orientações
para o professor:
•
Procure levar a música para cantar com a sua turma.
•
Depois de cantar, peça aos alunos que comentem com os colegas a mensagem
principal da música.
•
Promova um debate sobre o cuidado com o planeta, o meio ambiente e o papel de
cada um no respeito à natureza.
•
Proponha pesquisas em grupo sobre outras formas de prejuízo à natureza, causado
pelo homem.
•
Pense com a turma as possibilidades de reverter esse processo destrutivo,
incentivando-os a ações positivas relacionadas, por
exemplo,
à coleta seletiva de lixo, ao desperdício de alimentos, papéis etc.