Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

Descritores de Português - 5º ano

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

1. Leia o texto e responda às questões:
Poluição do solo
É na camada mais externa da superfície terrestre, chamada solo, que se desenvolvem os vegetais. Quando o solo é contaminado, tanto os cursos subterrâneos de água como as plantas podem ser envenenadas. Os principais poluentes do solo são os produtos químicos usados na agricultura. Eles servem para destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios estragos ambientais. O lixo produzido pelas fábricas e residências também pode poluir o solo. Baterias e pilhas jogadas no lixo, por exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos. Nos aterros, onde o lixo das cidades é despejado, a decomposição da matéria orgânica gera um líquido escuro e de mau cheiro chamado chorume, que penetra no solo e contamina mesmo os cursos de água que passam bem abaixo da superfície.
Almanaque Recreio. São Paulo: Abril: Almanaques CDD_056-9. 2003




      1.    No trecho “Eles servem para...”  a palavra sublinhada refere-se:
      a)   Ao solo
      b)  Ao chorume
      c)   Às plantas envenenadas
      d)  Aos produtos químicos





 Resp.: Letra D

D1 - Localizar informações explícitas em um texto


Caros amigos leitores e companheiros... 
Iniciaremos aqui uma série de várias postagens sobre os descritores de habilidades, com atividades para que possamos aplicar com nossos estimados alunos. Caso tenham alguma sugestão, além das que aqui apresentaremos, não deixe de nos comunicar. Agradecemos a ajuda, colaboração e visita de todos vocês.

Compartilhem nossas postagens para ajudar nosso espaço a crescer e nos estimular a continuar postando novas atividades.

Beijinhos da Prô Dani Freitas


Respostas:
1. Letra C
2. Letra A

O Sistema Nervoso

     Pensar, praticar esportes,tocar um instrumento, desenhar, sentir emoções, ter embranças, respirar...
     Todas as nossas atividades, pensamentos e sentimentos são controlados pelo sistema nervoso, complexo e sofisticado sistema corporal, que nos mantém vivos e nos conecta com o mundo. Por isso, precisamos cuidar bem dele.

A importância do sistema nervoso

     Com a finalidade de demonstrar a importância desse sistema, vamos usar como exemplo o lance mais decisivo de uma partida de futebol: o gol. Para ter êxito em uma jogada, o atacante precisa realizar uma série de ações integradas, todas elas controladas pelo sistema nervoso: receber informações visuais sobre a situação do jogo (como a distância e a localização do gol) , ter uma boa coordenação motora (dominar a bola, controlar a força e a direção do chute) e tomar a decisão (em frações de segundos) sobre o momento certo para finalizar a jogada.
     Mas nenhuma dessas ações poderia ser executada se o sistema nervoso não controlasse, ao mesmo tempo, os movimentos involuntários do corpo do atacante, como a frequência respiratória, os batimentos cardíacos, a produção de suor, a filtragem das substâncias tóxicas do sangue, os movimentos peristálticos etc. Note que o sistema nervoso se relaciona com os outros, interligando as diversas regiões do corpo.
     Portanto, dizemos que esse sistema interpreta os estímulos recebidos do meio externo (ambiente) e interno (do próprio corpo), decide o que é preciso ser feito e envia comandos para o corpo reagir.

Assistam ao vídeo abaixo com mais explicações sobre o assunto:


Teus amigos que não te esquecem

Objetivo para esta atividade

* Ler e entender narrativa de ficção

            Para minha avó, o cemitério é um ótimo lugar onde se pode passear tranquilamente.
Todos os domingos ela passeia por lá e se dedica a ler as inscrições dos túmulos (coisas terríveis, do tipo "Não te esquecemos", "Descanso eterno" ou "Teu amado esposo e filhos rezam sempre pela tua alma"). Comentava estes epitáfio como se fossem manchetes de revistas e se sentia como peixe fora d'água. Mas é preciso compreender que a maior parte dos amigos de minha avó está ali ("descansando em paz", como ela diz), de modo que ela não pode ter medo da sua... como dizer? Suas futuras companhias.
             Quando às vezes lhe fazemos acusações de morbidez, ela se defende, nos fazendo recordar com razão que no cemitério não há desocupados com motos ruidosas nem papeis espalhados pelo chão, nem garotas faendo escândalos com risadas tolas. Além disso, minha avó fica encantada com flores, e o cemitério está cheio delas levadas pelas famílias dos mortos às suas tumbas.
            Algumas vezes minha avó traz um ramo pra casa.
            Eu detesto que ela faça isso (você gostaria de ter flores de mortos na sala?) e se a condeno é porque não conheço nenhuma outra avó de meus amigos que faça algo parecido, mas ela responde que é uma pena que se estraguem ali, no sereno, e que de qualquer maneira só colhe as dos túmulos mais ricos, que têm muitas e que ficam igualmente secas. (Eu creio que no fundo ela tem um pouco de inveja de saber que nunca terá um túmulo grande e coberto de flores por onde poderia passear eternamente).
            No domingo passado ficou jogando cartas com as amigas (que ainda estão vivas), se atrasou e ficou um pouco tarde, e quando a acompanhei ao cemitério estava começando a anoitecer. tentei convencê-la de que era melhor deixar para outra semana porque achava falta de respeito incomodar os mortos àquela hora.
            __ Nem pense nisso! - respondeu minha avó. - Os primeiros domingos do mês são os melhores. as pessoas acabam de receber seus salários e trazem ramos maiores e mais bonitos. Não posso perder isso.
            Quando chegamos, o coveiro (velho amigo de minha avó, já que se viam muito) estava fechando o portão. Eu me senti salvo, mas não contava com a mútua confiança que tinham. Minha avó insistiu e ele deixou a chave, pedindo que fechasse o cadeado ao sair e que escondesse a chave sob determinada pedra.
            As coisas sempre podem sair pior do que se imagina, mas... Eu e minha avó estávamos sós no cemitério, às sete da noite, e começou a chover a cântaros; fomos obrigados a nos refugiar no primeiro jazigo com cobertura que encontramos.
            Fiquei olhando a chuva com desgosto, enquanto minha avó inspecionava o jazigo. Pensei tê-la ouvido murmurar alguma coisa feia (ela frequentemente fala sozinha), mas não dei importância porque a única vez que eu disse alguma coisa, me respondeu que os velhos têm direito de fazer o que quiserem sem medo de cair no ridículo; que a todo mundo parece normal que um velho fale pelas paredes, e o terrível seria se eu falasse, porque me tomariam por louco.
            Agora eu estava muito entediado e não tinha nenhuma graça continuar ali. Mas minha avó falava sozinha sem parar.
            Voltei-me para pedir-lhe que se calasse quando vi com espanto que não estava falando só, mas sim com um morto bem morto, branco e meio decomposto, cuja visão me gelou o sangue nas veias.
            Peguei uma pedra no chão e o ameacei na tentativa de atrair minha avó para junto de mim para que ficasse a salvo, mas ela me olhou como se eu tivesse perdido o juízo.
          __ Mas o que você está fazendo, João? - me perguntou. - Tenha um pouco de educação senão o Sebastião pode se assustar.
          Tinha graça! Eu é que ia assustar aquele ser repugnante!... E ele... na verdade é que me olhava muito transtornado, como se não entendesse por que eu havia de querer golpeá-lo. Então minha avó nos apresentou formalmente.
            __ Sebastião, este jovenzinho impulsivo é meu neto João. João, este é Sebastião, um velho, muito velho amigo.
            O cadáver me estendeu a mão (coisa que me deu bastante nojo), mas eu a retirei e... não sei nem como me vi descendo a cripta do jazigo, onde uma quantidade de anciões mortos (todos "velhos" conhecidos de minha avó) estavam reunidos alegremente, dançando sobre as lápides como se fossem uns jovens e não veneráveis esqueletos.
            Esta que é a parte boa em estar morto, diziam, não sentimos as dores da artrite, não nos cansamos e não temos que nos arrumar para sair.
            Quando parou a chuva, percorremos o cemitério, enfeitado com as melhores coroas da temporada. "Teus amigos que não te esquecem", dizia a faixa que uma caveira passou sobre a cabeça de minha avó como se fosse um colar. Eu ganhei um grande buquê de flores (uma homenagem por ser o mais jovem da festa) e a ela recomendaram que morresse logo para que não precisasse ir clandestinamente às reuniões.
            Depois daquela noite, quando vejo filmes de terror não posso deixar de rir. Meus amigos pensam que sou um sujeito duro e um pouco estranho, que não se deixa impressionar por nada. Se eles soubessem...

Múmias e outros mortos. Maria Mañeru. Rio de Janeiro: Record, 2002. p 38-44


A breve Biografia desta autora, será postada em outro momento. Assim que o for, deixaremos o link aqui para que se possa acessar. Pedimos que aguardem.


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. A história é narrada em 1ª ou 3ª pessoa? Qual a primeira palavra do texto que comprova sua resposta?
_________________________________________________________________________________

2. Quem é esse narrador?
_________________________________________________________________________________

3. Releia o trecho:

Todos os domingos ela passeia por lá e se dedica a ler as inscrições dos túmulos (coisas terríveis, do tipo "Não te esquecemos", "Descanso eterno" ou "Teu amado esposo e filhos rezam sempre pela tua alma").

Agora responda:

a) Qual é a função das aspas nas frases?
______________________________________________________________________________

b) A quem essas frases são dirigidas?
______________________________________________________________________________

c) O narrador chama as inscrições dos túmulos de "coisas terríveis". Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Por que o narrador afirma que os mortos visitados seriam as "futuras companhias" da avó?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. No sexto parágrafo, o narrador conta que a avó ficou jogando catas com as amigas "que ainda estão vivas". Interprete o trecho marcado pelas aspas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Justifique o título do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. No texto, qual a função dos vários trechos entre parênteses?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. No final do segundo parágrafo, as reticências (...) interrompe a frase, indicando que o narrador

a) não tinha intenção de terminar a frase
b) foi subitamente interrompido em sua fala
c) ficou em dúvida sobre como se expressar
d) não desejava continuar a história

8. Marque a alternativa que, no contexto, apresenta o significado do adjetivo "repugnante", utilizado no 16º parágrafo

a) decomposto
b) nojento
c) transtornado
d) ameaçador

9. Releia o segundo parágrafo. Nele, "epitáfio" significa:

a) vaso de flor em túmulo
b) manchete de revista
c) inscrição em laje de túmulo
d) oração para os mortos
















Respostas:


1. A história é narrada em 1ª pessoa. A palavra é minha

2. O narrador é um menino chamado João.

3. a) É indicar que as frases são citações.
b) Aos mortos que jazem nos túmulos.
c) Talvez por ele ser muito jovem para morrer, ou, por se comover com a dor causada pela perda dos entes queridos.
d) Porque depois de morta, seria enterrada no mesmo cemitério onde eles jaziam.

4. Além das amigas vivas, a avó tinha amizade com os mortos que visitavam no cemitério.

5. É a frase escrita na faixa que a caveira passou por cima da cabeça da avó.

6. Indicar explicações ou reflexões do narrador.

7. Alternativa C

8. Alternativa B

9. Alternativa C

Visitem nossa página no facebook



Para todos que desejam nos encontrar mais facilmente, estamos no facebook, com nossas postagens.

https://www.facebook.com/educandocomamor1/

Ficaremos honrados com suas curtidas

Enfim... ULTRAPASSAMOS A MARCA

Queridos, boa noite

Enfim, ultrapassamos a marca de 1,000,000 de visualizações em nosso espaço.

Vocês não fazem ideia do quanto isso me deixa satisfeita, pois sei que nosso espaço está ajudando muitas pessoas!!

Como prometido em postagem anterior, esta é a postagem da promoção (vide regras => 
http://professoradanielafreitas.blogspot.com.br/2016/02/rumo-um-milhao-de-visualizacoes.html)

Para que possam ser homenageados, será necessário cumprir a regra...

E entraremos em contato para que o ganhador da promoção possa receber seu produto!!


Obrigada a todos pelos e-mails, pelo carinho que todos tem conosco!!


Prof. Dani Freitas

Estou muito sem tempo de acessar o blog ultimamente, apesar de querer muito, mas em breve isso deixará de ser um problema...

Oportunidade!!

Olá queridos leitores, 

Qualquer momento podemos fazer de uma oportunidade.

A grande maioria de vocês sabem que trabalho com a empresa UP! Essência, vendo produtos para obter uma renda extra.

Mas ela lançou uma promoção fantástica que mesmo eu não obtendo lucro sobre as vendas achei interessante passar para vocês.

Dia 08 de março, além do dia Internacional da Mulher, também foi aniversário de 9 anos da empresa e de presente, ela oferece a seus cliente a oportunidade de comprar os produtos que já usam com até 50% de desconto.

Que tal comprar um perfume de R$ 104,00 reais por apenas R$52,00?

Show!!! 

Para isso, é necessário fazer um cadastro gratuito o quanto antes (cadastre-se aqui) e fazer seu pedido a empresa até 31 de março de 2016.

Você poderá receber seus produtos em casa (terá frete) ou ir diretamente buscar em um CD (Centro de distribuição) mais perto de você.

Aproveite, pois é por tempo limitado!!!




Estamos de volta!!!

Olá queridos amigos e leitores,

Por problemas técnicos com nosso provedor de Banda Larga, não citarei nomes por questões éticas, ficamos sem internet e telefone. De forma que nos impossibilitou de responder todos os e-mails e mensagens em tempo hábil.

Estávamos já iniciando algumas postagens solicitada. Nos desculpem pela demora, mas apenas hoje, a operadora de telefonia em questão resolveu nosso problema e aos poucos voltaremos aos nossos trabalhos.



Agradecemos ao carinho de todos que acessaram nosso espaço, mesmo conosco fora dele.


Um super carinho e um super beijo da

Professora Dani Freitas

Alunos prendados

Pessoal, gostaria de compartilhar a ideia com vocês!!!

Ano passado, um grupo de alunas me procurou para falar que estavam criando um jornal para a escola... E já tinha até nome... Na verdade, creio que foi mais uma comunicação que uma opinião, pois já haviam se dividido para que cada uma fizesse uma parte neste projeto. Pensam que era apenas da minha sala? hahahaha!!! Quem pensou, se enganou... Havia alunas de duas salas juntas.

Fiquei muito feliz em saber disso, mas infelizmente, o ano estava quase no fim. Como retomei o ano letivo com a mesma turma, os incentivei a escrever muito e para tanto, usaria o Jornal Escola Educativa, que é o jornal em questão, para criar um blog. Neste, os autores são os aluninhos do 5º ano D, minha turminha.

Ficaram muito felizes com a notícia... Vamos ir desenvolvendo alguns trabalho e ao longo do ano irei postar aqui, tudo o que for acontecendo lá. A primeira postagem, eu fiz, para que eles pudessem analisar como produzir um texto sobre algum assunto ou tema que esteja envolvido.


Ainda não tem quase nada lá... Mas estou dividindo essa alegria com vocês, pois irá servir muito para as crianças, uma vez que eles são da geração da internet!!!

Rumo à um milhão de visualizações

Queridos amigos leitores,

Estamos prestes a alcançar a meta de 1.000.000 de visualizações.

Assim que essa marca ocorrer, teremos o maior orgulho e seremos gratos a vocês, que nos acompanham!!!

Faremos um post, relacionado à essa marca histórica de nosso Blog e o primeiro a comentar, iremos fazer um post especial dedicado a este comentário. Se for um amigo ou amiga blogueira, deixe o endereço do blog em seu comentário pois iremos até lá para buscar o link do seu blog e deixar registrado aqui, em agradecimento ao carinho de vocês.

Gostaria de poder presentear cada um de vocês, mas não será possível, portanto, não esqueça de dar uma olhadinha aqui todos os dias, pois pode ser que essa marca chegue o mais rápido que estamos imaginando, já que só hoje, até o momento, estamos com mais de 1.800 views...

Isso porque não havia postado nada aqui e ninguém recebeu nenhuma novidade de hoje em seus e-mails...


Vamos torcer... Quero poder homenagear esse carinho.
E mais!!!

O leitor homenageado, ganhará um creme hidratante para as mãos, uma vez que muitos de nós, já que a maioria daqui somos professores, e, sofremos ainda com os antigos quadro-negros e seus gizes que agridem severamente nossa pele e sistema respiratório. (E isso não é drama!!! Quem tem rinite, por exemplo, assim como eu, sabe bem do que estou falando (rsrsrsrs).