Pensar, praticar esportes,tocar um instrumento, desenhar,
sentir emoções, ter embranças, respirar...
Todas as nossas atividades, pensamentos e sentimentos são
controlados pelo sistema nervoso, complexo e sofisticado sistema corporal, que
nos mantém vivos e nos conecta com o mundo. Por isso, precisamos cuidar bem
dele.
A importância do sistema nervoso
Com a finalidade de demonstrar a importância desse sistema,
vamos usar como exemplo o lance mais decisivo de uma partida de futebol: o gol.
Para ter êxito em uma jogada, o atacante precisa realizar uma série de ações integradas, todas elas controladas pelo sistema nervoso: receber informações visuais sobre a situação do jogo (como a distância e a localização do gol) , ter uma boa coordenação motora (dominar a bola, controlar a força e a direção do chute) e tomar a decisão (em frações de segundos) sobre o momento certo para finalizar a jogada.
Mas nenhuma dessas ações poderia ser executada se o sistema nervoso não controlasse, ao mesmo tempo, os movimentos involuntários do corpo do atacante, como a frequência respiratória, os batimentos cardíacos, a produção de suor, a filtragem das substâncias tóxicas do sangue, os movimentos peristálticos etc. Note que o sistema nervoso se relaciona com os outros, interligando as diversas regiões do corpo.
Portanto, dizemos que esse sistema interpreta os estímulos recebidos do meio externo (ambiente) e interno (do próprio corpo), decide o que é preciso ser feito e envia comandos para o corpo reagir.
Assistam ao vídeo abaixo com mais explicações sobre o assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário