Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

Depende de nós

Vídeo para aprimorar esta atividade em:
http://educacaoaindatemjeitoeuacredito.blogspot.com/2012/02/depende-de-nos.html




Depende de nós
Ivan Lins / Vitor Martins

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor…

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar…

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalho
Que o Sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar de que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá…







1 – Qual a ideia principal do texto?
____________________________________________________________________________________________________________

2 – Quem é responsável por um mundo melhor?
____________________________________________________________________________________________________________

3 – O que você acha que o homem tem feito, que tenha
prejudicado o mundo?
____________________________________________________________________________________________________________

4 – Qual é o sentido da expressão: se a vida sobreviverá…?
____________________________________________________________________________________________________________



Prejuízos causados pelo homem à natureza

Queimadas
 
A prática de realizar queimadas envolve uma série de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, sendo os países subdesenvolvidos os que mais utilizam esse tipo de recurso.
As queimadas são mais frequentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo. Esse recurso não requer investimentos financeiros.
Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes presentes no mesmo que garante a fertilidade. Dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e, ao decorrer de consecutivos plantios, a situação se agrava gradativamente, resultando na infertilidade.
Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.



Depois de ler o texto sobre os prejuízos causados pelas queimadas, responda as seguintes questões:


1 – Em que áreas as queimadas são praticadas com mais frequência?
____________________________________________________________________________________________________________

2 – Por que provocar queimadas, do ponto de vista agrícola é considerado uma ação negativa?
____________________________________________________________________________________________________________

3 – Por que provocar queimadas influencia o aquecimento global?
____________________________________________________________________________________________________________

4 – Por que a queimada é uma técnica rudimentar?
____________________________________________________________________________________________________________

5 – Se sabemos que as queimadas causam infertilidade da terra, por quê ainda se usa este tipo de técnica para preparar o solo?
____________________________________________________________________________________________________________

6 – Qual tipo de gás é liberado quando ocorrem as queimadas?
____________________________________________________________________________________________________________

7 – Quais são os principais causadores da emissão de gases tóxicos na superfície terrestre?
____________________________________________________________________________________________________________



Desmatamento
O desmatamento contribui para o esgotamento das fontes de água natural prejudicando o abastecimento, deixa o solo sem proteção das raízes das árvores que impedem a erosão.
A terraplanagem arranca as árvores e plantas rasteiras e corta o solo. O desmatamento ocorre para o plantio, a criação de gado, para a comercialização de madeira, para moradias etc.
A devastação florestal preocupa brasileiros e ambientalistas do mundo todo, pois interfere na fauna, destrói espécies da flora, contribui para a poluição da água, do ar, das chuvas ácidas, do efeito estufa e a comercialização de madeiras nobres.

DESMATAMENTO: É a derrubada de grande número der árvores.
EROSÃO: São buracos que aparecem no solo, quando a terra sem suas árvores começa a ceder sob a chuva e os ventos.

Quando muitas árvores são derrubadas, o solo fica desprotegido. As plantas não nascem mais e com isso os animais que se alimentam de vegetais morrem.

Agora, responda às questões:
1 -  O que é o desmatamento?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Por que a erosão vem logo após o desmatamento?
______________________________________________________________________________________________________________________________




 Responda:
1 – Por que o fantasma Penadinho disse à Dona Morte que o machado do homem era mais perigoso que a foice dela?
(A)         Porque era maior que sua foice
(B)         Porque o homem era forte
(C)               Porque o homem estava destruindo a floresta
(D)               Porque Dona Morte estava velha


APRENDEMOS QUE:

Os animais precisam dos vegetais que lhe dão abrigo e alimento.
O desmatamento é a derrubada de grande número de árvores.
Muitas são as causas do desmatamento. As principais são: aumento de espaço para pastagens do gado; corte de árvores para a construção de casas e de móveis; aumento de campos para a plantação.
Com o desmatamento o solo fica pobre, os animais morrem e com isso vem  a erosão.
As erosões são feridas que aparecem na terá desprotegida, provocadas pela chuva e pelos ventos.




Responda:
1 – Devemos fazer nossa parte para salvar o planeta:
(A)         Começando pelo país vizinho
(B)         Somente falando o que vamos fazer
(C)               Esperando que os outros o façam primeiro
(D)               Começando por onde estamos, pelos nossos hábitos


Muitas pessoas falam em reflorestamento e em combater a poluição, porém não fazem a sua parte.
·        Jogam lixo nas ruas, nos rios, etc.;
·        Fazem queimadas nas plantações;
·        Matam animais, sem necessidade;
·        Poluem o ar e a água com inseticidas; agrotóxicos etc.;

Responda:

a) Em sua cidade, existe algum lugar cheio de árvores, onde todos passeiam? Como se chama esse lugar?
____________________________________________________________________________________________________________

Os seres vivos necessitam respirar ar puro para viver.



b) As árvores:
(   ) poluem o ar.
(   ) purificam o ar.

c) Escreva o nome de uma Floresta brasileira que está sendo destruída.
______________________________________________________

d) Escreva uma sugestão para salvar nossas florestas da destruição.







 Curiosidade: No dia 22 de abril, comemora-se o “Dia do Planeta Terra”.

A Terra é o planeta em que vivemos.
Precisamos preservá-la. Cuidar para que não sejam destruídas suas matas, seus animais, o céu, o ar, a água. Somos parte de tudo isso.

APRENDEMOS QUE:
O Reflorestamento é o replantio das árvores que foram cortadas.
Com o reflorestamento, os animais que foram embora acabam retornando assim a vida, aos poucos, vai voltando ao lugar.
Todos nós podemos e devemos ajudar a natureza, pois fazemos parte dela.
Se destruirmos o planeta, destruiremos nossa própria casa.


Pesca predatória
A pesca predatória retira do ambiente aquático mais do que ele consegue repor, levando a consequências desastrosas: pode limitar a produtividade pesqueira – com impacto social – e comprometer o equilíbrio ecológico. Dentre as atividades realizadas de forma ilegal, destacam-se as pescas com explosivos, a pesca da lagosta com redes e a pesca do camarão em época proibida.

Habilidades
·        D1 -  Localizar as principais informações dos textos.
·        D4 - Inferir informações implícitas em um texto.
·        D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão do texto.
·        D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a este fato.
·        D8 - Estabelecer relações de causa e consequência no texto
·        D5 – Interpretar com o auxílio de material gráfico diverso (quadrinho)
·        D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.










Orientações para o professor:
• Procure levar a música para cantar com a sua turma.
• Depois de cantar, peça aos alunos que comentem com os colegas a mensagem principal da música.
• Promova um debate sobre o cuidado com o planeta, o meio ambiente e o papel de cada um no respeito à natureza.
• Proponha pesquisas em grupo sobre outras formas de prejuízo à natureza, causado pelo homem.
• Pense com a turma as possibilidades de reverter esse processo destrutivo, incentivando-os a ações positivas relacionadas, por
exemplo, à coleta seletiva de lixo, ao desperdício de alimentos, papéis etc.

2 comentários:

  1. excelente atividade! só sugiro anexar os códigos alfanuméricos das habilidades de cada ano específico. Fica mais fácil do professor elaborar mais estratégias diversificadas a partir dessa sequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu feedback. Se observar hoje, estamos atualizando nossas postagens para deixar as atividades mais fluidas para vocês poderem utilizar de forma mais tranquila...

      Excluir