Plano
de Ensino Bimestral
Termo
I
Professora:
Daniela da Silva Freitas
1°
Bimestre
Língua
Portuguesa
Eixo
a ser trabalhado: “Apropriação do sistema de escrita”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Fevereiro
·
D1 – Diferenciar letras de outros sinais
gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de
representação;
·
D2 – Identificar letras do alfabeto;
Março
·
D3 – Reconhecer palavras como unidade
gráfica;
Abril
·
D4 – Distinguir diferentes tipos de letras.
Matemática
Eixo
a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e
operações/álgebra e funções”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Fevereiro
·
D1 – Identificar a localização/movimentação
de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas;
·
D2 – Identificar propriedades comuns e
diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras
tridimensionais com suas planificações;
Março
·
D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando
unidades de medidas convencionais ou não;
·
D7 – Resolver problemas significativos
utilizando unidades de medidas padronizadas como km, m, cm, mm / kg, g, mg / l,
ml;
Abril
·
D13 – Reconhecer e utilizar caracterísitcas
do sistema decimal, tais como agrupamentos e troca na base 10 e princípio do
valor posicional;
·
D14 – Identificar a localização de números
naturais na reta numérica;
·
D15 – Reconhecer a decomposição de números
naturais nas suas diversas ordens;
2°
Bimestre
Língua
Portuguesa
Eixo
a ser trabalhado: “Apropriação do sistema de escrita” e “Leitura”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Maio
·
D5 – Identificar sílabas de palavras ouvidas
e/ou lidas;
·
D6 – Identificar relações fonema/grafema
(som/letra).
Junho / Julho
·
D7 – Ler palavras;
·
D8 – Localizar informações em textos;
·
D9 – Inferir informação.
Matemática
Eixo
a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e
operações/álgebra e funções”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Maio
·
D3 – Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de
àngulos;
·
D4 – Identificar quadriláteros observando as
posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
Maio / Junho
·
D8 – Estabelecer relações entre unidades de
medidas de tempo;
·
D9 – Estabelecer relações entre horário de
início e término e/ou o intervalo de duração de um evento ou acontecimento;
Junho / Julho
·
D16 – Reconhecer a composição e a
decomposição de números naturais em sua forma polinomial;
·
D17 – Calcular o resultado de uma adição ou
subtração de números naturais.
3°
Bimestre
Língua
Portuguesa
Eixo
a ser trabalhado: “Leitura”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Agosto
·
D10 – Identificar assunto de um texto lido ou
ouvido;
·
D11 – Antecipar assunto do texto com base em
título, subtítulo, imagens;
Setembro
·
D12 – Identificar a finalidade do texto pelo
reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas;
·
D13 – Reconhecer a ordem alfabética.
Matemática
Eixo
a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Agosto
·
D4 – Identificar quadriláteros observando as
posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
·
D10 – Num problema, estabelecer trocas entre
cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores;
Setembro
·
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação
de medidas dos lados do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras
poligonais usando malhas quadriculadas;
·
D11 – Resolver problemas envolvendo o cálculo
do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;
4°
Bimestre
Língua
Portuguesa
Eixo
a ser trabalhado: “Leitura” e “Escrita”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Outubro
·
D14 – Estabelecer relações entre a
continuidade temática;
·
D15 – Escrever palavras;
Novembro / Dezembro
·
D16 – Escrever frases;
·
D17 – Escrever textos.
Matemática
·
Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” ,
“Grandezas e medidas”.
·
Descritores a ser trabalhados durante este
bimestre:
Outubro
·
D12 – Resolver problemas envolvendo o cálculo
ou estimativa de área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;
Novembro / Dezembro
·
D27 – Ler informações e dadeos apresentados
em tabelas;
·
D28 – Ler informações e dados apresentados em
gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
NATUREZA
E SOCIEDADE
Temos
como objetivos que os educandos sejam capazes de:
·
Reconhecer a si próprio e seus pares enquanto
portadores e produtores de cultura, dotados de capacidade de ampliar seu
universo de conhecimento, valores e meios de expressão;
·
Localizar nos mapas políticos do Brasil e do
estado, municípios de origem e de moradia atual;
·
Conhecer vários documentos de identificação
pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, RG, título eleitor etc);
·
Observar, descrever e desenhar croquis de
espaços geográficos conhecidos (ligar de origem, de moradia e trabalho, entorno
da escola etc) empregando símbolos e legendas;
·
Identificar os principais órgãos de
administração e serviços (públicos, privados e comunitários) da região,
conhecer suas funções, analisando sua qualidade e formulando sugestões para sua
melhoria;
·
Problematizar fatos observados cotidianamente,
interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão;
·
Reconhecer e valorizar seu próprio saber
sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e
compartilhá-lo;
·
Conhecer aspectos básicos da organização
política do Brasil, os direitos e deveres do cidadão, identificando formas de
consolidar e aprofundar a democracia no país;
·
Buscar informações em diferentes fontes,
processá-las e analisá-las criticamente;
·
Interessar-se pelas ciências e pelas artes
como forma de conhecimento, interpretação e expressão dos homens sobre si mesmo
e sobre o mundo que nos cerca;
·
Valorizar a vida e sua qualidade como bens
pessoais e coletivos, desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde, à
sexualidade e à educação das gerações mais novas;
·
Reconhecer o caráter dinâmico da cultura,
valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais, reconhecer e
respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira;
·
Compreender as relações que os homens
estabelecem com os demais elementos da natureza e desenvolve atitudes positivas
com relação à preservação do meio ambiente, analisando aspectos da Geografia do
Brasil.
CONTEÚDO
O
educando e seu lugar de vivência
·
A identidade do educando
·
O centro educativo
·
Espaço e vivência
Cultura
e diversidade cultural
· Cultura
· Diversidade
cultural da sociedade brasileira
· Expressões
artísticas
· Meios
de comunicação de massa
O
homem e o meio ambiente
· Ecossistemas
e ciclos naturais
· Problemas
ambientais
· Das
zonas rurais e urbanas
· O
Planeta Terra
As
atividades produtivas e as relações sociais
· Trabalho,
tecnologia e emprego
· Relações
de trabalho na História do Brasil
Cidadania
e Participação
· Os
Estados Brasileiros
· Direitos
civis, políticos e sociais
· Organização
e participação da sociedade
ARTES
O que se espera do aluno:
·
Experimentar e explorar as possibilidades de
cada linguagem artística;
·
Compreender e utilizar a arte como linguagem,
mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a
imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar
e fruir produções artísticas;
·
Experimentar e conhecer materiais,
instrumentos e procedimentos artísicos diversos em Arte (artes visuais, dança,
música, teatro), de modo a utilizá-los em trabalhos pessoais, identificá-los e
interpretá-los na apreciação e contextualizá-los culturalmente;
·
Construir uma relação de autoconfiança com a
produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria
produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas;
·
Identificar, relacionar e compreender a arte
como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecndo,
respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as
demais do patrimônio cultural e do universo cultural e natural, identificando a
existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes
grupos;
·
Observar as relações entre a arte e a leitura
da realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade,
exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de
modo sensível;
·
Identificar, relacionar e compreender os
diferentes âmbitos da arte, do trabalho e da produção dos artistas;
·
Identificar, investigar e organizar
informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos
artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas
e etnias;
·
Pesquisar e saber organizar informações sobre
arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e
informação.
CONTEÚDO
·
Artes visuais
·
Músicas
·
Dança
·
Teatro
PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS
O professor deve intencionalmente, favorecer
situações reais de comunicação que estimulem o desenvolvimento da oralidade:
·
Abrir espaços de conversa, onde os alunos
narrem fatos que aconteceram no dia a dia;
·
Formular perguntas cujas respostas exijam do
aluno manisfestação de opiniões ou compreensão do conteúdo abordado;
·
Convidar constantemente os alunos a
expressarem suas dúvidas oralmente;
·
Convidar os alunos a fazerem intervenções na
fala dos outros, complementando ou contrapondo opiniões;
·
Organizar debates sobre temas escolhidos;
·
Leituras em voz alta, a título de desinibição
em sua desenvoltura e para apropriação do sistema de pontuação e leitura;
·
A escuta de leitura em voz alta do professor
ou qualquer outro leitor fluente é uma prática pedagógica valiosa desde os
estágios iniciais de alfabetização.
AVALIAÇÃO
A avaliação será paralela e continuada, pois
será observado o desenvolvimento das atividades levado em consideração aquilo
que o educando trouxe de legado e o que ele apresenta a partir de então.
A aferição do aprendizado adquirido pelos
educandos não se dará especificamente através de folhas impressas, tendo em
vista que o conhecimento de mundo que vai se obtendo através de estudos não se limitam
em apenas escritas em folhas de papel e sim através de um comportamento e
atitudes, além de pensamentos, que passam a serem diferenciadas a partir de um
objetivo proposto atingido
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (Materiais e
humanos)
Papelaria em geral, material dourado (ou para
recursos de trocas de valores, outros materiais que forem necessários),
laboratório de informática, sala de vídeo, biblioteca, livros e textos
pré-selecionados, passeios culturais e/ou de lazer, jogos pedagógicos como: dominó,
bingo etc., dinâmicas em grupo, debates, jogos teatrais entre outros que
porventura forem necessários.
Plano
de Ensino Bimestral
Termo
II
Professora:
Daniela da Silva Freitas
1°
Bimestre
Língua
Portuguesa
Eixo
a ser trabalhado: “Procedimentos de Leitura”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Fevereiro
·
D1 – Localizar informações explícitas em um
texto;
·
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão;
Março
·
D4 – Inferir uma informação implícita;
·
D6 – Identificar o tema de um texto;
Abril
·
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Matemática
Eixo
a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e
operações/álgebra e funções”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Fevereiro
·
D1 – Identificar a localização/movimentação
de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas;
·
D2 – Identificar propriedades comuns e
diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras
tridimensionais com suas planificações;
Março
·
D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando
unidades de medidas convencionais ou não;
·
D7 – Resolver problemas significativos
utilizando unidades de medidas padronizadas como km, m, cm, mm / kg, g, mg / l,
ml;
Abril
·
D13 – Reconhecer e utilizar caracterísitcas
do sistema decimal, tais como agrupamentos e troca na base 10 e princípio do
valor posicional;
·
D14 – Identificar a localização de números
naturais na reta numérica;
·
D15 – Reconhecer a decomposição de números
naturais nas suas diversas ordens;
2°
Bimestre
Língua
Portuguesa
Eixo
a ser trabalhado: “Implicações do suporte, do gênero e/ou Enunciador na
Compreensão do texto”, “Relação entre textos”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Maio
·
D5 – Interpretar com auxílio de material
gráfico diverso (propaganda, quadrinho, foto etc;
·
D9 – Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros.
Junho / Julho
·
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar
uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das
condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Matemática
Eixo
a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e
operações/álgebra e funções”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Maio
·
D3 – Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de
àngulos;
·
D4 – Identificar quadriláteros observando as
posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
Maio / Junho
·
D8 – Estabelecer relações entre unidades de
medidas de tempo;
·
D9 – Estabelecer relações entre horário de
início e término e/ou o intervalo de duração de um evento ou acontecimento;
Junho / Julho
·
D16 – Reconhecer a composição e a
decomposição de números naturais em sua forma polinomial;
·
D17 – Calcular o resultado de uma adição ou
subtração de números naturais.
3°
Bimestre
Língua
Portuguesa
Eixo
a ser trabalhado: “Coerência e coesão no processamento do texto”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Agosto
·
D2 – Estabelecer relações entre partes de
umtexto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto;
·
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo
e os elementos que constroem a narrativa;
Setembro
·
D8 – Estabelecer relação causa/consequência
entre partes e elementos do texto;
·
D12 – Esabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Matemática
Eixo
a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e
operações / álgebra e funções.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Agosto
·
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação
de medidas dos lados do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras
poligonais usando malhas quadriculadas;
·
D10 – Num problema, estabelecer trocas entre
cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores;
·
D11 – Resolver problemas envolvendo o cálculo
do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;
Setembro
·
D18 – Calcular o resultado de uma
multiplicação ou divisão de números naturais;
·
D19 – Resolver problemas com números
naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar,
alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma
transformação (positiva ou negativa);
·
D20 – Resolver problemas com números
naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão:
multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular
e combinatória;
·
D21 – Identificar diferentes representações
de um número racional;
4°
Bimestre
Língua
Portuguesa
Eixo
a ser trabalhado: “Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido” e
“Variação Linguística”.
Descritores
a ser trabalhados durante este bimestre:
Outubro
·
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor
em textos variados;
·
D14 – Identificar o efeito decorrente do uso
da pontuação e de outras notações;
Novembro / Dezembro
·
D10 – Identificar as marcas liguísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Matemática
·
Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” ,
“Grandezas e medidas”.
·
Descritores a ser trabalhados durante este
bimestre:
Outubro
·
D12 – Resolver problemas envolvendo o cálculo
ou estimativa de área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;
·
D23 – Resolver problema utilizando escrita
decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro;
Novembro / Dezembro
·
D27 – Ler informações e dadeos apresentados
em tabelas;
·
D28 – Ler informações e dados apresentados em
gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
NATUREZA
E SOCIEDADE
Temos
como objetivos que os educandos sejam capazes de:
·
Reconhecer a si próprio e seus pares enquanto
portadores e produtores de cultura, dotados de capacidade de ampliar seu
universo de conhecimento, valores e meios de expressão;
·
Localizar nos mapas políticos do Brasil e do
estado, municípios de origem e de moradia atual;
·
Conhecer vários documentos de identificação
pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, RG, título eleitor etc);
·
Observar, descrever e desenhar croquis de
espaços geográficos conhecidos (ligar de origem, de moradia e trabalho, entorno
da escola etc) empregando símbolos e legendas;
·
Identificar os principais órgãos de
administração e serviços (públicos, privados e comunitários) da região,
conhecer suas funções, analisando sua qualidade e formulando sugestões para sua
melhoria;
·
Problematizar fatos observados
cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de
sua visão;
·
Reconhecer e valorizar seu próprio saber
sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e
compartilhá-lo;
·
Conhecer aspectos básicos da organização
política do Brasil, os direitos e deveres do cidadão, identificando formas de
consolidar e aprofundar a democracia no país;
·
Buscar informações em diferentes fontes,
processá-las e analisá-las criticamente;
·
Interessar-se pelas ciências e pelas artes
como forma de conhecimento, interpretação e expressão dos homens sobre si mesmo
e sobre o mundo que nos cerca;
·
Valorizar a vida e sua qualidade como bens
pessoais e coletivos, desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde, à
sexualidade e à educação das gerações mais novas;
·
Reconhecer o caráter dinâmico da cultura,
valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais, reconhecer e
respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira;
·
Compreender as relações que os homens
estabelecem com os demais elementos da natureza e desenvolve atitudes positivas
com relação à preservação do meio ambiente, analisando aspectos da Geografia do
Brasil.
CONTEÚDO
O
educando e seu lugar de vivência
·
A identidade do educando
·
O centro educativo
·
Espaço e vivência
Cultura
e diversidade cultural
· Cultura
· Diversidade
cultural da sociedade brasileira
· Expressões
artísticas
· Meios
de comunicação de massa
O
homem e o meio ambiente
· Ecossistemas
e ciclos naturais
· Problemas
ambientais
· Das
zonas rurais e urbanas
· O
Planeta Terra
As
atividades produtivas e as relações sociais
· Trabalho,
tecnologia e emprego
· Relações
de trabalho na História do Brasil
Cidadania
e Participação
· Os
Estados Brasileiros
· Direitos
civis, políticos e sociais
· Organização
e participação da sociedade
ARTES
O que se espera do aluno:
·
Experimentar e explorar as possibilidades de
cada linguagem artística;
·
Compreender e utilizar a arte como linguagem,
mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a
imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar
e fruir produções artísticas;
·
Experimentar e conhecer materiais,
instrumentos e procedimentos artísicos diversos em Arte (artes visuais, dança,
música, teatro), de modo a utilizá-los em trabalhos pessoais, identificá-los e
interpretá-los na apreciação e contextualizá-los culturalmente;
·
Construir uma relação de autoconfiança com a
produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria
produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas;
·
Identificar, relacionar e compreender a arte
como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecndo,
respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as
demais do patrimônio cultural e do universo cultural e natural, identificando a
existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes
grupos;
·
Observar as relações entre a arte e a leitura
da realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade,
exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de
modo sensível;
·
Identificar, relacionar e compreender os
diferentes âmbitos da arte, do trabalho e da produção dos artistas;
·
Identificar, investigar e organizar informações
sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos
e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias;
·
Pesquisar e saber organizar informações sobre
arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e
informação.
CONTEÚDO
·
Artes visuais
·
Músicas
·
Dança
·
Teatro
PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS
O professor deve intencionalmente, favorecer
situações reais de comunicação que estimulem o desenvolvimento da oralidade:
·
Abrir espaços de conversa, onde os alunos
narrem fatos que aconteceram no dia a dia;
·
Formular perguntas cujas respostas exijam do
aluno manisfestação de opiniões ou compreensão do conteúdo abordado;
·
Convidar constantemente os alunos a
expressarem suas dúvidas oralmente;
·
Convidar os alunos a fazerem intervenções na
fala dos outros, complementando ou contrapondo opiniões;
·
Organizar debates sobre temas escolhidos;
·
Leituras em voz alta, a título de desinibição
em sua desenvoltura e para apropriação do sistema de pontuação e leitura;
·
A escuta de leitura em voz alta do professor
ou qualquer outro leitor fluente é uma prática pedagógica valiosa desde os
estágios iniciais de alfabetização.
AVALIAÇÃO
A avaliação será paralela e continuada, pois
será observado o desenvolvimento das atividades levado em consideração aquilo
que o educando trouxe de legado e o que ele apresenta a partir de então.
A aferição do aprendizado adquirido pelos
educandos não se dará especificamente através de folhas impressas, tendo em
vista que o conhecimento de mundo que vai se obtendo através de estudos não se
limitam em apenas escritas em folhas de papel e sim através de um comportamento
e atitudes, além de pensamentos, que passam a serem diferenciadas a partir de
um objetivo proposto atingido
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (Materiais e
humanos)
Papelaria em geral, material dourado (ou para
recursos de trocas de valores, outros materiais que forem necessários),
laboratório de informática, sala de vídeo, biblioteca, livros e textos
pré-selecionados, passeios culturais e/ou de lazer, jogos pedagógicos como:
dominó, bingo etc., dinâmicas em grupo, debates, jogos teatrais entre outros
que porventura forem necessários.
Mapeamento
dos Descritores/Atividades do livro
É BOM
APRENDER - EJA - MATEMÁTICA
VOLUME ÚNICO-ALFABETIZAÇÃO
Unidade 1 – Números
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Identificando números
|
187, 188
|
1, 2
|
Função social
|
Números de 1 a 5
|
189
|
1, 2
|
D13, D14
|
Números de 1 a 9
|
190, 191
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D13, D21
|
Número zero
|
192
|
1
|
D13
|
Número dez
|
193
|
1, 2, 3
|
D13, D14, D21
|
Algarismo
|
194
|
1, 2
|
D13
|
Unidade e dezena
|
195
|
1, 2
|
D13
|
Ábaco e Quadro valor de Lugar
|
196, 197
|
1, 2, 3
|
D13
|
Número até 20
|
198
|
1, 2
|
D13, D16
|
Dezenas exatas
|
199, 200
|
1, 2
|
D13, D15, D6
|
Número até 99
|
201, 202
|
1, 2,3, 4, 5, 6, 7.8, 9
|
D13, D14 D15, D21, D23
|
O número 100
|
204, 205
|
1, 2, 3
|
D13, D14, D16
|
Unidade 2 – Adição
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Adição até 10
|
206, 207, 208, 209
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D17, D19
|
Adição com números até 19
|
211, 212
|
1, 2, 3
|
D17, D19, D23
|
Adição sem reagrupamento
|
213, 214, 215, 216
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D15, D16, D17, D23
|
Adição com reagrupamento
|
217, 218, 219
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D15, D17, D19
|
Unidade 3 – Subtração
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Subtração até 10
|
221, 222
|
1, 2, 3
|
D17, D19
|
Subtração com números até 19
|
223, 224, 225
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D17, D19
|
Subtração sem reagrupamento
|
226, 227, 228, 229
|
1a, 1b, 2, 3, 4, 5
|
D15, D17, D19
|
Unidade 4 – Retas
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Identificando retas
|
230
|
-
|
D3
|
Retas paralelas
|
231
|
-
|
D4
|
Retas concorrentes
|
232
|
-
|
D4
|
Retas perpendiculares
|
233, 234, 235, 236, 237
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D1, D4
|
Unidade 5 – Multiplicação
|
|||
Multiplicando por 2
|
238, 239
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D15, D16, D18
|
Multiplicando por 3, 4, 5
|
240, 241, 242
|
1, ,2, 3
|
D15, D16, D18, D20
|
Ampliando a multiplicação
|
243, 244, 245
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
|
D16, D18, D27
|
Unidade 6 – Medidas de Tempo
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Relógio
|
246
|
1
|
D8
|
Estudando hora
|
247, 248, 249, 250
|
1, 2, 3, 4
|
D8, D27
|
O mês e o ano
|
252, 253,254, 255, 256, 257
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14
|
D8, D9
|
Unidade 7 - Tabelas
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Trabalhando com tabelas
|
258, 259, 260, 261
|
1, 2, 3
|
D27
|
Unidade 8 - Divisão
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Dividindo por 2
|
262
|
1
|
D20
|
Dividindo por 3, 4, 5
|
263, 264, 265, 266
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D18, D19, D20, D27
|
Ampliando a divisão
|
267, 268, 269
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D18, D20
|
Unidade 9 – Medidas de Comprimento
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
O passo, o pé e o palmo
|
270
|
1
|
D6, D7
|
Centímetro e milímetro
|
271, 272
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D7
|
Centímetro e metro
|
273, 274
|
1
|
D7
|
Unidade 10 – Formas Geométricas Planas
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estudando algumas formas
|
275, 276, 277, 278, 279, 280
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11
|
D2, D3, D4, D5
|
Circunferência
|
281, 282
|
1, 2, 3
|
D3, D5
|
Construindo um Tangram
|
283, 284
|
-
|
D3
|
Unidade 11 – Medidas de Temperatura
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
A temperatura do ambiente
|
285
|
1, 2, 3
|
D6
|
Conhecendo o termômetro
|
286, 287, 288, 289
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D7, D27
|
Colocando em prática
|
290, 291
|
-
|
D7
|
Unidade 12 – Medidas de Massa
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estimando massas
|
292
|
1
|
D7
|
Quilograma
|
293, 294, 295, 296, 297
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
|
D6, D7, D23
|
Unidade 13 - Gráficos
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Gráficos de Barras
|
298, 299, 300, 301, 302, 303, 304
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
|
D7, D27, D28
|
Unidade 14 – Formas Geométricas Espaciais
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Observando alguns objetos
|
305, 306
|
1
|
D2
|
Estudando formas geométricas espaciais
|
307, 308, 309, 310, 311, 312, 313, 314, 315, 316, 317
|
1, ,2 ,3 ,4 ,5 ,6, 7, 8, 9, 10
|
D2, D3, D7, D23
|
Trabalhando com planificação
|
318, 319
|
-
|
D2, D7, D23
|
Unidade 15 – Medidas de Capacidade
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
O litro
|
320, 321, 322
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D7
|
VOLUME 1 - MULTIDISCIPLINAR
Unidade 1 - Números
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Sistema de numeração decimal
|
125, 126, 127
|
1, 2, ,3 ,4 ,5, 6
|
D13, D14, D15
|
||||||||
Registrando no ábaco
|
128, 129
|
1
|
D13, D15
|
||||||||
O número 100
|
130
|
1
|
D13, D17
|
||||||||
Números até 999
|
131, 132 133
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
|
D13, D15, D16
|
||||||||
O número 1000 e outros
|
134
|
1, 2
|
D13, D14, D16
|
||||||||
Números
|
135
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D14, D16, D18
|
||||||||
Sistema de numeração decimal
|
136, 137
|
1, 2, 3, 4
|
D13, D15, D16, D17, D27
|
||||||||
Números ordinais
|
139
|
1
|
D13, D14
|
||||||||
|
|||||||||||
Conversando sobre adição
|
140
|
1, 2
|
D19
|
||||||||
Adição com reagrupamento
|
141, 142, 143, 144, 145, 146, 147
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D13, D15, D17, D19
|
||||||||
Unidade 3 - Subtração
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Conversando sobre subtração
|
149
|
1
|
D19
|
||||||||
Subtração com reagrupamento
|
150, 151, 152, 153
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
|
D17, D19, D27
|
||||||||
Unidade 4 - Movimentação
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Interpretando esquemas
|
154, 155, 156, 157
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D1
|
||||||||
Unidade 5 - Multiplicação
|
|||||||||||
Conversando sobre multiplicação
|
158
|
1
|
D20
|
||||||||
Um pouco mais sobre multiplicação
|
159, 160, 161, 162, 163, 164
|
1, ,2 ,3 ,4 ,5, 6, 7, 8
|
D18, D19, D20
|
||||||||
Unidade 6 - Possibilidades
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Estudando possibilidades
|
165, 166, 167
|
1, 2, 3, 4
|
D20
|
||||||||
Unidade 7 – Medidas de tempo
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
O relógio
|
168, 169
|
1, 2, 3, 4
|
D8, D9
|
||||||||
Outras unidades de medida de tempo
|
170, 171, 172
|
1, 2, 3, 4 ,5, 6, 7
|
D8, D9
|
||||||||
Unidade 8 - Divisão
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Conversando sobre a divisão
|
173
|
1
|
D7, D20
|
||||||||
Um pouco mais sobre divisão
|
174, 175, 176, 177, 178
|
1, 2, 3, 4 ,5, 6, 7 ,8, 9, 10
|
D18, D20
|
||||||||
Unidade 9 – Formas geométricas planas
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Estudando formas geométricas planas
|
179, 180
|
1, 2, 3
|
D3
|
||||||||
Triângulos
|
181
|
1, 2
|
D3
|
||||||||
Quadriláteros
|
182, 183, 184, 185
|
1, 2, 3, 4, 5, 6 ,7
|
D3
|
||||||||
Decompondo polígonos em triângulos
|
186, 187
|
1, 2
|
D3
|
||||||||
Os mosaicos
|
188, 189, 190
|
1, 2
|
D3
|
||||||||
Unidade 10 – Medidas de comprimento
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Perímetro
|
191, 192
|
1, 2, 3, 4
|
D11
|
||||||||
Quilômetro
|
193, 194, 195,
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D7, D11, D27
|
||||||||
Unidade 11 - Gráficos
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Interpretando gráficos
|
196
|
1
|
D28
|
||||||||
Gráficos de segmento
|
197, 198, 199, 200, 201
|
1, 2, 3, 4,
|
D19, D27, D28
|
||||||||
Unidade 12 – Formas geométricas espaciais
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Revisando formas geométricas espaciais
|
202, 203
|
1, 2, 3
|
D2
|
||||||||
Pirâmide
|
204, 205, 206, 207
|
1, 2, 3
|
D2
|
||||||||
Unidade 13 – Medidas de massa
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Estimando massas
|
208
|
1
|
D7
|
||||||||
A balança
|
209
|
-
|
D7
|
||||||||
Quilograma e grama
|
210, 211, 212
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D7
|
||||||||
Unidade 14 – Medidas de capacidade
|
|||||||||||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
||||||||
Litro e mililitro
|
213, 214, 215, 216, 217, 218
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
|
D6, D7
|
VOLUME 2 – MULTIDISCIPLINAR
Unidade 1 – Números
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Os números no dia-a-dia
|
121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15
|
D7, D8, D14, D20, D27
|
Os bilhões
|
129, 130, 131, 132
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
|
D14, D15, D16, D17
|
Unidade 2 - Operações
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Adição
|
133, 134, 135
|
1, 2, 3, 4
|
D15, D16, D17, D23, D25, D27
|
Subtração
|
136, 137, 138
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D1, D7, D17, D19, D27
|
Multiplicação
|
139, 140, 141
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D7, D14, D18, D20, D21
|
Divisão
|
142, 143, 144, 145
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D18, D19, D20, D27
|
Unidade 3 - Média
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estudando média
|
146, 147, 148
|
1, 2, 3, 4
|
D19, D20, D27
|
Unidade 4 – Medidas de comprimento
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estudando medidas de comprimento
|
149, 150, 151
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D1, D7, D15, D19, D20, D21, D27
|
Escala
|
152, 153, 154
|
1, 2, 3, 4
|
D1, D7, D15, D19, D27
|
Unidade 5 – Formas geométricas planas
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estudando formas geométricas planas
|
155, 156, 157
|
1, 2, 3
|
D3, D4, D11
|
Triângulo
|
158, 159
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
|
D3, D4
|
Circunferência e círculo
|
162, 163
|
-
|
D3
|
Simetria
|
164, 165
|
1, 2, 3, 4
|
D3, D5
|
Unidade 6 – Medidas de superfície
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estimando áreas
|
166
|
1
|
D12
|
Calculando áreas
|
167
|
1
|
D12
|
Metro e quilômetro quadrado
|
168, 169, 170, 171
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D7, D11, D12
|
Unidade 7 – Frações
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estudando frações
|
173, 174, 175, 176
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D21, D24, D25
|
Unidade 8 - Probabilidade
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estudando probabilidade
|
177, 178, 179, 180
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
|
D24, D26
|
Unidade 9 – Medidas de massa
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Tonelada
|
181
|
1
|
D7, D14, D15, D20
|
Arroba
|
182, 183, 184
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D6, D7, D20, D23, D28
|
Unidade 10 – Formas geométricas espaciais
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Revisando formas geométricas espaciais
|
185, 186
|
1, 2, 3
|
D2
|
Prismas
|
187, 188, 189, 190
|
1, 2, 3, 4
|
D2
|
Caleidoscópio
|
191, 192, 193
|
1, 2, 3
|
D2
|
Unidade 11 – Números decimais
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estudando números decimais
|
194, 195, 196, 197
|
1, 2, 3, 4, 5
|
D21, D23, D27
|
Unidade 12 - Porcentagem
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
As porcentagens do dia-a-dia
|
198
|
1
|
D26
|
Estudando porcentagens
|
199, 200, 201, 204
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D24, D25, D26
|
Calculando porcentagens
|
203, 204, 205, 206
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D7, D23, D25, D26
|
Unidade 13 - Gráficos
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Interpretando gráficos
|
207
|
1
|
D28
|
Gráficos de setores
|
208, 209, 210, 211, 212, 213, 214, 215
|
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
|
D7, D19, D26, D27, D28
|
Unidade 14 – Medidas de capacidade
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
O metro cúbico e o litro
|
216, 217, 218, 219
|
1, 2, 3, 4, 5, 6
|
D7
|
Unidade 15 – Medidas de volume
|
|||
Atividade
|
Página
|
Exercício
|
Descritor
|
Estimando volumes
|
220
|
1, 2
|
D5
|
Estudando volumes
|
221, 222, 223
|
1, 2, 3, 4
|
D5, D6, D7, D9
|
RENATA PIACENTE e GIOVANA HENRIQUES
ATPs de Matemática
– NUDE
matematica.poa@hotmail.com
Que trabalho maravilhoso! Conheci o seu blog através do Blog “Educadores Multiplicadores” e já estou te seguindo! Meu nome de seguidora é Cristiane Reis.
ResponderExcluirBlog Ensinar é Aprender
Cris, minha flor, já sou uma seguidora do seu blog também, dei uma passadinha lá, é muito bacana viu? Parabéns!!!
ExcluirMuito obrigado! Foi de grande ajuda!
ResponderExcluirOlá querida, fico muito feliz em poder ajudar... pena que não estou mais com essa modalidade de ensino, hoje leciono para o fundamental, mas caso deseje alguma sugestão, se eu puder ajudar, terei a maior satisfação. Foram 10 anos na EJA... rsrs
ExcluirMuito obrigado! Foi de grande ajuda!
ResponderExcluir