DIREITOS DO CONSUMIDOR: EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
OBJETIVO :
- Identificar o texto lista de compras
 - Analisar as informações contidas nos rótulos
 - Produzir uma lista de compras
 - Discutir as utilidades da lista de compras
 - Conhecer alguns itens do direito do consumidor
 
CONTEÚDO:
- Gênero textual- Listas de compras e rótulos
 - Direito do consumidor(cidadania) – Tema transversal
 
AÇÕES METODOLÓGICAS:
- Primeiro Momento: Perguntar aos alunos se eles têm o costume de fazer anotações do que vai comprar no supermercado. Questionar por qual motivo precisamos elaborar uma lista de compras.
 - OBS:Explicaremos que, é importante fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado para reduzir os desperdícios e evitar o consumo desnecessário porque permitir poupar alguns reais,evita comprarmos o que não precisamos, e depois porque permite comprar produtos mais baratos e de igual ou superior qualidade.
 - Segundo Momento: Solicitar que eles citem produtos para que possamos montar uma lista de compras escrita no quadro. Eles ditam e nós escreveremos.
 
- Depois que a lista estiver pronta faremos algumas intervenções iniciando com a pergunta:
 
- Vamos analisar nossa lista de compras?
 - Algo poderia ser mudado?
 - Todos os itens estão na ordem que facilitaria nosso trabalho na hora de ter acesso aos produtos?
 - Vocês acham que poderíamos organizar esses produtos na lista de modo diferente?Como?
 - Quais as categorias que poderíamos ter na nossa lista?
 - OBS: Explicar para os alunos que a lista deve ser feita de forma que facilite o acesso aos produtos evitando idas e vindas ao mesmo setor de compras várias vezes,que devemos sempre organizara lista por categoria :alimentos ,laticínios, açougue,limpeza,higiene,congelados e hortifrutis.
 
- Terceiro Momento: Pedir para que reorganizem a lista junto conosco, após a organização os alunos poderão copiar a lista no caderno ou não.
 - Quarto Momento: Em seguida mostrar para os alunos a imagem ampliada de um rótulo de café e perguntar o que é aquela imagem, fazendo os seguintes questionamentos:
 
- Para que servem todos os escritos e desenhos neste rótulo?
 - Só para enfeitar?
 - Existe outra finalidade? Qual?
 - Por que precisamos ler o que está escrito?
 - Para que serve o código de barras?
 - Qual a diferença de light e diet.
 - O que significa contém e não contém glúten .Essas informações são importantes? por quê?
 
EXPLICAÇÃO:
- Data de fabricação: data em que foi feito, fabricado o produto.
 - Data de validade: data máxima que o produto pode ser consumido, utilizado.
 - Código de barras: serve para ver o preço do produto.
 
- Quinto momento: Explicar aos alunos a diferença entre produto e marca. Embalagem e rótulos Realizar na sala de aula a discussão sobre o consumo na atualidade. Questionar o que vem a ser produtos indispensáveis e produtos supérfluos e por fim algumas dicas relacionadas aos direitos do consumidor explorando os seguintes itens:
 
- Prazo de validade
 - Informações das Embalagens e Rótulos
 - Produtos clandestinos
 - Prazo de validade
 - Enlatados e congelados
 - Entregar atividade de analise de produto.
 
RECURSOS
Papel oficio, imagem, textos, cartilha
direito do consumidor.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do
projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no
desenvolvimento das tarefas propostas.
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