Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)


DIREITOS DO CONSUMIDOR: EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
OBJETIVO :
  • Identificar o texto lista de compras
  • Analisar as informações contidas nos rótulos
  • Produzir uma lista de compras
  • Discutir as utilidades da lista de compras
  • Conhecer alguns itens do direito do consumidor

CONTEÚDO:
  • Gênero textual- Listas de compras e rótulos
  • Direito do consumidor(cidadania) – Tema transversal

AÇÕES METODOLÓGICAS:
  • Primeiro Momento:   Perguntar aos alunos  se eles têm o costume de fazer anotações do que vai comprar no supermercado. Questionar por qual motivo precisamos  elaborar uma lista de compras.
  • OBS:Explicaremos que, é importante fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado para reduzir os desperdícios e evitar o consumo desnecessário porque permitir poupar alguns reais,evita comprarmos o que não precisamos, e depois porque permite  comprar produtos mais baratos e de igual ou superior qualidade.
  • Segundo Momento: Solicitar que eles citem produtos para que possamos montar uma lista de compras escrita no quadro. Eles ditam e nós escreveremos. 
  • Depois que a lista estiver pronta faremos algumas intervenções iniciando com a pergunta: 
    • Vamos analisar nossa lista de compras?
    • Algo poderia ser mudado?
    • Todos os itens estão na ordem que facilitaria nosso trabalho na hora de ter acesso aos produtos?
    • Vocês acham que poderíamos organizar esses produtos na lista de modo diferente?Como?
    • Quais as categorias que poderíamos ter na nossa lista?
        • OBS: Explicar para os alunos que a lista deve ser feita de forma que facilite o acesso aos produtos evitando idas e vindas ao mesmo setor de compras várias vezes,que devemos sempre organizara lista por categoria :alimentos ,laticínios, açougue,limpeza,higiene,congelados e hortifrutis. 
  • Terceiro Momento: Pedir para que reorganizem a lista junto conosco, após a organização os alunos poderão copiar a lista no caderno ou não.
  • Quarto Momento: Em seguida mostrar para os alunos a imagem ampliada de um rótulo de café e perguntar o que é aquela imagem, fazendo os seguintes questionamentos: 
    • Para que servem todos os escritos e desenhos neste rótulo?
    • Só para enfeitar?
    • Existe outra finalidade? Qual?
    • Por que precisamos ler o que está escrito?
    • Para que serve o código de barras?
    • Qual a diferença de light e diet.
    • O que significa contém e não contém glúten .Essas informações são importantes? por quê?

EXPLICAÇÃO:
          • Data de fabricação: data em que foi feito, fabricado o produto. 
          • Data de validade: data máxima que o produto pode ser consumido, utilizado.
          • Código de barras: serve para ver o preço do produto.


  • Quinto momento: Explicar aos alunos a diferença entre produto e marca. Embalagem e rótulos Realizar na sala de aula a discussão sobre o consumo na atualidade. Questionar o que vem a ser produtos indispensáveis e produtos supérfluos e por fim algumas dicas relacionadas aos direitos do consumidor explorando os seguintes itens: 

          • Prazo de validade
          • Informações das Embalagens e Rótulos
          • Produtos clandestinos
          • Prazo de validade
          • Enlatados e congelados
          • Entregar atividade de analise de produto.


RECURSOS
Papel oficio, imagem, textos, cartilha direito do consumidor.

AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário