- Fazer listas e ditados variados (de alfabetizandos/as ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de ingredientes para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto, etc.).
- Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
- Ditado de palavras do texto.
- Análise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto.
- Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial;
- Escrever palavras dado a letra inicial;
- Ligar desenho a primeira letra da palavra;
- Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas,bingos, caça-palavras, etc.);
- Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas, diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
- Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias, pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas.
- Produção de textos, ditados, listas.
Fonte: professoressolidarios@googlegroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário