Orientações Gerais para a Avaliação Diagnóstica.
A sondagem das hipóteses de escrita é um dos recursos de que o professor dispõe para conhecer as idéias que os alunos ainda não alfabetizados já construíram sobre o sistema de escrita, para planejar as atividades didáticas. Ela também representa um momento no qual os alunos têm oportunidade de refletir sobre aquilo que escrevem. As produções dos alunos (amostra de escrita) são organizadas em um portifólio e o resultado do desempenho registrado no mapa da classe.
O registro da evolução da escrita deve ocorrer tão logo o professor tenha acesso aos conhecimentos dos alunos. Isto implica atualizar periodicamente o mapa de classe. Se o aluno tem um avanço significativo na sua hipótese de escrita no meio do bimestre, o mapa deve ser alterado, porque deve expressar o desempenho real da classe. A sondagem inicial tem um momento específico para acontecer, deve ser realizada, no primeiro bimestre, nas primeiras semanas.
É possível conhecer as hipóteses de escrita de todos os alunos de uma forma prática, o que favorece ao professor o planejamento de atividades essenciais para que os alunos, especialmente aqueles que ainda, têm hipótese de escrita pré-silábica, possam avançar na aquisição do sistema de escrita desde o primeiro bimestre da 1ª série.
Critérios que devem ser considerados:
Listas sugeridas:
Animais
Material escolar
Festa de aniversário
Alimentos
A sala de aula
A sala de aula deve ser um espaço estimulador que favoreça o contato entre a criança e uma certa quantidade e variedade de língua escrita. Livros, jornais, revistas, gibis, cartazes, motivam a curiosidade a respeito da leitura e da escrita. O registro e a leitura de tudo que for possível em atividades desenvolvidas pelas crianças, como listagens de nomes e palavras, letras do alfabeto, frases, textos coletivos e outros possam ser elementos de investigação cotidiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário