Orientações Gerais para a Avaliação Diagnóstica.

A sondagem das hipóteses de escrita é um dos recursos de que o professor dispõe para conhecer as idéias que os alunos ainda não alfabetizados já construíram sobre o sistema de escrita, para planejar as atividades didáticas. Ela também representa um momento no qual os alunos têm oportunidade de refletir sobre aquilo que escrevem. As produções dos alunos (amostra de escrita) são organizadas em um portifólio e o resultado do desempenho registrado no mapa da classe.

O registro da evolução da escrita deve ocorrer tão logo o professor tenha acesso aos conhecimentos dos alunos. Isto implica atualizar periodicamente o mapa de classe. Se o aluno tem um avanço significativo na sua hipótese de escrita no meio do bimestre, o mapa deve ser alterado, porque deve expressar o desempenho real da classe. A sondagem inicial tem um momento específico para acontecer, deve ser realizada, no primeiro bimestre, nas primeiras semanas.

É possível conhecer as hipóteses de escrita de todos os alunos de uma forma prática, o que favorece ao professor o planejamento de atividades essenciais para que os alunos, especialmente aqueles que ainda, têm hipótese de escrita pré-silábica, possam avançar na aquisição do sistema de escrita desde o primeiro bimestre da 1ª série.

Critérios que devem ser considerados:

As sondagens devem ser feitas no início das aulas (fevereiro), início de abril, final de junho, ao final de setembro e ao final de novembro.
Faça a sondagem em um papel sem pauta.
Faça a sondagem com um aluno de cada vez, deixando o restante da turma envolvido com outras atividades que não solicitem tanto sua presença (a cópia de uma cantiga, a produção de um desenho, etc.). Se necessário, peça ajuda ao diretor, ao coordenador ou a outra pessoa que possa lhe dar esse suporte.
Dite normalmente as palavras, na seguinte ordem – polissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba, e, em seguida, a frase, sem silabar. Lembre-se que as listas devem ser do mesmo campo semântico.

Listas sugeridas:

Animais

Dinossauro
Camelo
Gato
Boi
Eu tenho um gato.

Material escolar

Lapiseira
Caderno
Lápis
Giz
A lapiseira quebrou.

Festa de aniversário

Brigadeiro
Coxinha
Bolo
Bis
A coxinha estava gostosa.

Alimentos

Mortadela
Presunto
Queijo
Pão
O menino comeu queijo.

A sala de aula

A sala de aula deve ser um espaço estimulador que favoreça o contato entre a criança e uma certa quantidade e variedade de língua escrita. Livros, jornais, revistas, gibis, cartazes, motivam a curiosidade a respeito da leitura e da escrita. O registro e a leitura de tudo que for possível em atividades desenvolvidas pelas crianças, como listagens de nomes e palavras, letras do alfabeto, frases, textos coletivos e outros possam ser elementos de investigação cotidiana.


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