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Recursos Naturais

Você sabe de onde vem o sal que consumimos? Sabia que ele é um recurso natural?


Mas o que são Recursos Naturais?


Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao ser humano para cultivo,

para a vida em sociedade, no processo de desenvolvimento da civilização, ou para sobrevivência

e conforto da sociedade em geral. 


Podem ser renováveis, como a energia solar e a do vento.


E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.

Antigamente, o homem utilizava esses recursos de forma sustentável, ou seja, não retirava

tudo o que a natureza fornecia, apenas o suficiente para sua sobrevivência. Dessa forma,

havia um equilíbrio.


No entanto, ao longo dos anos, os recursos naturais passaram a ser explorados e utilizados de

maneira irracional e sem o cuidado necessário para a manutenção deles. 


Apesar disso, atualmente, há uma grande preocupação por parte da sociedade, governantes e

da comunidade científica a respeito da preservação desses recursos.


É necessário buscar uma forma de suprir as necessidades e promover o desenvolvimento das

sociedades de forma que esses recursos não sejam completamente extintos, ou seja, precisa

ser de maneira sustentável.


O sal de cozinha é um recurso natural. Mas você sabe de onde ele vem?


Ele vem da água do mar. Passa por processos de filtragem e refinamento para que chegue até a sua casa.


Assim como ele, há outros recursos que chegam até você da mesma maneira, isto é, foi extraído

da natureza.


Mas como mencionei anteriormente há recursos renováveis e não renováveis. 


Qual a diferença entre eles?


Os recursos renováveis, são classificados dessa forma, pois a natureza tem a capacidade de se

regenerar, ou seja, esses recursos, na natureza, conseguem ser reproduzidos de forma rápida

ou não, mas a natureza consegue fazer com que eles voltem a existir de alguma maneira.


Já os recursos não renováveis são aqueles que a natureza não consegue fazer novamente, que se

esgotam e não tem a possibilidade da natureza refazer.


Por isso é tão importante termos total consciência daquilo que consumimos, pois se consumimos

demasiadamente algum produto que se utilize de recursos não renováveis, chegará um momento que

esses recursos faltarão e não teremos mais alguns produtos.


Alguns exemplos de recursos não renováveis são o petróleo, o carvão, o gás natural. 

 

Já os renováveis, temos como exemplos os animais, os vegetais, todos os recursos hídricos, como

água dos rios, dos mares e os minerais. 


Mas isso não significa que não devamos ter cautela ao utilizar os recursos renováveis, pois alguns

desses recursos levam anos para que possam se regenerar e em alguns casos, eles jamais conseguem,

como temos alguns tipos de madeiras que são quase extintos, como o pau-brasil, por exemplo.





Preencha o questionário a seguir para verificar seus conhecimentos:

Jogo da Forca

 Olá pessoal, esse é um teste que estou fazendo, para implantar alguns joguinhos no blog. Gostaria de um feedback de vocês. Qual a opinião, se é interessante eu criar jogos mais elaborados. Me deem dicas do assunto a abordar nos jogos. Lembrando que poderão ser assuntos para a Educação Infantil e Ensino fundamental, anos iniciais, ou seja, até o 5° ano. Para as demais turmas, podemos conversar por e-mail: solunosdani@gmail.com.


Clique abaixo para fazer o jogo (Lembrando que é um piloto, ou seja, um teste)

Para acessar o jogo, deverão escrever a seguinte palavra-chave: 38292PALAVRAS_Efuturo_618

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Projeto Leitura - A casa feia

 

Leitura do livro: A CASA FEIA

É um livro bem curtinho, uma leitura muito gostosa!
Poderá ser lido em sala de aula ou dentro de casa



Caso queira comprar esse livro, clique no link abaixo

Ou se preferir outros títulos, clique aqui: Projeto leitura

Volta às aulas 2021

 Em meio à pandemia que estamos vivenciando, o ano de 2021 chegou. E com ele, ainda incertezas. Teremos ou não vacinas?
Todos se vacinarão até o início do ano letivo? O retorno às aulas serão presenciais?

Professores, pais e alunos se perguntam a mesma coisa.

Pensando nesse volta às aulas cheio de dúvidas e questionamentos, vamos incluir aqui algumas atividades de volta às aulas. 
Segue a primeira!







Essa atividade pode ser utilizada com crianças do 3° ao 5° ano. Sendo que as crianças de 3° ano poderão necessitar de um auxílio na leitura de suas questões, enquanto as maiores poderão fazer sem uma leitura previa.

Compartilhem com quem vai precisar dessa atividade! Segue o link da postagem: https://professoradanielafreitas.blogspot.com/2021/01/volta-as-aulas-2021.html


Sistema respiratório

 Na nossa série de vídeos sobre o corpo humano, estamos falando sobre os sistemas que nosso organismo possui.

Hoje falaremos sobre o sistema respiratório. Se inscreva em nosso canal do Youtube, estamos com vídeo novo toda a semana.

Clique para assistir o vídeo.




É dentro dos pulmões que acontece a troca gasosa de nosso corpo. Eliminamos o gás carbônico e absorvemos o oxigênio, tão indispensável para nossa sobrevivência.

Mas isso só é possível, graças aos músculos respiratórios que permitem que este órgão crie forças para o ar fluir. Tudo isso a partir de estímulos e comandos emitidos pelo Sistema Nervoso Central.

Além disso, esse sistema está relacionado com o olfato, ou seja, nossa capacidade de sentir odores e relacionado também com a fala, devido à presença das chamadas pregas vocais em um dos órgãos do sistema respiratório.

Este sistema é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Esses três últimos Se encontram dentro do órgão conhecido como pulmão.

Para que a respiração aconteça de forma eficiente, todos os órgãos em conjunto, trabalham em perfeita harmonia. E para isso, é fundamental a realização de dois movimentos respiratórios: inspiração e expiração.

Inspiração


Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões graças à ação integrada de várias estruturas.

A diminuição da pressão intrapulmonar, que chega a valores abaixo da pressão atmosférica, promove a entrada de ar nos pulmões. Quando o ar entra nos pulmões, a pressão atmosférica e a intrapulmonar ficam equilibradas temporariamente.

Expiração


Na expiração, o ar é expulso do nosso corpo de maneira passiva. O que se observa nesse movimento respiratório é o inverso do que ocorre na inspiração.

O aumento da pressão intrapulmonar força o ar para fora dos pulmões, lançando-o no meio. Quando o ar sai dos pulmões, a pressão atmosférica e a intrapulmonar ficam equilibradas temporariamente.

Mas, Apesar dos vários fatores existentes que proporcionam a inspiração e a expiração, é importante salientar que cerca de 80% de todo o movimento respiratório acontece graças à contração e ao relaxamento do músculo diafragma.

Todos os órgãos presentes em nosso sistema respiratório são de suma importância para nós, inclusive suas características. Dentro do nariz, por exemplo, temos pequenos cílios em toda sua parte interna. Mas você sabe para que servem esses pelos?
Eles funcionam como filtros, evitando que partículas estranhas tenham acesso às outras partes do nosso sistema respiratório.
Mas não apenas os cílios têm essa função.

Nas cavidades nasais, encontramos um tecido epitelial rico em glândulas que secretam muco. Esse muco, em razão de sua propriedade pegajosa, é capaz de reter partículas finas, bactérias, poeira e outras substâncias presentes no ar que porventura tenham passado pela captura dos cílios. Além disso, essa secreção ajuda a umedecer as vias respiratórias. O muco é produzido por essas células de forma contínua e desce pela nossa garganta, onde é engolido com a saliva.

Você sabia que apesar de entrar muito mais ar em nosso pulmão quando respiramos pela boca, esse não é o ideal de se fazer?
Devemos sempre respirar pelo nariz!

Puxar o ar pelo nariz é fundamental, porque ele está mais preparado para receber o oxigênio direcionado ao pulmão. Além da função de filtrar o ar como mencionamos um pouco antes, o nariz ajuda a aquecer o ar, que chega aos pulmões mais próximo dos 37° C, a temperatura média do corpo. Já a boca não apresenta esse poder de filtro nem de aquecimento.

Na respiração pela boca, por outro lado, não há nenhum tipo de proteção ou filtro, então as impurezas do ar entram diretamente no organismo, o que aumenta os riscos de infecções. “A respiração oral, quando crônica, ou seja, acontece desde a infância, leva a alterações em todo o crescimento da face. Isso se chama síndrome do respirador oral. Já no adulto, pode ser prejudicial para as pessoas que têm doenças pulmonares, como asma e bronquite”.

Mesmo sabendo da importância de se respirar somente pelo nariz e adotando isso no dia a dia, quando o nariz fica entupido a respiração pela boca se torna, à princípio, a única saída.
Medidas como lavagem das cavidades nasais com soro fisiológico são importantes para os primeiros socorros, mas se as narinas se mantiverem obstruídas, o ideal mesmo é procurar um médico otorrinolaringologista para descobrir o que está causando a obstrução, que pode ir de um simples resfriado até a alergias crônicas mais severas que necessitem de intervenções cirúrgicas, inclusive.

Comente o que achou desse post, é muito importante para mim. Dessa forma, fico sabendo quais são os posts que mais chamam a atenção de vocês para que eu possa fazer mais relacionados.




Transformações químicas e físicas

Existem dois tipos de transformações: as físicas e as químicas.
As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias, ou seja, as substâncias continuam ser as mesmas, seu formato pode até mudar, mas o material continua sendo o mesmo.

Um exemplo de transformação física é um carro batido, por exemplo, a lataria se amassa mas ele continua sendo um carro.
Já as transformações químicas, que também podem ser chamadas de reações químicas, são reações ou transformações onde há uma formação de uma nova substância.
Um exemplo que podemos dar é de um bolo. Conforme a uma mistura de ingredientes, após ser assada, a massa formada por essa mistura se transforma em um novo elemento.

Abaixo, deixaremos uma experiência onde você poderá descobrir se o resultado será uma transformação química ou física.




Conhecendo os números


Olá pessoal!!!

Olha só que gracinha essa atividade para trabalhar com os pequeninos do Maternal 1.
Esta atividade consiste em inserir a escrita dos números por meios lúdicos. 
Tanto eles poderão pintar o número em questao, como poderão fazer colagens de papeis picados, bolinhas de papel, grãos como arroz, feijão; areia, ou qualquer outro tipo de material que vocês puderem aplicar!


Estrutura interna da Terra

Olá pessoal, amei esse desenho para trabalhar com meus pequenos a estrutura interna do nosso planeta Terra.
Fora que pintura é uma aula muito encantadora para as crianças.
Mas aqui eles puderam perceber as várias camadas ao pintar.
Claro que antes, mostrei no livro e eles mesmos já haviam feito as atividades dele antes de chegarem a esta de pintar.

Espero que vocês possam apreciar assim como eu!


https://suportegeografico77.blogspot.com/2017/09/estrutura-interna-da-terra-para-colorir.html?m=1


Atividades de coordenação motora fina


Olá pessoal, tudo bem com vocês???
Olhem só o que encontrei perdido nas minhas coisas lá na escola!

Este ano, apesar de eu estar com 3° ano, tenho uma aluninha com autismo e que precisa ser trabalhado muita coordenação motora fina. E essas atividades vem me ajudando muito com ela.

E então, venho procurando coisas do fundo do baú para aplicar com ela.

Mas isso serve para o pré, maternal e outros casos 

Espero que eu esteja ajudando a vocês também!