Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

contador de visitas

27 de jul. de 2010

As rosas não falam - atividades

ATIVIDADE N° 05 - LEITURA DE UMA CANÇÃO
Objetivos
  • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita numasituação de leitura.
  • Ler antes do domínio do sistema alfabético de escrita.
Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Após aprender e realizar a "cantoria" da música "As rosas não falam" de Cartola. É importante você dar algumas informações sobre o autor e a época em que a música foi composta. (Disponível no site: http://www.goear.com/listen/15525ed/as-rosas-n%C3%A3o-falam-luciana-mello)
  • Como organizar os alunos?
  1. Os alunos trabalharão individualmente
  • Quais os materiais necessários?
  1. Cópias da atividade que segue abaixo.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 30 minutos.

Encaminhamento
  • Apresente a letra da canção e ensine a melodia aos alunos. é importante que tenham a letra em mãos para acompanhar a música e fazer o ajuste entre o falado e o escrito. Explore a letra: o que os alunos compreenderam? Cante mais de uma vez, para que os alunos aprendam a melodia e mem orizem letra. Se necessário, repia a cantoria em aulas diferentes.
  • saber cantar a música é condição para que os alunos que não leem possam realizar a atividade. Por saberem exatamente o que está escrito (pois a música está memorizada), têm condições de localizar as palavras na letra.
  • entregue a atividade e releia com os alunos a estrofe inicial da canção. Enquanto leem, os alunos devem tentar fazer a correspondência entre as partes do falado e partes do escrito.
  • Em seguida, proponha a localização das palavras: ROSAS, FALAM, BATE, CORAÇÃO. VERÃO, JARDIM, CHORAR, QUERES, MIM. Se os alunos sentirem dificuldade para localizar estas palavras, peça que retoem a leitura da estrofe e recorram às pistas das letras.
  • Explique aos alunos que devem circular cada uma das palavras solicitadas. Para favorecer a reflexão, você pode fazer perguntar como: "Com que letra essa palavra começa?" ou "Qual o colega da classe que tem o nome que começa com a mesma letra desta palavra?" ou ainda, "Qual o som final da palavra CORAÇÃO? Vou escrever MACARRÃO na lousa. Essa palavra tem o mesmo som no final, então deve terminar com as mesmas letras".
  • Enquanto propõe as palavras, circule entre as carteiras, para observar como os alunos estão trabalhando. Se necessário, faça intervenções, no sentido de ampliar o olhar dos alunos para que considerem as letras das palavras e os versos da canção: "Onde será que está escrita a palavra CORAÇÃO? Vamos pensar no som do ÃO, o mesmo de JOÃO.
Atividade

CIRCULE AS PALAVRAS QUE SUA PROFESSORA VAI DITAR. PRESTE ATENÇÃO NOS VERSOS EM QUE SE ENCONTRAM AS PALAVRAS.

AS ROSAS NÃO FALAM

CARTOLA

BATE OUTRA VEZ,
COM ESPERANÇAS O MEU CORAÇÃO
POIS JÁ VAI TERMINANDO O VERÃO,ENFIM
VOLTO AO JARDIM,
NA CERTEZA QUE DEVO CHORAR
POIS BEM SEI QUE NÃO QUERES VOLTAR
PARA MIM

2 comentários:

Uma aventura dentro da noite

UMA AVENTURA DENTRO DA NOITE Toda manhã, um berro agudo e irritante acordava Pedro, Celso e Tilico. Essa voz esganiçada que os persegui...