- Pensar na organização e na sequência dos dados para elaborar o problema.
- Pensar quais são os dados imprescindíveis para que um problema posa ser resolvido.
- Resolver os problemas propostos trocando informações, comparando as soluções, verificando os procedimentos utilizados e elaborando um argumento que justifique a resolução escolhida.
Planejamento
- Quando realizar?
- Ao longo do semestre.
- Como organizar os alunos?
- Em duplas.
- Quais os materiais necessários?
- Cópias dos problemas disponíveis ao final da postagem para que os alunos possam organizar os dados dos problemas.
- Qual a duração?
- Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
- Providencie a cópia da atividade para cada um dos alunos.
- Diga-lhes que, em duplas, devem organizar os problemas de forma que qualquer pessoa que os leia tenha informações suficientes para resolvê-los.
- Circule pela sala e verifique os procedimentos utilizados pelos alunos para organizar os problemas. Essas formas podem variar de uma dupla para outra. Alguns alunos preferem primeiro colocar números aleatórios e depois colar as tiras para ver se o problema faz sentido. Outros organizam primeiro o texto e depois procuram indicar os dados numéricos. Discuta com eles a eficiência desses diferentes procedimentos.
- Em seguida, as duplas trocam os modelos e resolvem os problemas dos colegas. Depois proponha que eles façam a correção, verificando a pertinência dos dados e os processos de resolução.
Ordene os textos dos problemas e complete-os com números, de modo que seja possível resolvê-los.
PROBLEMA 01
Ganhou de Clara _____ selos brasileiros, para completar o álbum.
Ele colocou, então, no álbum ____ selos.
Chico colou no álbum ____ selos estrangeiros.
PROBLEMA 02
Rogério vai ter que pedir a sua irmã ____ reais emprestados, para poder comprar um tênis.
Rogério quer um tênis que custa ____ reais.
Ele tem ______ reais.
PROBLEMA 03
Seu pai pesa ____ quilos a mais do que ela.
Júlia pesa ____ quilos.
Então, o pai de Júlia pesa ____ quilos.
Bibliografia consultada
Ler e escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - 2ªsérie - Volume 02 - págs.: 238-240
Nenhum comentário:
Postar um comentário