Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

Organizando os problemas

Objetivos
  • Pensar na organização e na sequência dos dados para elaborar o problema.
  • Pensar quais são os dados imprescindíveis para que um problema posa ser resolvido.
  • Resolver os problemas propostos trocando informações, comparando as soluções, verificando os procedimentos utilizados e elaborando um argumento que justifique a resolução escolhida.
Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Ao longo do semestre.
  • Como organizar os alunos?
  1. Em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Cópias dos problemas disponíveis ao final da postagem para que os alunos possam organizar os dados dos problemas.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
  • Providencie a cópia da atividade para cada um dos alunos.
  • Diga-lhes que, em duplas, devem organizar os problemas de forma que qualquer pessoa que os leia tenha informações suficientes para resolvê-los.
  • Circule pela sala e verifique os procedimentos utilizados pelos alunos para organizar os problemas. Essas formas podem variar de uma dupla para outra. Alguns alunos preferem primeiro colocar números aleatórios e depois colar as tiras para ver se o problema faz sentido. Outros organizam primeiro o texto e depois procuram indicar os dados numéricos. Discuta com eles a eficiência desses diferentes procedimentos.
  • Em seguida, as duplas trocam os modelos e resolvem os problemas dos colegas. Depois proponha que eles façam a correção, verificando a pertinência dos dados e os processos de resolução.


Ordene os textos dos problemas e complete-os com números, de modo que seja possível resolvê-los.

PROBLEMA 01

Ganhou de Clara _____ selos brasileiros, para completar o álbum.

Ele colocou, então, no álbum ____ selos.

Chico colou no álbum ____ selos estrangeiros.



PROBLEMA 02


Rogério vai ter que pedir a sua irmã ____ reais emprestados, para poder comprar um tênis.

Rogério quer um tênis que custa ____ reais.

Ele tem ______ reais.



PROBLEMA 03

Seu pai pesa ____ quilos a mais do que ela.

Júlia pesa ____ quilos.

Então, o pai de Júlia pesa ____ quilos.


Bibliografia consultada

Ler e escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - 2ªsérie - Volume 02 - págs.: 238-240

Nenhum comentário:

Postar um comentário