Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

Peixinhos do mar - Atividades

ATIVIDADE N° 07 - ESCRITA DE UMA ESTROFE
Objetivos
  • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita numa situação de escrita.
  • Escrever segundo suas hipóteses de escrita.
Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Após aprender e realizar a "cantoria" da música "Peixinhos do Mar" (disponível no site: http://www.goear.com/listen/0f6bba6/peixinhos-do-mar-milton-nascimento )
  • Como organizar os alunos?
  1. Os alunos trabalharão em duplas
  • Quais os materiais necessários?
  1. Lápis, papel e borracha.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 40 minutos.

Encaminhamento
  • Apresente a letra da canção em um cartaz, para que os alunos possam acompanhar a cantoria, e não se esqueça de retirá-lo quando forem realizar a atividade de reflexão sobre o sistema de escrita, para que a atividade não se transfome em uma cópia.
  • ensine a música previamente. Dê algumas informações sobre a canção. Cante mais de uma vez, para que os alunos aprendam e memorizem a letra. Se necessário, repita a cantoria em aulas diferentes.
  • Saber cantar a música é condição para que os alunos que não leem possam realizar a atividade. Por saberem a letra de memória, podem se dedicar a pensar sobre o sistema de escritas (quantas e quais letras usar para escrever).
  • Relembre a música.
  • Proponha que escrevam os versos iniciaisa da música em duplas. é preciso que conversem para pensar na forma de escrever cada verso e trabalhar da melhor ofmra, mas não se espera que escrevam convencionalmente.
Atividade

ESCREVA OS VERSOS INICIAIS DA MÚSICA "PEIXINHOS DO MAR"

PEIXINHOS DO MAR

____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________

EI NÓS QUE VIEMOS
DE OUTRAS TERRAS, DE OUTRO MAR
TEMOS PÓLVORA, CHUMBO E BALA
NÓS QUEREMOS É GUERREAR.

Fonte:
Ler e Escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª Série - Volume 2 - Ano 2009 - págs. 69/70

Nenhum comentário:

Postar um comentário