Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

contador de visitas

30 de jul. de 2010

Estruturação de Texto

Objetivo
  • Fazer com que os alunos percebam a estrutura de um texto, independentemente de seu gênero.
Planejamento
  • Quando realizar?
  • Ao longo do semestre.
  • Como organizar os alunos?
  • Inicialmente em duplas, depois, individualmente.
  • Quais materiais necessários?
  • Cópia da atividade disponível ao final desta postagem.
  • Qual a duração?
  • Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento

  • Ler o texto na forma apresentada na atividade, neste caso trata-se de uma carta.
  • Recortar os parágrafos e pedir aos alunos que releiam cada parágrafo e montem em suas mesas, relendo-o a cada parágrafo, observando a coerência do texto.
  • Após montado, o professor que estará circulando entre as duplas e auxiliando-as nas leituras, deverá ver se está correto e caso haja alguma irregularidade, este deve intervir, perguntando, por exemplo, se a dupla tem certeza que está tudo correto. Se a resposta for positiva, fazer a leitura junta a ela e ressaltar com entonação diferente o parágrafo irregular e assim, a dupla poderá perceber onde está o erro e faça a correção. Caso ainda não perceba, volta a leitura e pergunte se ao terminar o parágrafo anterior o próximo estará dando sequência.
  • As duplas trocarão de atividade para ver se concordam com o que o colega fez anteriormente.


ATIVIDADE

Um abração para todos aí.
Como vão vocês aí? E a Graziela? Seu pai está bem de saúde? Você tem notícias da Cidinha e da tia Izaura? Se você tiver, mande me falar. Nós aqui estamos com muitas saudades de vocês. Estamos todos bem de saúde, graças ao nosso bom Deus.
Josefa
Eu já não tenho mais medo, por isso eu mesma estou te escrevendo. Você é a primeira pessoa que vai receber uma cartinha escrita pelas minhas mãos. Espero que goste dela.
Você se lembra quando me dizia: "Vovó você sabe escrever? Acho que tem preguiça! Sua letra é muito bonita. Precisa escrever mais para perder todo o seu medo."
Querida neta

Bibliografia consultada
Viver, Aprender - Educação de Jovens e Adultos - Volume 02 - módulos 3 e 4 página 241

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma aventura dentro da noite

UMA AVENTURA DENTRO DA NOITE Toda manhã, um berro agudo e irritante acordava Pedro, Celso e Tilico. Essa voz esganiçada que os persegui...