Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

Agradecimentos

Olá pessoal, Este Blog foi criado em 2009.

Quando o criei, não pensei que teria tantas visualizações diárias. Na verdade em momento algum pensei em criar para alguém vê-lo e sim na intensão de não perder atividades legais, sendo que já havia perdido um CD cheio de atividades, pois o mesmo desmagnetizou e não conseguia abrí-lo, também perdi um pendrive com 2gb de atividades, não sei o que houve, mas ele parece ter queimado. E para que não perdesse mais nada, eu tive a ideia de criar um blog, assim, mesmo que meus computadores queimassem ou deixassem de funcionar por um motivo ou outro, na internet eu poderia acessar de qualquer lugar e qualquer computador.

Mas as coisas foram tomando rumos diferentes, as pessoas começaram a gostar do meu blog e começaram a levar minhas atividades... Fiquei muito feliz com isso e acabei percebendo que poderia ajudar muita gente com minhas atividades. Venho seguindo outros blogs também, assim aprendo um pouquinho mais e posso passar adiante meus aprendizados...


Porém, o que gostaria de fazer mesmo aqui neste espacinho singelo, era AGRADECER a todos os amigos e também ao que não conheço que passam pelo meu blog e me deixam um recadinho ou não, mas que carregam para si um pouquinho do que posto por aqui... Afinal, hoje, este espacinho que dantes era meu, hoje é um espacinho de TODOS!!!!

Obrigada pelo Sucesso que vocês fizeram meu blog ter!!!!

Se quiserem, poderão postar comentário com sugestões que terei o prazer de responder!!!!

Poderão me adicionar no SKYPE (mesmo quem tiver msn apenas, afinal, o MSN será desativado e todos terão de migrar para o Skype) meu id do Skype é jasinha26 (mas pedirei que se identifiquem com a palavra BLOG assim sei de onde veio a solicitação) e o msn é jasiloio@hotmail.com

Um super beijo

Professora Daniela Freitas!!!!

História do Dinheiro

O DINHEIRO

                É difícil imaginar um mundo sem dinheiro. Ele existe em todos os países e tem uma história tão antiga quanto os primeiros registros escritod da humanidade. Mas, afinal, o que vem a ser o dinheiro? Ele pode ser muitas coisas: para a maioria das pessoas, são moedas, cédulas, cartões de drédito e fundos na conta bancária. Para muita gente de um passado não muito distante, porém, eram plumas, pedras, contas e conchas, pois esses eram os objetos considerados de valor. O que caracteriza alguma coisa como dinheiro é o fato de que ela constitui um meio de pagamento reconhecido e aceito por determinada comunidade.

NOSSO DINHEIRO

No tempo em que o Brasil era colônia de Portugal, aqui circulavam as moedas portuguesas e espanholas. O Brasil começou a produzir suas próprias moedas em 1964 com a criação da Casa da Moeda da Bahia. A moeda trazida pelos portugueses chamava-se REAL, mas o povo brasileiro a batizou de réis. Os centavos só surgiram em 1942, quando se criou o cruzeiro.
Nos anos 80, o Governo Federal mudou várias vezes a moeda, tentando resolver o problema da inflação. Veja no quadro a seguir as mudanças que ocorreram no nosso dinheiro:

Linha do tempo das nossas moedas
1580
Real
1942
Cruzeiro
1965
Cruzeiro Novo
1970
Cruzeiro
1986
Cruzado
1989
Cruzado Novo
1990
Cruzeiro
1994
Real


    1.    Em 1994 o cruzeiro foi substituído pelo real. Foi difícil para você adaptar-se à nova moeda? Por quê?
     2.    Quais são os valores das cédulas e moedas que circulam hoje no Brasil?

     3.    Quantas cédulas de 10 reais são necessárias para obter 100 reais?

    4.    Que outras cédulas e moedas poderão ser utilizadas para formar 100 reais? Mostre ao menos duas maneiras diferentes.

      5.    No seu caderno, escreva o que se pode comprar com cada um destes valores:

R$ 1,00          R$ 10,00        R$ 100,00      R$ 1.000,00

     6.    Observe os valores das cédulas que Antônio e Jorge têm na carteira. Quem tem mais dinheiro?

      Antônio                                        Jorge

     
R$100     R$10   R$ 5                            R$ 50       R$ 50        R$ 5     R$ 5

R$ 1     R$ 1     R$ 1                                      R$ 5         R$ 5         R$ 5

R$ 1      R$ 1     R$ 1



ORÇAMENTO

1.     Veja o orçamento de fevereiro do casal João e Aparecida:

Ganhos
Salário de João: R$ 450,00
Salário de Aparecida: R$ 280,00




Gastos
Aluguel: R$ 250,00
Supermercado: R$ 150,00
Açougue: R$ 40,00
Feira: R$ 60,00
Condução: R$ 96,00
Prestação da Geladeira: R$ 76,00

          a)    Só o salário do marido daria para pagar as despesas do casal?
          b)   Contando com o salário dos dois, vai sobrar algum dinheiro para outras despesas?
     2.    Faça seu orçamento  para o próximo mês, seguindo as perguntas:
          a)    Quantas pessoas de sua família recebem salário e quanto cada uma recebe?
          b)   Qual é o total da renda familiar?
          c)    Quais são os gastos necessários para manter a família?
          d)   Vai faltar ou sobrar dinheiro no final do mês?
          e)    O que será feito se faltar ou sobrar dinheiro?   





material dourado


Cultura Personagem de Mauricio de Sousa, Mônica chega aos 50 anos


RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER)  - Ela é baixinha, gorducha e dentuça e conquistou os corações dos brasileiros. Neste domingo (3), completa 50 anos da primeira aparição da Mônica, personagem criada pelo desenhista Maurício de Sousa.
Mônica apareceu pela primeira vez em 1963 em uma tira do Cebolinha na Folha de S. Paulo. Ela era a primeira personagem feminina das criações de Maurício de Sousa e logo ganhou seu espaço, se tornando a figura principal.
Em 1970, Mônica ganhou sua própria revista, editada pela Abril. A publicação recebeu o título de "Mônica e sua turma".
Maurício de Sousa se baseou em sua própria filha para a criação da personagem. Entre algumas características estavam o vestido vermelho e o coelho de pelúcia como companheiro.
Nas histórias, Mônica vive no fictício Bairro do Limoeiro e tem como melhor amiga a comilona Magali. Ela não tem paciência com as brincadeiras de Cascão e Cebolinha, que acabam apanhando do coelhinho Sansão.
Em 2008, Mônica ganhou uma versão adolescente, protagonizando a "Turma da Mônica Jovem". Ela aparece como namorada de Cebolinha e até um casamento já foi retratado pela publicação.
O sucesso de Mônica já rendeu filmes como "As Aventuras da Turma da Mónica" (1982), "Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica" (1988), "Cine Gibi" (2004) e "Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo" (2007), além  de álbuns musicais. brinquedos, videogames e outros produtos. Atualmente, a turminha aparece em desenho animado no Cartoon Network e na Rede Globo. 
Mônica de Sousa, que inspirou a personagem, Mônica dos quadrinhos e Mauricio de Sousa comemoram os 50 anos


Biografia de Maurício de Sousa


Mauricio de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Mauricio de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Marcio.

Com poucos meses, Mauricio foi levado pela família para a vizinha cidade de Mogi das Cruzes, onde passou parte da infância. Outra parte foi vivida em São Paulo, onde seu pai trabalhou em estações de rádio algumas vezes.
Suas primeiras aulas foram no externato São Franciso, ao lado da Faculdade, no centro de São Paulo. Mas depois continuou estudos no primário e no ginásio, dividindo-se entre as duas cidades.
Enquanto estudava, trabalhou em rádio, no interior, onde também ensaiou números de canto e dança.
E, para ajudar no orçamento doméstico, desenhava cartazes e pôsteres.
Mas seu sonho era se dedicar ao desenho profissionalmente.
Chegou a fazer ilustrações para os jornais de Mogi. Mas queria desenvolver técnica e arte. Para isso, precisava procurar os grandes centros, onde editoras e jornais pudessem se interessar pelo seu trabalho.
Pegou amostras do que já tinha feito e publicado e dirigiu-se para São Paulo em busca de emprego. Não conseguiu. Mas havia uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã. E Mauricio fez um teste para ocupar a vaga. E passou.
Ficou 5 anos escrevendo reportagens policiais. Mas chegou um tempo em que tinha que decidir entre a polícia e a arte. Ficou com a velha paixão.
Criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha  e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Essa passagem deu-se em 1959.
Nos anos seguintes, Mauricio criaria outras tiras de jornal  Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho  e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Para a distribuição desse material, Mauricio criou um serviço de redistribuição que atingiu mais de 200 jornais ao fim de uma década.

Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Durante esses anos todos, Mauricio desenvolveu um sistema de trabalho em equipe que possibilitou, também, sua entrada no licenciamento de produtos.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Mas chegou a década de 80 e a invasão dos desenhos animados japoneses.
Mauricio ainda não tinha desenhos para televisão. E perdeu mercados.
Resolveu enfrentar o desafio e abriu um estúdio de animação  a Black & White  com mais de 70 artistas realizando 8 longas-metragens. Estava se preparando para a volta aos mercados perdidos, mas não contava com as dificuldades políticas e econômicas do país. A inflação impedia projetos a longo prazo (como têm que ser as produções de filmes sofisticados como as animações), a bilheteria sem controle dos cinemas que fazia evaporar quase 100% da receita, e o pior: a lei de reserva de mercado da informática, que nos impedia o acesso à tecnologia de ponta necessária para a animação moderna.
Mauricio, então, parou com o desenho animado e concentrou-se somente nas histórias em quadrinhos e seu merchandising, até que a situação se normalizasse. O que está ocorrendo agora.
Conseqüentemente, voltam os planos de animação e outros projetos.
E dentre esses projetos, após a criação do primeiro parque temático (o Parque da Mônica, no Shopping Eldorado, em São Paulo, seguido do Parque da Mônica do Rio de Janeiro) Mauricio prevê a construção de outros, inclusive no exterior.
As revistas vendem-se aos milhões, o licenciamento é o mais poderoso do país e os estúdios se preparam para trabalhar com a televisão.
A par de um projeto educacional ambicioso, onde pretende-se levar a alfabetização para mais de 10 milhões de crianças.
A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.
Extraído do site: http://www.monica.com.br/mauricio-site/





Projeto Leitura - Teatro na escola - Sitio do Picapau Amarelo



Introdução


O projeto tem o intuito de estimular a leitura, procurando validar o livro como um precioso instrumento no meio acadêmico, permitindo ao aluno leitor, perceber o seu potencial quanto ao imaginário, a originalidade e aos aspectos físicos contidos em cada obra, como também  poder  “abrir janelas” e se sentir  atraído pelo detalhe de narrativa ou ilustração que o encante na sua própria descoberta.
          Assim sendo, a escolha do acervo literário do escritor Monteiro Lobato e o estudo de sua biografia, é o que consideramos mais oportuno e proveitoso nesse momento, pois, corresponde a uma relevante inter-relação de seus livros infantis com a história e tradição folclórica do nosso país.

         A preocupação com o incentivo à leitura e o desenvolvimento da produção de textos mais criativos e com apropriação de um vocabulário mais rico, que tornam a leitura e sua própria produção pelas crianças de uma forma mais interessante e motivada, é a ação principal deste trabalho.
Apropriar-se de Contos e Clássicos Infanto-Juvenis, bem como suas adaptações pelos próprios alunos, ou criação de novas histórias a partir de temas ou datas comemorativas, deram início a esse trabalho que irá ser desenvolvido com os alunos dos terceiro ano A da EMEB Professora Carolina Ribeiro em Poá do Ano de 2013.
O uso do teatro na educação traz a possibilidade de desenvolver e aprimorar as diversas linguagens usadas na comunicação (oral, escrita, plástica) com o cunho social voluntário dos próprios alunos contarem e encenarem histórias para seus pares no próprio período escolar contrário.
Há, contudo e não menos especial, a possibilidade de trabalhar valores e resgatar a autoestima dos participantes, que apresentam problemas de aprendizagem, comportamentais e psicológicos (violência, baixa-estima, timidez, preconceito, inclusão, etc).
O teatro é, antes de qualquer coisa, uma arte. Mas é uma arte que se associa à história do homem e à própria história da comunicação humana, vez que se configura uma arte híbrida, envolvendo literatura e encenação. Diacronicamente, percebemos sua presença desde a Antiguidade Clássica, no decorrer dos períodos de descobertas e catequeses, com os missionários jesuítas, até os dias atuais. Como se pode perceber, mesmo com o advento da tecnologia, o teatro continua causando encantamento e, por isso, concretizando de maneira única o aprendizado, seja de ordem informativa ou cultural.
Não obstante, observamos que, quando o professor se propõe a fazer uso dessa técnica em sala de aula, ele esbarra em alguns questionamentos que devem ser respondidos com antecedência, de modo a evitar que essa atividade se transforme, equivocadamente, em um instrumento de opressão e de inibição. Uma vez que, segundo afirma NAZARETH (2009):
“A arte é libertária e o teatro é, sem dúvida, das Artes, expressão libertária por excelência. A possibilidade de “re-viver” sentimentos e situações sem barreiras de tempo e espaço, de presenciar fatos de verdade ocorridos ou apenas existentes no imaginário do autor, possibilita resgate do indivíduo e da sociedade.
 Isso significa que, como primeiro passo para esse tipo de trabalho, o educador deve ter bem definido em sua concepção quais os princípios fundamentais que regem a prática teatral.”
    


Justificativa



            Acreditando que a leitura deve ser fonte de prazer, escolhemos estudar a vida e algumas obras do PAI DA LITERATURA INFANTIL, Monteiro Lobato.
            Além de amar ler e escrever para crianças e adultos, este grande escritor, fazendeiro e jornalista, procurou transformar o Brasil num país moderno e desenvolvido por meio de muita coragem e criatividade. Em suas obras destacam-se alguns aspectos relevantes e que merecem nosso respaldo:
           - seus personagens que se repetem em todas as narrativas;
         - o emprego de crianças como heróis, promovendo imediata identificação com o leitor;
         - a ausência de autoritarismo e de imagens adultas repressoras;
         - a opinião das crianças personagens é respeitada;
          - a curiosidade e a criatividade são estimuladas.
          E, como conclui CHIAVINI (1994, p. 473): “Como é fácil lidar com os pequenos... Eles aceitam incondicionalmente as ofertas sinceras, deixam-se cativar sem medo por tudo aquilo de que possam auferir prazer, e nos contagiam com o gosto com o qual se envolvem nas tarefas propostas. E são reconhecidos”.




Responsáveis



            Professora e alunos do  3º  Ano  (2ª Série)


Cronologia


          O projeto iniciará no mês de março com previsão de término para o final do mês de abril.



Objetivos Gerais

O objetivo maior dessa disciplina é o de fazer com que o aluno adquira maior autoconhecimento, o que inclui maior domínio corporal e uma melhor comunicação, trabalhando a expressão corporal e rapidez de raciocínio para se safar em situações que exigem tomada de decisões rápidas. É também por meio do teatro que o professor pode conhecer traços da personalidade do aluno e como se comporta, o que ajuda muito a dar um melhor direcionamento ao seu trabalho pedagógico.
Além disso, a prática teatral auxilia o aluno a desenvolver uma capacidade que terá de desenvolver sua vida toda: a de atuar coletivamente. Há vários tipos de teatro que podem ser utilizados nesse processo educativo, cada um de acordo com a faixa etária envolvida na atividade.
Além destes descritos acima, espera-se que os alunos também possam:

·         Fomentar o gosto pela leitura. 
·         Promover a aprendizagem  por meio da literatura infantil.
·         Reconhecer Monteiro Lobato como um grande escritor da literatura infantil
·         Trabalhar a literatura na escola como possível formadora de alunos em  sujeitos que simplesmente, não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

                                        

Objetivos Específicos

·         Reunir e sensibilizar as crianças do 3º  Ano para o projeto, relembrando a visita  da personagem  Emília, que fez a contação da história, João Jiló, de Monteiro Lobato.
·         Fazer levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos já possuem sobre a história e as obras do escritor, das leituras feitas e dos livros já  conhecidos pelos mesmos.
·         Estudar e compreender a biografia deste escritor.
·         Identificar as características de um texto biográfico.
·         Produzir a biografia de Monteiro Lobato com suas próprias palavras.
·         Incentivar a leitura e interpretação das obras.
·         Trabalhar valores morais a partir de fábulas.
·         Exercitar o trabalho em equipe e o respeito às diferentes ideias.
·         Fazer registros de interpretação e compreensão das leituras a serem  realizadas.
·         Organizar, selecionar e realizar pequenas dramatizações.
·         Selecionar e elencar as estórias e os personagens de estudo e destaque na história do folclore brasileiro.


          
Estratégias


·         Material para consulta:  sala informatizada, acervo da biblioteca, pesquisas na internet.
·         Material para estudo e registro: computadores, impressoras, cadernos, folhas  de papel oficio, papel sulfite, canetões, cartolinas, lápis, borracha, lápis de cor, etc.
·         Material para exposição: quadros murais, papéis diversos, fitas adesivas, percevejos.
·         Material para documentar: máquina fotográfica, filmadora.
·         Recursos humanos da escola: professores, alunos, gestores
    


Avaliação


Corresponderá aos seguintes critérios a todos os alunos envolvidos:

-Participação individual e em grupo.

-Atividades de leitura, de escrita, de produções textuais, apresentações e dramatizações.

-Envolvimento e contribuição com ideias e materiais para a culminância do projeto.



Bibliografia



ACERVO LITERÁRIO DE MONTEIRO LOBATO

SITES NA INTERNET -  www.monteirolobato.com.br

ENCICLOPÉDIAS DE PESQUISA



 Anexo



BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO


         Monteiro Lobato nasceu em 18 abril de  1882, na  cidade de Taubaté, no Estado de São  Paulo.
         Sua mãe se chamava Olímpia e seu pai José  Bento. Suas irmãs se chamavam Ester e Judite.
         Com 18 anos foi morar com seu avô porque seus pais morreram.
         Fez faculdade de Direito porque seu avô o obrigou. O que queria mesmo era estudar na Escola de Belas Artes.
         Casou com Maria Pureza, e seus filhos se chamavam Edgar, Guilherme, Marta e Rute.   
          Escreveu para os jornais  A Tribuna de Santos, Gazeta de Notícias Rio, Fon-Fon .
         Abriu uma Editora Nacional.
         Monteiro Lobato lutou pelo petróleo. Ele foi perseguido e acabou sendo preso. Então, desistiu de escrever para os adultos.
         Criou a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo. Nela existem vários personagens como: Emília, Visconde, Narizinho e Pedrinho etc.
         Depois de fazer seus livros, Monteiro Lobato faleceu em 4 de julho de 1948.



“UM PAÍS É FEITO POR HOMENS E LIVROS”. Monteiro Lobato

ATIVIDADES  sobre MONTEIRO LOBATO

1-BIOGRAFIA para Estudo

O CRIADOR DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

            O pai de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis, contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.
            Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882.
            Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo, publicou, em 1917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca Tatu, numa referência ao caipira brasileiro.
            No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o título Urupês.
            Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país, começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias outras.
            Em 1947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
            Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas ideias.


 Monteiro Lobato
 NASCEU EM 18 DE ABRIL DE 1882, UM MENINO COM UM NOME ENGRAÇADO QUE CRESCEU E CRIOU LINDOS CONTOS QUE ENCANTAM. SEU NOME É MONTEIRO LOBATO. ESCREVEU SOBRE AS INVENÇÕES, SOBRE O SÍTIO QUE VOCÊ CONHECE. E COM NOME DE PÁSSARO ENCANTA CRIANÇAS E ADULTOS.


RESPONDA:

Você sabe de qual sítio o texto está falando?
______________________________________________________________________________________________________________

Escreva alguns  personagens criados por Monteiro Lobato, que você já conheceu:
______________________________________________________________________________________________________________

Escreva sobre um dos personagens que você gosta.
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CONHECENDO UM POUCO DO AUTOR


TODA HISTÓRIA TEM UM AUTOR, E TODO AUTOR TEM UMA HISTÓRIA. A ESSA HISTÓRIA CHAMAMOS DE BIOGRAFIA.
CONHEÇA UM POUCO DA BIOGRAFIA DESSE AUTOR QUE CRIOU OS PERSONAGENS INCRÍVEIS DESSE MUNDO DE AVENTURAS E FANTASIAS : SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.


MONTEIRO LOBATO


José Bento Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882.
Aos 15 anos perdeu os pais e passou a viver com o avô, o Visconde de Taubaté.
Formou-se advogado e começou a escrever livros para adultos.
Ele foi um dos primeiros escritores a fazer literatura infantil em nosso país, pois poucas pessoas pensavam em escrever histórias para crianças. Passou então a ser o maior escritor de livros infantis e chegou a fundar uma editora para divulgar os livros e combater o analfabetismo.
Em quase todos seus livros para crianças aparecem os personagens do famoso Sítio do Picapau Amarelo: Dona Benta, Emília, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, o Visconde De Sabugosa, o Marquês De Rabicó.
Seus livros mais apreciados são: O Picapau Amarelo, Reinações De Narizinho, O Poço Do Visconde, Emilia No País Da Gramática, Geografia De Dona Benta, O Saci, Viagem Ao Céu, História Do Mundo, O Marquês De Rabicó, Fábulas, Caçadas De Pedrinho e outros.
Em homenagem ao maior escritor da literatura infantil brasileira, foi escolhido o dia 18 de abril como dia do livro, data do nascimento de Monteiro Lobato.
Em 4 de julho de 1948, Monteiro Lobato morreu em São Paulo.


LEIA A BIOGRAFIA DE LOBATO E RESPONDA AS PERGUNTAS:


1) QUAL O SEU NOME COMPLETO (AUTOR)?

2) EM QUE DIA NASCEU?
3) EM QUE CIDADE NASCEU ?
4) EM QUE ESTADO FICA ESTA CIDADE ?
5) SE FORMOU EM QUE ?
6) QUAL A SUA PROFISSÃO?
7) QUE PERSONAGENS ELE CRIOU ?

8) CITE TRÊS DE SUAS OBRAS:



 Aluno(a):______________________________________________________________________ 3º Ano A

              Data:___/___/_____

Tarefa – Capriche na letra! Você sabe e consegue! Acredito no seu trabalho

Professora Daniela da Silva Freitas

1-Ler e interpretar:O CASAMENTO DE EMÍLIA



CHEGOU A HORA! VIERAM VINDO OS NOIVOS.
EMÍLIA, DE VESTIDO BRANCO E VÉU; RABICÓ, DE CARTOLA E FAIXA DE SEDA EM TORNO DO PESCOÇO. VINHA MUITO SÉRIO, MAS ASSIM QUE SE APROXIMOU DA MESA E SENTIU O CHEIRO DAS COCADAS, FICOU DE ÁGUA NA BOCA, ASSANHADÍSSIMO. NÃO VIU MAIS NADA.
 LOGO DEPOIS VEIO O PADRE E CASOU-OS.
 NARIZINHO ABRAÇOU EMÍLIA E CHOROU LÁGRIMAS DE VERDADE, DANDO-LHES MUITOS CONSELHOS.
 DEPOIS, COMO A BONECA NÃO TIVESSE DEDOS, ENFIOU-LHE NO BRAÇO UM ANELZINHO SEU.
 PEDRINHO FEZ O MESMO COM O MARQUÊS: ENFIOU-LHE NO BRAÇO UMA ALIANÇA DE LARANJA, QUE RABICÓ POR DUAS VEZES TENTOU COMER.
 OS OUTROS ANIMAIS DO SÍTIO, AS CABRAS, AS GALINHAS E OS PORCOS, TAMBÉM ASSISTIRAM A FESTA, MAS DE LONGE. OLHAVAM, OLHAVAM, SEM COMPREENDEREM COISA NENHUMA.
( LOBATO, Monteiro - TRECHO DO LIVRO O CASAMENTO DA EMÍLIA).

 2)Agora responda com atenção:

A-  COMO A NOIVA ESTAVA VESTIDA ?
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B-  QUEM CHOROU AO ABRAÇAR A NOIVA ?
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C- COM QUEM EMÍLIA SE CASOU?
..................................................................................................................................................................................................

D- QUEM É O AUTOR DO TEXTO?
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E- QUEM SÃO OS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA?
..................................................................................................................................................................................................

F- QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?

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