ATIVIDADE N° 02 – ESCRITA DE TÍTULO I
Objetivos
• Refletir sobre o sistema alfabético de escrita numa situação de escrita e leitura.
• Ler antes do domínio do sistema alfabético de escrita.
• Escrever segundo suas hipóteses de escrita.
Planejamento
• Quando realizar?
• Refletir sobre o sistema alfabético de escrita numa situação de escrita e leitura.
• Ler antes do domínio do sistema alfabético de escrita.
• Escrever segundo suas hipóteses de escrita.
Planejamento
• Quando realizar?
o Após aprender e realizar a “cantoria” da música “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, e obter alguma informações sobre autores e a época em que a música foi criada. Você pode explicar que se trata de uma canção muito conhecida em todo o mundo. (Canção disponível no blog: HTTP://educacaoaindatemjeitoeuacredito.blogspot.com e no site: http://www.goear.com/listen/3358faa/garota-de-ipanema-nara-leao )
• Como organizar os alunos?
• Como organizar os alunos?
o Os alunos trabalharão em duplas.
• Quais os materiais necessários?
o Cópia da canção e letras móveis
• Qual a duração?
o Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
• Apresente a letra da canção e ensine a melodia aos alunos (àqueles que não a conhecerem). Nessa atividade, é fundamental que tenham a letra da música em mãos para acompanhar a “cantoria” e realizar o ajuste entre o falado e o escrito.
• Cante mais de uma vez, para que os alunos aprendam a melodia e memorizem a letra. Se necessário, repita a cantoria em aulas diferentes.
• Saber cantar a música é condição para que os alunos possam se dedicar à leitura e à escrita.
• Organize as duplas de alunos.
• Entregue as cópias da atividade aos alunos e explique: enquanto cantam, indicarão a parte do texto escrito que corresponde a cada trecho cantado.
• Depois de cantar, peça que guardem a letra da música. Em seguida, proponha que escrevam o título da canção e os versos iniciais.
• Para isso, como estão trabalhando em duplas, discutirão entre si a escrita, utilizando as letras móveis, e quando chegarem a uma conclusão poderão escrever numa folha. Esse procedimento valerá tanto para a escrita do título quanto dos versos.
• Como não se trata de um exercício de memorização, não se espera que os alunos decorem a forma de escrita e depois a escrevam. O esperado é que coloquem em jogo seus conhecimentos sobre o sistema de escrita e, portanto, o resultado será uma produção não convencional. É importante que os alunos sintam que tal produção é aceita e valorizada por você.
• Enquanto os alunos trabalham, é interessante que você circule pelas carteiras para garantir a realização da proposta e para problematizar os conhecimentos.
______________________________________
____________________________________________________________
É ELA MENINA QUE VEM E QUE PASSA
NUM DOCE BALANÇO A CAMINHO DO MAR
MOÇA DO CORPO DOURADO, DO SOL DE IPANEMA
O TEU BALANÇO É MAIS QUE UM POEMA
É A COISA MAIS LINDA QUE EU JÁ VI PASSAR
AH, POR QUE ESTOU TÃO SOZINHO?
AH, POR QUE TUDO É TÃO TRISTE?
AH, A BELEZA QUE EXISTE
A BELEZA QUE NÃO É SÓ MINHA
AH, SE ELA SOUBESSE QUE QUANDO ELA PASSA
O MUNDO INTEIRINHO SE ENCHE DE GRAÇA
E FICA MAIS LINDO POR CAUSA DO AMOR
• Quais os materiais necessários?
o Cópia da canção e letras móveis
• Qual a duração?
o Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
• Apresente a letra da canção e ensine a melodia aos alunos (àqueles que não a conhecerem). Nessa atividade, é fundamental que tenham a letra da música em mãos para acompanhar a “cantoria” e realizar o ajuste entre o falado e o escrito.
• Cante mais de uma vez, para que os alunos aprendam a melodia e memorizem a letra. Se necessário, repita a cantoria em aulas diferentes.
• Saber cantar a música é condição para que os alunos possam se dedicar à leitura e à escrita.
• Organize as duplas de alunos.
• Entregue as cópias da atividade aos alunos e explique: enquanto cantam, indicarão a parte do texto escrito que corresponde a cada trecho cantado.
• Depois de cantar, peça que guardem a letra da música. Em seguida, proponha que escrevam o título da canção e os versos iniciais.
• Para isso, como estão trabalhando em duplas, discutirão entre si a escrita, utilizando as letras móveis, e quando chegarem a uma conclusão poderão escrever numa folha. Esse procedimento valerá tanto para a escrita do título quanto dos versos.
• Como não se trata de um exercício de memorização, não se espera que os alunos decorem a forma de escrita e depois a escrevam. O esperado é que coloquem em jogo seus conhecimentos sobre o sistema de escrita e, portanto, o resultado será uma produção não convencional. É importante que os alunos sintam que tal produção é aceita e valorizada por você.
• Enquanto os alunos trabalham, é interessante que você circule pelas carteiras para garantir a realização da proposta e para problematizar os conhecimentos.
Atividade
ESCREVA O TÍTULO E OS VERSOS QUE FALTAM NA CANÇÃO “GAROTA DE IPANEMA”______________________________________
TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES
________________________________________________________________________________________________________________________
É ELA MENINA QUE VEM E QUE PASSA
NUM DOCE BALANÇO A CAMINHO DO MAR
MOÇA DO CORPO DOURADO, DO SOL DE IPANEMA
O TEU BALANÇO É MAIS QUE UM POEMA
É A COISA MAIS LINDA QUE EU JÁ VI PASSAR
AH, POR QUE ESTOU TÃO SOZINHO?
AH, POR QUE TUDO É TÃO TRISTE?
AH, A BELEZA QUE EXISTE
A BELEZA QUE NÃO É SÓ MINHA
AH, SE ELA SOUBESSE QUE QUANDO ELA PASSA
O MUNDO INTEIRINHO SE ENCHE DE GRAÇA
E FICA MAIS LINDO POR CAUSA DO AMOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário