Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

carinhoso - atividades

ATIVIDADE N° 01 – ORDENAR VERSOS
Objetivos
• Refletir sobre o sistema alfabético de escrita numa situação de leitura.
• Ler antes do domínio do sistema alfabético de escrita.
Planejamento
• Quando realizar?
o Após aprender a realizar a “cantoria” da música “Carinhoso”, de Pixinguinha, e obter algumas informações sobre o autor e a época em que a música foi composta. Você pode explicar que se trata de um chorinho, um gênero musical popular surgido no Brasil no final do século XIX. (Música disponível para baixar diretamente no site: http://www.goear.com/listen/2c043cf/marisa-monte-carinhoso, na versão de Marisa Monte)
• Como organizar os alunos?
o É interessante formar duplas de alunos que tenham hipóteses próximas em relação à compreensão do sistema de escrita, as chamadas “duplas produtivas”.
• Quais os materiais necessários?
o Tiras com versos da canção.
• Qual a duração?
o Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
• Apresente a música em um cartaz para que os alunos possam acompanhar a cantoria e não se esqueça de retirá-lo quando forem realizar a atividade de reflexão sobre o sistema de escrita, para que a atividade não se transforme em uma cópia.
• Cante mais de uma vez, para que os alunos aprendam a melodia (aqueles que não a conhecerem) e memorizem a letra. Se necessário, repita a cantoria em aulas diferentes.
• Saber cantar a música é condição para que os alunos possam se dedicar à sua escrita, com atenção direcionada aos aspectos notacionais.
• Organize as duplas de alunos.
• Explique a atividade: Ordenar os versos da canção “Carinhoso”. Entregue os versos já cortados e misturados para os alunos organizarem.
• Para realizar a tarefa, devem discutir com os colegas da dupla e pensar nas letras usadas na escrita das palavras, para optar por uma possibilidade que lhes pareça correta.
• Oriente os alunos para que organizem os versos na ordem certa. Enquanto trabalham, circule pelas mesas para favorecer a troca de informações entre os alunos e realizar as intervenções problematizando o conhecimento que têm.
• Durante a realização da atividade ou, ao final, é importante que o professor formule perguntas que ajudem os alunos a justificarem suas respostas e explicitarem que pistas utilizaram para chegar a elas. Ex.: “Como descobriram o que estava escrito?”, “Que pistas utilizaram?”, “Por que não pode ser outro verso?” etc.
• Retome a atividade coletivamente para que os alunos possam explicitar como organizaram os versos. Essa troca de informações é fundamental para o avanço de todos.
• Ao final da atividade, entregue a letra da música para que os alunos colem no caderno de textos.

Atividade
ORDENAR OS VERSOS DA MÚSICA “CARINHOSO”.
CARINHOSO
PIXINGUINHA E JOÃO DE BARRO
QUANDO TE VÊ
BATE FELIZ
NÃO SEI POR QUE
MAS MESMO ASSIM,
VÃO TE SEGUINDO
FOGES DE MIM.
FICAM SORRINDO
E OS MEUS OLHOS
E PELAS RUAS
MEU CORAÇÃO

2 comentários: