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Dinâmicas para o primeiro dia de aula

1. Quem é meu professor?

Objetivos:  Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.

Material: Papel e caneta

Procedimento:

Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.

Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres.

Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.

Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.

Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las.

Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.

Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.

Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.

Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos

Faixa etária: a partir de 8 anos

2. EU SOU… E VOCÊ, QUEM É?


Objetivos: Conhecer o grupo e promover a interação e a socialização de todos.

Material: nenhum

Procedimento:

Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.

Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.

O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou Luis, e você, quem é?” “Eu sou Aline, e você, quem é?” “Eu sou Luana, e você quem é?”

A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.

Tempo de duração: 10 a 15 minutos

Faixa etária: todas as idades

3. CONHECENDO E APRENDENDO


Objetivo: promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.

Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.

Procedimento: Formar um círculo.

Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.

Quem estiver com a bola deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si, ou um defeito, ou qualidade (sou preguiçoso, sou organizada, ou tenho um cachorro, uso lente de contato, etc.).

Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.

Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos o ajude.

Reflexão:

Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.

Tempo de duração: 15 a 20 minutos

Faixa etária: todas as idades

4. TUDO SOBRE MIM


Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:

Meu nome é:

O que eu mais gosto de fazer?

O que menos gosto de fazer?

Uma qualidade minha é:

Um defeito meu é:

Qual profissão desejo exercer:

Procedimento:

Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.

Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.

Os alunos e participantes terão 10 minutos para responder.

Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Dicas

Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.

Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos

Faixa etária:  A partir de 10 anos

5. PROCURANDO UM CORAÇÃO

Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor. Desenvolver o relacionamento interpessoal e a comunicação.

Material Necessário:

Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade (não pode ter partes iguais).

Procedimento:

Distribuir os corações já divididos de forma aleatória.

Informar que ao ouvirem uma música (pode substituir por estipular o tempo) caminharão pela sala em busca de seu par.

Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem (caso não se conheçam perguntar o nome, idade, etc.), caso não se conheçam deverão apresentar o seu par para turma.

Reflexão:

Perguntar aos alunos:

Como se sentiram durante a atividade?

Foi possível conhecer um pouco mais os colegas?

Tiveram dificuldades de encontrar o seu par?

Explicar aos alunos que sozinhos somos incompletos, precisamos ter colegas, amigos, pessoas ao nosso lado. Para isso é importante respeitarmos os colegas, sermos companheiros e colaborarmos uns com os outros.

Tempo de duração: 15 a 20 minutos

Faixa etária: a partir de 6 anos



Atividades extraidas do site: https://professoremsala.com.br/5-dinamicas-excelentes-para-o-primeiro-dia-de-aula/

Volta às aulas

Olha só pessoal, que imagens fofinhas de volta às aulas...

Voltar a estudar com desenhos legais é muito mais divertido, não é mesmo?




Espero que gostem...

Lembrando que a primeira imagem eu recebi pelo WhatsApp, mas a da Magali, tirei do blog Ideia Criativa. Visitem esse blog, lá tem um baú de ideias para você usar com suas crianças... 🤩🤩🤩

O peixe-boi

O peixe-boi


O peixe-boi é um mamífero Aquático que pode pesar até 800 kg e medir 4m. O dócil animal que vive em mares, lagos e rios e se alimenta de plantas - pode comer cerca de 30 kg por dia.

O tempo de gestação do peixe-boi é de um ano e a fêmea pode gerar um só filhote por vez.
No Brasil, existem dois tipos de peixe-boi: o Marinho (litoral do Nordeste) e o amazônico (rios da Amazônia).
Há uma semana, um filhote de peixe-boi Marinho, apelidado de Tinga, foi encontrado encalhado em uma praia do Ceará. Ele foi resgatado e transferido para o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), em Itamaracá (PE).
Tinga, um recém-nascido, foi colocado num tanque e alimentado com a ajuda de uma mamadeira.
O filhote passa bem, mas está sendo medicado por causa de uma infecção.
Fonte: Folhinha, 08/06/2002.


Responda as questões a seguir:

1. Qual o assunto do texto?
2. De acordo com o texto, o peixe-boi é um mamífero aquático que vive onde?
3. Quantos meses dura a gestação de um peixe-boi?
4. Que tipo de texto é esse?
5. Quando ele foi escrito?
6. Onde ele foi escrito?
7. Quanto tempo faz que esse texto foi escrito?
8. Qual o público-alvo?
9. É possível encontrarmos peixe-boi nas praias de São Paulo? Por quê?
10. Quem foi parar no CMA e por quê?
11. Em que dia, aproximadamente, esse fato aconteceu? E como você chegou a essa conclusão?









Respostas
1. O assunto do texto é o peixe-boi
2. Ele vive em mares, lagos e rios.
3. O tempo de gestação é de 12 meses.
4. Esse texto é uma reportagem.
5. No dia 8 de junho de 2002.
6. Ele foi inscrito em um jornal, dentro do caderno chamado Folhinha.
7. Fazem 16 anos que esse texto foi escrito. (Baseado na postagem desse artigo - 2018)
8. O público-alvo são crianças.
9. Não, pois o peixe-boi marinho vive no litoral da região Nordeste.
10. Um filhote de peixe-boi, chamado Tinga, pois estava encalhado numa praia do Itamaracá (CE).
11. Aconteceu aproximadamente em primeiro de junho de 2002, os a notícia foi ao ar no dia 8 de Junho e lá diz que "aconteceu há uma semana".

Projeto Carnaval

INTRODUÇÃO
O Carnaval é a festa popular que melhor caracteriza a alma brasileira. Festa essa que influenciou a formação sócio-cultural e histórica do nosso povo.
Tanto que ao pensarmos no povo brasileiro, normalmente nos vem à imagem de um povo alegre e dançante.
É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas de norte a sul do país.
Entrelaçando através da pluralidade cultural, influências de diversos povos, tais como: negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores.
Sendo assim, esse projeto tem como foco, trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectivas de reconstrução do conhecimento, aliados aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas, e, sobretudo, não apenas transmitir o conhecimento.

JUSTIFICATIVA
O Brasil é rico culturalmente, mas o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distante da nossa realidade ou de cunho comercial.
Desde pequenas, as crianças aprendem muito sobre o mundo fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares e amigos, por isso, trabalhar com esse tema, proporcionará ao aluno maior interação com a cultura brasileira, sua história, diversão e músicas carnavalescas.
Será oferecido também, condições para que o aluno possa conhecer melhor nossos costumes e tradições.
Além disso, com esse trabalho, propiciaremos atividades que irão ampliar esse conhecimento sobre o Carnaval,  levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.

OBJETIVOS GERAIS

  • Conhecer aspectos culturais do Carnaval que influenciaram na etnia brasileira.
  • Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
  • Conhecer a história do Carnaval e suas características. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
  • Reconhecer o Carnaval brasileiro como a maior festa do mundo.
  • Identificar músicas carnavalescas. 
  • Conscientização sobre diversão sem confusão. 
  • Desenvolver o gosto pela leitura. 
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
  • Proporcionar liberdade de auto-expressão.

CONTEÚDO 

  • O Carnaval.
  • A história do Carnaval.
  • Definições sobre o Carnaval.
  • Carnaval no Brasil.
  • Carnaval em outros países. 
  • Problemas relacionados ao Carnaval  (uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc)
  • Curiosidades.

ESTRATÉGIAS

  • Letras de músicas 
  • Máscaras 
  • Fantasias
  • Jogos
  • Painéis com recortes e fotos
  • Poemas
  • Parlendas
  • Cartas enigmáticas
  • Ditado
  • Desenhos
CULMINÂNCIA 

* Exposição dos trabalhos feitos pelos alunos, incluindo fotos das atividades realizadas.
* Baile de Carnaval com fantasias e máscaras. 

AVALIAÇÃO 

Será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento dos alunos.

EM BREVE COLOCAREMOS AQUI SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS NESSE PROJETO.
AGUARDEM!!!

Sistema reprodutor masculino

Estamos retomando as publicações do nosso canal.

Atendendo aos pedidos e ao carinho de vocês...

Muito obrigada gente

Abaixo confira o vídeo da série reprodução humana-  Sistema reprodutor masculino

https://youtu.be/u3R6rM6m3x8

Uma história de assombração

Olá meus queridos!!! Passeando pela net, buscando textos para ler a meus aluninhos, encontrei no blog amiga da educação da professora Joelma Couto esse texto que achei muito bacana...

UMA HISTÓRIA DE ASSOMBRAÇÃO

Próximo à praça da igreja de Nossa Senhora do Amparo, no vilarejo de Matias do Norte, existe uma casa imponente, antiga, fechada há vários anos e com fama de mal-assombrada. Na cidade, dizem que nela mora uma alma penada que vaga pelos cômodos vazios e empoeirados do casarão. O espectro - segundo alguns moradores do lugar -  é visto em noites de lua cheia, quando o luar invade o local através das enormes janelas corroídas pelo tempo, deterioradas pelas tempestades. Nessas noites, ouvem-se sons de correntes, coisas que se quebram, sinos que tocam, gemidos, sussurros, sem falar no barulho de passos apressados estalando no velho piso de madeira. Numa cavidade, no alto da fachada, há uma silhueta disforme que faz lembrar aos mais antigos moradores de Matias do Norte a primeira dona do casarão, falecida misteriosamente há mais de meio século. Tal detalhe, aliado aos demais aspectos, torna aquele lugar mais sinistro e apavorante.
Ninguém ousa passar por lá, especialmente quando escurece.
Numa noite, por volta das 11 horas, um vendedor ambulante, desconhecendo o que diziam do macabro casarão, passou por ele tranquilamente à procura de uma hospedaria. Um ruído estranho o fez voltar-se em sua direção. A tênue luz de um poste, situado bem em frente à entrada principal, tornou possível aquela visão horripilante.
- Minha nossa! Credo! O que é isso?!
Aterrorizado, constatou que a tal figura se mexia para a frente e para trás, de um lado para outro. De olhos arregalados, o homem fez o sinal-da-cruz e tratou de apressar os passos, rumo à hospedaria.
No dia seguinte, contou o que vira para os que encontrava. O fato passou a ser tema de todas as conversas. E... como quem conta um conto aumenta um ponto, já se falava das gargalhadas e no bater de mandíbulas de uma certa cabeça desencarnada.
À noite, sem parar de pensar no ocorrido, desafiando a si próprio e disposto à desvendar o mistério, resolveu voltar ao local, levando uma escada e um porrete.
Estava a poucos metros da funesta casa e já podia ouvir os sons horripilantes. Mesmo assim, não desistiu. Aproximou-se ainda mais, apoiou a escada na fachada e subiu, degrau por degrau. Quanto mais se aproximava, mais evidente ficavam os movimentos daquela silhueta. Agora, ouvia guinchos agudos. Seu coração disparou, parecia que ia sair pela boca. Com as pernas trêmulas, continuou a escalada até ficar cara a cara com o que poderia ser os restos mortais de uma certa senhora, que, sem paz, se recusava abandonar o mundo dos vivos. Apelou para o que restava de coragem e, devagar, cutucou-o com o porrete.
Então se desfez o mistério: debaixo daquela velha escultura danificada pelo tempo, saiu uma enorme ratazana, que, apavorada, pulou do nicho e se perdeu na escuridão.
O enigma da silhueta teve fim. Mas quanto às visões e aos ruídos fúnebres da sinistra casa, esses, sim, vão continuar até que outra pessoa se encarregue de desvendá-los.

Fantasmas chateados

Olá meus queridos, tudo bem?


Mais um post para que possam aproveitar em nosso espaço. Este aqui tiramos do blog da professora Helena, vou deixar o link aqui para que possam visitá-la.

No mundo digital de hoje, a partilha de conteúdo valioso como o da professora Helena é essencial para manter uma comunidade informada e engajada. Ao incluir um post retirado do blog dela em nosso espaço, não só estamos ampliando o alcance de suas ideias e ensinamentos, mas também estamos proporcionando aos nossos leitores uma oportunidade única de acesso a recursos educacionais de qualidade.

É importante destacar que, ao visitar o link do blog da professora Helena, os leitores poderão explorar mais profundamente os temas abordados e até mesmo descobrir outros artigos que sejam do seu interesse. Essa interação enriquece a experiência de aprendizado e permite que a troca de conhecimento flua de maneira mais ampla e diversificada.

Portanto, encorajo todos a acessarem o link fornecido e a explorarem o blog da professora Helena. Seu conteúdo, dedicado e bem elaborado, certamente será uma fonte inestimável de conhecimento e inspiração. Vamos juntos apoiar e valorizar os educadores que se esforçam para compartilhar sua sabedoria com o mundo.



Fizemos alterações na atividade para deixá-la com a cara do nosso blog. Espero que gostem!! 💓

A leitura do trecho do livro "Fantasmas Chateados" e a realização de atividades de compreensão textual podem desenvolver uma série de habilidades importantes tanto para o âmbito acadêmico quanto para o pessoal. Primeiramente, essas atividades estimulam a capacidade de interpretação de texto, crucial para entender e analisar informações de maneira crítica. Os leitores aprendem a identificar temas, ideias principais, argumentos e opiniões, desenvolvendo uma compreensão mais profunda do material lido.

Além disso, tais atividades promovem o enriquecimento do vocabulário. Ao se depararem com palavras e expressões novas, os alunos são encorajados a buscar seus significados, o que amplia seu repertório linguístico. Isso é especialmente útil para aprimorar a fluência verbal e escrita, facilitando a expressão de ideias de forma clara e eficaz.

Por fim, a leitura e as atividades associadas podem melhorar a concentração e a memória. Ao focar na narrativa e nos detalhes do texto, os leitores exercitam a capacidade de manter a atenção direcionada a uma tarefa por períodos prolongados. A retenção de informações do texto para responder perguntas ou participar de discussões também ajuda a fortalecer a memória a curto e longo prazo. Portanto, a integração de leitura e atividades de compreensão textual é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e comunicativo dos estudantes.







Homenagem ao dia das mães

Oi gente...

Passei aqui bem rapidinho para deixar uma ideia...

Ao ser comunicada que em nossa escola, esse ano, as apresentações homenageando as mamães seria dentro da nossa sala, me deparei sem ideia alguma sobre o que fazer.

Foi aí que, conversando com os próprios alunos sobre o evento, eles me deram a brilhante ideia...

Faríamos uma dramatização do estilo: "frases e coisas que minha mãe fala e faz!"

A princípio iríamos apenas dramatizar, mas por saber que na hora "H" muitos esqueceriam suas pequenas falas por causa do "branco" do nervoso, resolvi filmar cada pequena fala e editar montando um filminho.

Cada criança deveria vir com um vestido da mãe  (inclusive os meninos) e na hora da filmagem, cada  qual representaria o papel de suas próprias mães encenando situações do cotidiano e falas que provavelmente diriam em vida real.

No primeiro instante, ficaram todos encabulados, mas após o primeiro garoto se vestir de mãe e dramatizar seu papel todos os outros tomaram coragem e se propuseram a representar suas mães.

Por questões burocráticas não poderei colocar o vídeo deles aqui no nosso espaço e  muito menos fotos das caracterizações, pois é necessário preservar a imagem deles...

Essas frases estão pela internet,  basta pesquisar na "Santa Google" (rsrsrsrs): frases que toda mãe fala, ou algo parecido que aparecerão frases do tipo: "Mas mãe,  todo mundo vai!" "É,  mas você não é todo mundo!"


Se gostaram da ideia, comente aqui embaixo... a opinião de vocês é muito importante...

Beijinhos da Prô