Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

contador de visitas

22 de set. de 2018

O peixe-boi

O peixe-boi


O peixe-boi é um mamífero Aquático que pode pesar até 800 kg e medir 4m. O dócil animal que vive em mares, lagos e rios e se alimenta de plantas - pode comer cerca de 30 kg por dia.

O tempo de gestação do peixe-boi é de um ano e a fêmea pode gerar um só filhote por vez.
No Brasil, existem dois tipos de peixe-boi: o Marinho (litoral do Nordeste) e o amazônico (rios da Amazônia).
Há uma semana, um filhote de peixe-boi Marinho, apelidado de Tinga, foi encontrado encalhado em uma praia do Ceará. Ele foi resgatado e transferido para o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), em Itamaracá (PE).
Tinga, um recém-nascido, foi colocado num tanque e alimentado com a ajuda de uma mamadeira.
O filhote passa bem, mas está sendo medicado por causa de uma infecção.
Fonte: Folhinha, 08/06/2002.


Responda as questões a seguir:

1. Qual o assunto do texto?
2. De acordo com o texto, o peixe-boi é um mamífero aquático que vive onde?
3. Quantos meses dura a gestação de um peixe-boi?
4. Que tipo de texto é esse?
5. Quando ele foi escrito?
6. Onde ele foi escrito?
7. Quanto tempo faz que esse texto foi escrito?
8. Qual o público-alvo?
9. É possível encontrarmos peixe-boi nas praias de São Paulo? Por quê?
10. Quem foi parar no CMA e por quê?
11. Em que dia, aproximadamente, esse fato aconteceu? E como você chegou a essa conclusão?









Respostas
1. O assunto do texto é o peixe-boi
2. Ele vive em mares, lagos e rios.
3. O tempo de gestação é de 12 meses.
4. Esse texto é uma reportagem.
5. No dia 8 de junho de 2002.
6. Ele foi inscrito em um jornal, dentro do caderno chamado Folhinha.
7. Fazem 16 anos que esse texto foi escrito. (Baseado na postagem desse artigo - 2018)
8. O público-alvo são crianças.
9. Não, pois o peixe-boi marinho vive no litoral da região Nordeste.
10. Um filhote de peixe-boi, chamado Tinga, pois estava encalhado numa praia do Itamaracá (CE).
11. Aconteceu aproximadamente em primeiro de junho de 2002, os a notícia foi ao ar no dia 8 de Junho e lá diz que "aconteceu há uma semana".

3 comentários:

  1. Olá, comecei a escrever um livro sobre o peixe-boi alguns anos atrás - em 2010, e naqueles dias descobri que existe uma estação que cuida resgata e/ou recupera os animais encontrados nas praias do Nordeste, e quando possível os devolve ao seu habitat natural. Moro na Bahia - Feira de Santana, e fui visitar aquela instalação de Itamaracá, com a finalidade de ver de perto esse tão inofensivo e belo animal, com a finalidade de colocar no livro o máximo de informações possíveis. Já havia escrito cerca de 40 páginas, e direcionado a história para a faixa etária infanto-juvenil. Ocorre que lá chegando, para minha decepção não tive autorização para ver de perto os animais, inclusive filhotes, mesmo me declarando um pesquisador - sou escritor, tendo meu primeiro livro muito elogiado pela Secretaria de Educação e Cultura do meu Estado, que inclusive o premiou com uma edição especial. Inclusive, deixei de cortesia um ou mais exemplares para a biblioteca lá, e tive que pagar ingresso todas as vezes que lá adentrei, além de não conseguir as informações que procurava. Minha história é sobre o Peixe-Boi da Amazônia, enquanto que lá em Itamaracá eles trabalham com o peixe-boi marinho. O meu livro premiado foi O MENINO E OS GOLFINHOS, com duas novas edições. E me interesso também pelo segundo animal, já que ambos são passíveis de extinção. Gostaria de receber notícias atuais sobre o nosso querido Peixe-boi da Amazônia, porque agora estou reescrevendo a história, que, mais uma vez, será voltada para a faixa infanto -juvenil. Meu e-mail é : sideriah@gmail.com. Fico muito agradecido pelas possíveis resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me desculpe pela demora em responder. Na verdade, não tenho muitas informações sobre este magnífico animal, seria interessante mesmo a pesquisa. Gostei do tema. Gostaria muito de poder ajudar, mas infelizmente, não tenho como, no momento. Parabéns pela sua iniciativa e espero que você seja melhor recebido para que possa conhecer mais os hábitos dos peixe-bois e aprimore seus conhecimentos.

      Excluir
  2. Qual eo fato principal dessa noticia

    ResponderExcluir

Uma aventura dentro da noite

UMA AVENTURA DENTRO DA NOITE Toda manhã, um berro agudo e irritante acordava Pedro, Celso e Tilico. Essa voz esganiçada que os persegui...