Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

31 de mai. de 2021

Brasil Colônia

 O Brasil colônia é o período que compreende os anos de 1530 a 1822.


Esse fato histórico foi iniciado com a primeira expedição realizada por Martim Afonso de Souza no litoral brasileiro em 1532, no Estado de São Paulo, fundando a vila de São Vicente.


Se estiver estudando esse conteúdo na escola, compartilhe nosso vídeo com grupo da sala, lembre-se, conhecimento a gente não guarda, compartilha.


Aproveite para deixar um like em nosso vídeo. Nos esforçamos muito para criar um bom conteúdo para você. 

Seu like nos mostrará o quanto esse conteúdo foi relevante.


Se estiver em nosso canal pela primeira vez, se inscreva para não perder nenhuma de nossas atualizações. Estamos sempre com vídeo novo no canal.


Eu sou a professora Dani Freitas e esse é o canal educando com amor.



Entre 1500 e 1530 é considerado o período do Brasil pré-colonial, também conhecido como ciclo do pau-brasil.


Nesse período, a primeira atividade econômica girava em torno da exploração do pau-brasil, existente em grande quantidade na costa brasileira, principalmente no nordeste do país.


Essa atividade consistia na extração da tinta da madeira para pintura de tecidos. 


Para conseguir a madeira, os portugueses davam aos índios várias quinquilharias, metais, espelhos, colares, entre outros.


Isso é chamado de escambo,  quando há uma negociação entre mercadorias ou serviços e que não há trocas de moedas.


Devemos ressaltar que a exploração predatória do pau-brasil fez com que as árvores próximas a costa desaparecessem já na década de 1520.


É bom lembrar também, que apesar da exploração do pau-brasil ser meramente extrativista e não dar origem a nenhuma ocupação efetiva,  Portugal enviou várias expedições ao Brasil visando conhecer toda Costa brasileira e combater os piratas e comerciantes franceses.


Mas agora vamos falar sobre o começo do Brasil colônia?


Com a chegada dos portugueses, Portugal acreditava que encontraria muito ouro na região, porém não foi o que aconteceu.


O que fez com que a coroa perdesse o interesse em explorar as terras.


Até que descobriu o pau-brasil.


Como mencionei anteriormente, foi uma atividade extrativista que não deu origem a nenhuma ocupação vinda de Portugal.


Porém, como a Espanha havia descoberto ouro na América, fez com que criasse uma expectativa da coroa portuguesa em encontrar o metal Dourado também em solo brasileiro.


Outras nações já estavam de olho em nossas terras e isso preocupava o rei português que enviou várias expedições entre 1500 e 1530 para combater as invasões, mas foi somente depois do rei da Espanha ter encontrado o ouro, que o rei português quis se aventurar colonizando as terras tupiniquins.


E então, tudo começou quando o rei de Portugal Dom João III encaminhou Martim Afonso de Souza, em 1530, para realizar uma expedição colonizadora no litoral brasileiro.


O trabalho de expedição de Martim Afonso se estendeu do litoral de Pernambuco até o Rio da Prata e ele fundou no litoral paulista a primeira vila do Brasil em 1532 denominada de vila de São Vicente, primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar.


O cultivo da cana-de-açúcar se deu porque o próprio açúcar era um produto bastante procurado na Europa naquele momento.


O comércio na colônia respeitava a medida do pacto colonial que era o direito de exclusividade de comercialização entre colônia e metrópole, ou seja a colônia produzia a matéria-prima enviava para Portugal que vendia de volta para Colônia o açúcar produzido.


A princípio era utilizada a mão de obra escrava indígena, porém havia muita resistência por conta dos Índios, e os próprios Jesuítas condenavam essa prática. Foi então, que os donos de comércios escravizaram negros que vieram da África, uma prática em que os Jesuítas concordavam.


Para colonizar o Brasil e garantir a posse da terra, em 1534, A coroa portuguesa dividiu o território em 15 capitanias hereditárias.


Essas capitanias foram divisões que a coroa fez no território brasileiro da época, que seriam entregues à portugueses responsáveis pelo povoamento.


Esses portugueses eram chamados de donatários.


Apesar de terem a autoridade máxima na sua faixa de terra, não eram os proprietários, afinal a terra pertencia a coroa portuguesa.


A função do donatário era proteger, administrar, povoar o território, fundar vilas e desenvolver a economia local.

Para tanto, a coroa portuguesa não dava nenhuma ajuda financeira, mas por outro lado, ofertava alguns privilégios.


Os donatários poderiam:


  • Escravizar indígenas;


  • Explorar a região e usufruir de todos os seus recursos naturais: animais, vegetais e minerais. (Lembrando que precisavam entregar 10% de seus lucros como impostos à Coroa.)


  • Cobrar tributos e doar lotes de terra não cultivados, chamados de sesmaria


Para ficar claro, uma sesmaria era um lote de terreno da capitania que estava abandonado.


Essas capitanias se chamavam hereditárias porque passavam de pai para filho.


A estratégia das capitanias hereditárias não deu muito certo, durando apenas 16 anos no Brasil.


Pois, das 15 capitanias, apenas 2 foram para frente:  a de Pernambuco,  comandada por Duarte Coelho, responsável por introduzir o cultivo da cana de açúcar;


 E a de São Vicente, comandada por Martim Afonso de Sousa, graças ao tráfico de indígenas que realizavam naquelas terras.


Foi quando, em 1548, criou-se o governo geral.


Na verdade o verdadeiro objetivo de Portugal em criar esse governo geral era de reduzir o poder dos donatários e formar um comando geral para organizar a administração na colônia.


Por conta de sua localização, o atual Estado da Bahia foi selecionado como a sede do governo geral, já que o lugar era um ponto estratégico para estabelecer a comunicação com as outras capitanias brasileiras.

Os três primeiros governadores gerais foram:


  • Tomé de Souza

Primeiro governador-geral. Seu governo durou de 1549 a 1553 e recebeu do governo português, um conjunto de leis a serem aplicadas na colônia.


  • Duarte da Costa

Foi o segundo governador, seu governo durou de 1553 a 1558.


  • Mem de Sá

Terceiro governador-geral, que permaneceu no cargo de 1558 a 1572. 


Foi nessa administração que os franceses foram expulsos do Brasil.


O governo geral no Brasil Colônia contava com três auxiliares, ouvidor-mor, que era encarregado da justiça do governo, o provedor-mor, que era responsável pelo setor financeiro, e o capitão Mor, que cuidava da defesa do litoral.


A formação da sociedade do Brasil colônia era composta por três grandes grupos étnicos, o indígena, o negro africano, e o branco europeu, principalmente o português.

Dos portugueses que vieram para o Brasil,  pertenciam a várias classes sociais sendo que a sua maioria eram formadas por elementos da pequena nobreza e do povo.


Dentro do panteão indígena possuíam línguas e culturas distintas sendo que algumas tribos eram inimigas entre si, e isso era usado pelos europeus quando desejavam guerrear contra os portugueses.


Os negros africanos escravizados por sua vez, possuíam crenças, idiomas e valores distintos e não constituíam um povo homogêneo, o que facilitava o tráfico desse povo através do Oceano Atlântico


O ponto culminante do Brasil colônia era o engenho de cana-de-açúcar, assim o senhor da Casa grande concentrava em torno de si, grande quantidade de indivíduos e tinha uma autoridade máxima.


Ingleses, franceses e holandeses invadiram o país durante esse período, sendo que os holandeses chegaram em 1630. Mas foi em 1637 com a chegada de Maurício de Nassau que os holandeses dominaram Pernambuco e se estenderam por quase todo o nordeste brasileiro. 


Seu governo durou até 1644, mas os holandeses só foram expulsos em 1654.


Anos mais tarde aconteceu mais um ciclo no país, o ciclo do ouro e do diamante que foram responsáveis por mudanças profundas na vida dos colonos brasileiros com crescimento urbano e do comércio.



Porém como Portugal necessitava da renda brasileira passou a ter um controle mais rígido sobre arrecadação de impostos e as atividades econômicas, proibindo, inclusive, o comércio com estrangeiros.


 A partir de então o povo queria quebrar os vínculos com Portugal e muitas revoltas aconteceram ao longo dos anos como:


  • a revolta de Beckman, 

  • a guerra dos emboabas, 

  • A guerra dos mascates, 

  • a inconfidência mineira, 

  • a conjuração baiana.


Em 1815 o Brasil é elevado a categoria de Reino Unido deixando de ser uma colônia de Portugal e mais tarde, em 1822 ocorre a independência do Brasil.


Comente aqui embaixo qual das revoltas que aconteceram você gostaria de ver aqui no nosso canal.


Gratidão por chegar até aqui.


Até o próximo vídeo e…


Beijinhos da prô


Nenhum comentário:

Postar um comentário