Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

#volta à aulas #Dinâmicas de acolhimento

Passeando pelo YouTube, encontrei um canal muito interessante chamado ESCOLA EM MOVIMENTO. Há ali, atividades que poderemos aproveitar não apenas agora, no "volta às aulas" mas sim, durante todo o ano letivo e, o mais legal de tudo, é que podemos adaptar essas atividades para vários outros assuntos e para todas as séries.

Dêem uma passarela lá no canal, e lembrem-se de comentarem que estão lá por causa do Blog: Educando com amor.

Espero que gostem do vídeo e...

Beijinhos da prô


#volta às aulas #DIDASKALEINOFOBIA

Vocês sabiam que existem pessoas com medo de escola?
Parece até brincadeira, mas é a mais pura verdade.


Algumas pessoas sofrem das mais bizarras fobias. Medo de barata, aranha, escuro, altura, lugares fechados, enfim, todos esses medos já conhecemos, mas há alguns outros muito estranhos que nem parece que eles existem.
Se você tivesse medo de sentir medo? Não soaria, no mínimo, esquisito? Mas para as pessoas que sofrem de fobofobia não há nada de esquisito não!
Assim como ter medo de comer, para quem nem imagina que essa doença existe, iria parecer surreal. Surreal são as pessoas que sofrem de fagofobia terem medo de comer e saberem que se ficarem sem comer, irão sucumbir.
Mas em se tratando de educação, a didaskaleinofobia vem bem a calhar. Principalmente por saber que em algumas redes, as aulas já começaram, mas que na maioria, semana que vem já voltaremos à rotina normal...

Didaskaleinofobia nada mais é que o medo excessivo de escola. Não, não, não! Não é aquela preguicinha de levantar da cama logo cedo para ir às aulas.
O pânico tem seus sintomas, como náuseas, tonturas, sudorese, ataque de pânico, entre outros...

Se quiser saber mais sobre o assunto, basta acessar o vídeo abaixo, do canal CURIOSINAUTAS, e conhecer essa e outras fobias. É um canal muito bacana, que apesar dos poucos vídeos e inscritos, traz um conteúdo bastante, eu diria, curioso.
Aproveite para assinar o canal clicando no botão INSCREVER-SE, para poder acompanhar os vídeos que serão postados a seguir. Vale a pena!


Espero que apreciem o vídeo e o canal...

Beijinhos da prô


Material Dourado

Olá pessoal!!
Tudo bem com vocês?
Espero que sim.

Achei essa atividade ontem, perdida em meu acervo pessoal e achei bacana dividir com vocês.
Como faz algum tempo que eu havia impresso, não consigo me recordar de qual site retirei e por isso não consigo também dar os devidos créditos a quem possa interessar.

O que vocês estão achando das nossas postagens diárias? Comentem aqui para eu saber se estão gostando!


Profissões


Oi gente, tudo bem com vocês?

Passeando pela internet, vejam só as atividades que encontrei 💖

Para trabalhar as profissões com as crianças.

Encontrei no site do Smartkids, basta clicar na imagem para ser direcionado para o site e no Blog da professora Simone Helen Drumond, também pode clicar direto na imagem para acompanhar o blog dela.
Espero que gostem.

O Blog da Professora Simone traz muitas atividades relacionadas ao autismo infantil. É muito bacana. Aproveitem para conhecer



Silabário ilustrado

Oi gente, olha que silabário lindinho!!

Recebi via WhatsApp e não sei de quem e a autoria e por isso não consigo colocar os devidos créditos, mas se vocês souberem, por favor, coloquem aqui nos comentários para que eu edite a postagem e possa dar os créditos a quem merecer.

Este ano estou com 3° ano e, portanto, a maioria das atividades que eu encontrar, e postar aqui, serão voltadas para este público-alvo.
Mas não significa que não possa postar coisas de outras séries/anos...

Espero que gostem deste silabário. Crianças com muitas dificuldades, as vezes, necessitam de outros caminhos para conseguir aprender. Tentemos todos os possíveis!




Aumentativo e diminutivo para 3° ano

Olha essa atividade que bacana pessoal, excelente para ensinar aos pequenos a diferença entre aumentativo e diminutivo.
Basta clicar na imagem para ser redirecionado ao site: SOESCOLA.COM


Dinâmicas para o primeiro dia de aula

1. Quem é meu professor?

Objetivos:  Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.

Material: Papel e caneta

Procedimento:

Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.

Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres.

Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.

Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.

Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las.

Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.

Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.

Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.

Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos

Faixa etária: a partir de 8 anos

2. EU SOU… E VOCÊ, QUEM É?


Objetivos: Conhecer o grupo e promover a interação e a socialização de todos.

Material: nenhum

Procedimento:

Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.

Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.

O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou Luis, e você, quem é?” “Eu sou Aline, e você, quem é?” “Eu sou Luana, e você quem é?”

A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.

Tempo de duração: 10 a 15 minutos

Faixa etária: todas as idades

3. CONHECENDO E APRENDENDO


Objetivo: promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.

Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.

Procedimento: Formar um círculo.

Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.

Quem estiver com a bola deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si, ou um defeito, ou qualidade (sou preguiçoso, sou organizada, ou tenho um cachorro, uso lente de contato, etc.).

Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.

Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos o ajude.

Reflexão:

Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.

Tempo de duração: 15 a 20 minutos

Faixa etária: todas as idades

4. TUDO SOBRE MIM


Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:

Meu nome é:

O que eu mais gosto de fazer?

O que menos gosto de fazer?

Uma qualidade minha é:

Um defeito meu é:

Qual profissão desejo exercer:

Procedimento:

Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.

Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.

Os alunos e participantes terão 10 minutos para responder.

Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Dicas

Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.

Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos

Faixa etária:  A partir de 10 anos

5. PROCURANDO UM CORAÇÃO

Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor. Desenvolver o relacionamento interpessoal e a comunicação.

Material Necessário:

Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade (não pode ter partes iguais).

Procedimento:

Distribuir os corações já divididos de forma aleatória.

Informar que ao ouvirem uma música (pode substituir por estipular o tempo) caminharão pela sala em busca de seu par.

Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem (caso não se conheçam perguntar o nome, idade, etc.), caso não se conheçam deverão apresentar o seu par para turma.

Reflexão:

Perguntar aos alunos:

Como se sentiram durante a atividade?

Foi possível conhecer um pouco mais os colegas?

Tiveram dificuldades de encontrar o seu par?

Explicar aos alunos que sozinhos somos incompletos, precisamos ter colegas, amigos, pessoas ao nosso lado. Para isso é importante respeitarmos os colegas, sermos companheiros e colaborarmos uns com os outros.

Tempo de duração: 15 a 20 minutos

Faixa etária: a partir de 6 anos



Atividades extraidas do site: https://professoremsala.com.br/5-dinamicas-excelentes-para-o-primeiro-dia-de-aula/

Volta às aulas

Olha só pessoal, que imagens fofinhas de volta às aulas...

Voltar a estudar com desenhos legais é muito mais divertido, não é mesmo?




Espero que gostem...

Lembrando que a primeira imagem eu recebi pelo WhatsApp, mas a da Magali, tirei do blog Ideia Criativa. Visitem esse blog, lá tem um baú de ideias para você usar com suas crianças... 🤩🤩🤩