Volta às aulas
Atividades para integrar, estabelecer regras de convivência, ressaltar o valor da amizade, valorizar a cooperação, o respeito e a ética no cotidiano escolar
Por Juliana Lambert
| ||||||||||||
Os primeiro dia de aula tem um significado especial para educadores, alunos e pais. Não é apenas mais um ano letivo que se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança dos pequenos. "Receba os alunos calorosamente, de preferência fora da sala de aula, no portão de entrada, no pátio ou em alguma área livre. Converse um pouco com cada um e convide os pais para conhecer a sala de aula", sugere Débora Cristina Pinheiro da Silva, coordenadora pedagógica do Colégio Escrevivendo, de São Paulo (SP).
Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de histórias que abordem a amizade", recomenda Maria Beatriz Ortiz Solera, coordenadora pedagógica e educacional do Colégio Augusto Laranja, da capital paulista.
Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de histórias que abordem a amizade", recomenda Maria Beatriz Ortiz Solera, coordenadora pedagógica e educacional do Colégio Augusto Laranja, da capital paulista.
Enquanto o pessoal se "enturma", o professor pode mencionar a importância do respeito e da cooperação. "Não é aconselhável impor as regras, o melhor é explicá-las. Seja claro e objetivo para que todos entendam, lembrem e cumpram ao longo do ano", alerta Débora.
De acordo com Vanessa Santos, coordenadora pedagógica do Colégio Novo Alicerce, de São Paulo (SP), o educador deve ser o exemplo. "Nesta faixa etária, as crianças aprendem mais por observação. O professor deve estar atento a sua postura em sala de aula e rever atitudes que, aos olhos de uma criança, podem parecer injustiça, protecionismo, caracterizar falta de respeito e de ética", comenta.
Em 2011, o Colégio Alfa Centro de Educação Moderna Bilíngue, do Rio de Janeiro (RJ), iniciou o seu trabalho de integração na última semana de janeiro. A tarde feliz proporcionou banhos de piscina, recreação, sessões de filmes e lanches.
"A ideia é que as crianças tenham referências em suas turmas e não se sintam perdidas no primeiro dia de aula", explica a supervisora pedagógica Maria Aparecida Jatobá, para quem é preciso trabalhar valores como justiça, respeito e solidariedade desde o primeiro dia de aula.
De acordo com Vanessa Santos, coordenadora pedagógica do Colégio Novo Alicerce, de São Paulo (SP), o educador deve ser o exemplo. "Nesta faixa etária, as crianças aprendem mais por observação. O professor deve estar atento a sua postura em sala de aula e rever atitudes que, aos olhos de uma criança, podem parecer injustiça, protecionismo, caracterizar falta de respeito e de ética", comenta.
Em 2011, o Colégio Alfa Centro de Educação Moderna Bilíngue, do Rio de Janeiro (RJ), iniciou o seu trabalho de integração na última semana de janeiro. A tarde feliz proporcionou banhos de piscina, recreação, sessões de filmes e lanches.
"A ideia é que as crianças tenham referências em suas turmas e não se sintam perdidas no primeiro dia de aula", explica a supervisora pedagógica Maria Aparecida Jatobá, para quem é preciso trabalhar valores como justiça, respeito e solidariedade desde o primeiro dia de aula.
Primeiro dia de aulaEssas atividades foram preparadas pelo Colégio Augusto Laranja e visam reforçar a integração:
Vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano) | |
1. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar. 2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno. 3. Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias. |
Troca de presentes (1º ao 3º ano) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.
2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade. 3. Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer. 4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades.
Reforçando a amizade
Confira as atividades do Colégio Novo Alicerce para reforçar a amizade:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário