Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

contador de visitas

20 de jan. de 2012

Plano de Ensino Eja Termos 01 e 02 ciclo 01






Plano de Ensino Bimestral
Termo I





Professora: Daniela da Silva Freitas





1° Bimestre
Língua Portuguesa
Eixo a ser trabalhado: “Apropriação do sistema de escrita”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Fevereiro
·         D1 – Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação;
·         D2 – Identificar letras do alfabeto;
Março
·         D3 – Reconhecer palavras como unidade gráfica;
Abril
·         D4 – Distinguir diferentes tipos de letras.

Matemática
Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e operações/álgebra e funções”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Fevereiro
·         D1 – Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas;
·         D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações;
Março
·         D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medidas convencionais ou não;
·         D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como km, m, cm, mm / kg, g, mg / l, ml;
Abril
·         D13 – Reconhecer e utilizar caracterísitcas do sistema decimal, tais como agrupamentos e troca na base 10 e princípio do valor posicional;
·         D14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica;
·         D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens;

2° Bimestre
Língua Portuguesa
Eixo a ser trabalhado: “Apropriação do sistema de escrita” e “Leitura”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Maio
·         D5 – Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas;
·         D6 – Identificar relações fonema/grafema (som/letra).
Junho / Julho
·         D7 – Ler palavras;
·         D8 – Localizar informações em textos;
·         D9 – Inferir informação.

Matemática
Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e operações/álgebra e funções”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Maio
·         D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de àngulos;
·         D4 – Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
Maio / Junho
·         D8 – Estabelecer relações entre unidades de medidas de tempo;
·         D9 – Estabelecer relações entre horário de início e término e/ou o intervalo de duração de um evento ou acontecimento;
Junho / Julho
·         D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial;
·         D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.


3° Bimestre
Língua Portuguesa
Eixo a ser trabalhado: “Leitura”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Agosto
·         D10 – Identificar assunto de um texto lido ou ouvido;
·         D11 – Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens;
Setembro
·         D12 – Identificar a finalidade do texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas;
·         D13 – Reconhecer a ordem alfabética.

Matemática
Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Agosto
·         D4 – Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
·         D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores;
Setembro
·         D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas;
·         D11 – Resolver problemas envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;

4° Bimestre
Língua Portuguesa
Eixo a ser trabalhado: “Leitura” e “Escrita”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Outubro
·         D14 – Estabelecer relações entre a continuidade temática;
·         D15 – Escrever palavras;
Novembro / Dezembro
·         D16 – Escrever frases;
·         D17 – Escrever textos.

Matemática
·         Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas”.
·         Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Outubro
·         D12 – Resolver problemas envolvendo o cálculo ou estimativa de área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;
Novembro  / Dezembro
·         D27 – Ler informações e dadeos apresentados em tabelas;
·         D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

NATUREZA E SOCIEDADE
Temos como objetivos que os educandos sejam capazes de:
·         Reconhecer a si próprio e seus pares enquanto portadores e produtores de cultura, dotados de capacidade de ampliar seu universo de conhecimento, valores e meios de expressão;
·         Localizar nos mapas políticos do Brasil e do estado, municípios de origem e de moradia atual;
·         Conhecer vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, RG, título eleitor etc);
·         Observar, descrever e desenhar croquis de espaços geográficos conhecidos (ligar de origem, de moradia e trabalho, entorno da escola etc) empregando símbolos e legendas;
·         Identificar os principais órgãos de administração e serviços (públicos, privados e comunitários) da região, conhecer suas funções, analisando sua qualidade e formulando sugestões para sua melhoria;
·         Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão;
·         Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e compartilhá-lo;
·         Conhecer aspectos básicos da organização política do Brasil, os direitos e deveres do cidadão, identificando formas de consolidar e aprofundar a democracia no país;
·         Buscar informações em diferentes fontes, processá-las e analisá-las criticamente;
·         Interessar-se pelas ciências e pelas artes como forma de conhecimento, interpretação e expressão dos homens sobre si mesmo e sobre o mundo que nos cerca;
·         Valorizar a vida e sua qualidade como bens pessoais e coletivos, desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde, à sexualidade e à educação das gerações mais novas;
·         Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais, reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira;
·         Compreender as relações que os homens estabelecem com os demais elementos da natureza e desenvolve atitudes positivas com relação à preservação do meio ambiente, analisando aspectos da Geografia do Brasil.
CONTEÚDO

O educando e seu lugar de vivência
·         A identidade do educando
·         O centro educativo
·         Espaço e vivência

Cultura e diversidade cultural
·      Cultura
·      Diversidade cultural da sociedade brasileira
·      Expressões artísticas
·      Meios de comunicação de massa

O homem e o meio ambiente
·      Ecossistemas e ciclos naturais
·      Problemas ambientais
·      Das zonas rurais e urbanas
·      O Planeta Terra
As atividades produtivas e as relações sociais
·      Trabalho, tecnologia e emprego
·      Relações de trabalho na História do Brasil
Cidadania e Participação
·      Os Estados Brasileiros
·      Direitos civis, políticos e sociais
·      Organização e participação da sociedade


ARTES

O que se espera do aluno:
·         Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística;
·         Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
·         Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísicos diversos em Arte (artes visuais, dança, música, teatro), de modo a utilizá-los em trabalhos pessoais, identificá-los e interpretá-los na apreciação e contextualizá-los culturalmente;
·         Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas;
·         Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecndo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo cultural e natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos;
·         Observar as relações entre a arte e a leitura da realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
·         Identificar, relacionar e compreender os diferentes âmbitos da arte, do trabalho e da produção dos artistas;
·         Identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias;
·         Pesquisar e saber organizar informações sobre arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.

CONTEÚDO
·         Artes visuais
·         Músicas
·         Dança
·         Teatro

PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS

O professor deve intencionalmente, favorecer situações reais de comunicação que estimulem o desenvolvimento da oralidade:
·                    Abrir espaços de conversa, onde os alunos narrem fatos que aconteceram no dia a dia;
·                    Formular perguntas cujas respostas exijam do aluno manisfestação de opiniões ou compreensão do conteúdo abordado;
·                    Convidar constantemente os alunos a expressarem suas dúvidas oralmente;
·                    Convidar os alunos a fazerem intervenções na fala dos outros, complementando ou contrapondo opiniões;
·                    Organizar debates sobre temas escolhidos;
·                    Leituras em voz alta, a título de desinibição em sua desenvoltura e para apropriação do sistema de pontuação e leitura;
·                    A escuta de leitura em voz alta do professor ou qualquer outro leitor fluente é uma prática pedagógica valiosa desde os estágios iniciais de alfabetização.

AVALIAÇÃO

A avaliação será paralela e continuada, pois será observado o desenvolvimento das atividades levado em consideração aquilo que o educando trouxe de legado e o que ele apresenta a partir de então.
A aferição do aprendizado adquirido pelos educandos não se dará especificamente através de folhas impressas, tendo em vista que o conhecimento de mundo que vai se obtendo através de estudos não se limitam em apenas escritas em folhas de papel e sim através de um comportamento e atitudes, além de pensamentos, que passam a serem diferenciadas a partir de um objetivo proposto atingido

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (Materiais e humanos)

Papelaria em geral, material dourado (ou para recursos de trocas de valores, outros materiais que forem necessários), laboratório de informática, sala de vídeo, biblioteca, livros e textos pré-selecionados, passeios culturais e/ou de lazer, jogos pedagógicos como: dominó, bingo etc., dinâmicas em grupo, debates, jogos teatrais entre outros que porventura forem necessários.






Plano de Ensino Bimestral
Termo II





Professora: Daniela da Silva Freitas





1° Bimestre
Língua Portuguesa
Eixo a ser trabalhado: “Procedimentos de Leitura”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Fevereiro
·         D1 – Localizar informações explícitas em um texto;
·         D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
Março
·         D4 – Inferir uma informação implícita;
·         D6 – Identificar o tema de um texto;
Abril
·         D11 – Distinguir  um fato da opinião relativa a esse fato.

Matemática
Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e operações/álgebra e funções”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Fevereiro
·         D1 – Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas;
·         D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações;
Março
·         D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medidas convencionais ou não;
·         D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como km, m, cm, mm / kg, g, mg / l, ml;
Abril
·         D13 – Reconhecer e utilizar caracterísitcas do sistema decimal, tais como agrupamentos e troca na base 10 e princípio do valor posicional;
·         D14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica;
·         D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens;

2° Bimestre
Língua Portuguesa
Eixo a ser trabalhado: “Implicações do suporte, do gênero e/ou Enunciador na Compreensão do texto”, “Relação entre textos”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Maio
·         D5 – Interpretar com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinho, foto etc;
·         D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Junho / Julho
·         D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Matemática
Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e operações/álgebra e funções”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Maio
·         D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de àngulos;
·         D4 – Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
Maio / Junho
·         D8 – Estabelecer relações entre unidades de medidas de tempo;
·         D9 – Estabelecer relações entre horário de início e término e/ou o intervalo de duração de um evento ou acontecimento;
Junho / Julho
·         D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial;
·         D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.


3° Bimestre
Língua Portuguesa
Eixo a ser trabalhado: “Coerência e coesão no processamento do texto”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Agosto
·         D2 – Estabelecer relações entre partes de umtexto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
·         D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
Setembro
·         D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto;
·         D12 – Esabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Matemática
Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas” e “Números e operações / álgebra e funções.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Agosto
·         D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas;
·         D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores;
·         D11 – Resolver problemas envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;
Setembro
·         D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais;
·         D19 – Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa);
·         D20 – Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória;
·         D21 – Identificar diferentes representações de um número racional;

4° Bimestre
Língua Portuguesa
Eixo a ser trabalhado: “Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido” e “Variação Linguística”.
Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Outubro
·         D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados;
·         D14 – Identificar o efeito decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
Novembro / Dezembro
·         D10 – Identificar as marcas liguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Matemática
·         Eixo a ser trabalhado: “Espaço e forma” , “Grandezas e medidas”.
·         Descritores a ser trabalhados durante este bimestre:
Outubro
·         D12 – Resolver problemas envolvendo o cálculo ou estimativa de área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;
·         D23 – Resolver problema utilizando escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro;

Novembro  / Dezembro
·         D27 – Ler informações e dadeos apresentados em tabelas;
·         D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

NATUREZA E SOCIEDADE
Temos como objetivos que os educandos sejam capazes de:
·         Reconhecer a si próprio e seus pares enquanto portadores e produtores de cultura, dotados de capacidade de ampliar seu universo de conhecimento, valores e meios de expressão;
·         Localizar nos mapas políticos do Brasil e do estado, municípios de origem e de moradia atual;
·         Conhecer vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, RG, título eleitor etc);
·         Observar, descrever e desenhar croquis de espaços geográficos conhecidos (ligar de origem, de moradia e trabalho, entorno da escola etc) empregando símbolos e legendas;
·         Identificar os principais órgãos de administração e serviços (públicos, privados e comunitários) da região, conhecer suas funções, analisando sua qualidade e formulando sugestões para sua melhoria;
·         Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão;
·         Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e compartilhá-lo;
·         Conhecer aspectos básicos da organização política do Brasil, os direitos e deveres do cidadão, identificando formas de consolidar e aprofundar a democracia no país;
·         Buscar informações em diferentes fontes, processá-las e analisá-las criticamente;
·         Interessar-se pelas ciências e pelas artes como forma de conhecimento, interpretação e expressão dos homens sobre si mesmo e sobre o mundo que nos cerca;
·         Valorizar a vida e sua qualidade como bens pessoais e coletivos, desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde, à sexualidade e à educação das gerações mais novas;
·         Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais, reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira;
·         Compreender as relações que os homens estabelecem com os demais elementos da natureza e desenvolve atitudes positivas com relação à preservação do meio ambiente, analisando aspectos da Geografia do Brasil.
CONTEÚDO

O educando e seu lugar de vivência
·         A identidade do educando
·         O centro educativo
·         Espaço e vivência

Cultura e diversidade cultural
·      Cultura
·      Diversidade cultural da sociedade brasileira
·      Expressões artísticas
·      Meios de comunicação de massa

O homem e o meio ambiente
·      Ecossistemas e ciclos naturais
·      Problemas ambientais
·      Das zonas rurais e urbanas
·      O Planeta Terra
As atividades produtivas e as relações sociais
·      Trabalho, tecnologia e emprego
·      Relações de trabalho na História do Brasil
Cidadania e Participação
·      Os Estados Brasileiros
·      Direitos civis, políticos e sociais
·      Organização e participação da sociedade


ARTES

O que se espera do aluno:
·         Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística;
·         Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
·         Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísicos diversos em Arte (artes visuais, dança, música, teatro), de modo a utilizá-los em trabalhos pessoais, identificá-los e interpretá-los na apreciação e contextualizá-los culturalmente;
·         Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas;
·         Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecndo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo cultural e natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos;
·         Observar as relações entre a arte e a leitura da realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
·         Identificar, relacionar e compreender os diferentes âmbitos da arte, do trabalho e da produção dos artistas;
·         Identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias;
·         Pesquisar e saber organizar informações sobre arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.

CONTEÚDO
·         Artes visuais
·         Músicas
·         Dança
·         Teatro

PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS

O professor deve intencionalmente, favorecer situações reais de comunicação que estimulem o desenvolvimento da oralidade:
·                    Abrir espaços de conversa, onde os alunos narrem fatos que aconteceram no dia a dia;
·                    Formular perguntas cujas respostas exijam do aluno manisfestação de opiniões ou compreensão do conteúdo abordado;
·                    Convidar constantemente os alunos a expressarem suas dúvidas oralmente;
·                    Convidar os alunos a fazerem intervenções na fala dos outros, complementando ou contrapondo opiniões;
·                    Organizar debates sobre temas escolhidos;
·                    Leituras em voz alta, a título de desinibição em sua desenvoltura e para apropriação do sistema de pontuação e leitura;
·                    A escuta de leitura em voz alta do professor ou qualquer outro leitor fluente é uma prática pedagógica valiosa desde os estágios iniciais de alfabetização.

AVALIAÇÃO

A avaliação será paralela e continuada, pois será observado o desenvolvimento das atividades levado em consideração aquilo que o educando trouxe de legado e o que ele apresenta a partir de então.
A aferição do aprendizado adquirido pelos educandos não se dará especificamente através de folhas impressas, tendo em vista que o conhecimento de mundo que vai se obtendo através de estudos não se limitam em apenas escritas em folhas de papel e sim através de um comportamento e atitudes, além de pensamentos, que passam a serem diferenciadas a partir de um objetivo proposto atingido

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (Materiais e humanos)

Papelaria em geral, material dourado (ou para recursos de trocas de valores, outros materiais que forem necessários), laboratório de informática, sala de vídeo, biblioteca, livros e textos pré-selecionados, passeios culturais e/ou de lazer, jogos pedagógicos como: dominó, bingo etc., dinâmicas em grupo, debates, jogos teatrais entre outros que porventura forem necessários.
































Mapeamento dos Descritores/Atividades do livro
É BOM APRENDER -  EJA - MATEMÁTICA
VOLUME ÚNICO-ALFABETIZAÇÃO
Unidade 1 – Números
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Identificando números
187, 188
1, 2
Função social
Números de 1 a 5
189
1, 2
D13, D14
Números de 1 a 9
190, 191
1, 2, 3, 4, 5
D13, D21
Número zero
192
1
D13
Número dez
193
1, 2, 3
D13, D14, D21
Algarismo
194
1, 2
D13
Unidade e dezena
195
1, 2
D13
Ábaco e Quadro valor de Lugar
196, 197
1, 2, 3
D13
Número até 20
198
1, 2
D13, D16
Dezenas exatas
199, 200
1, 2
D13, D15, D6
Número até 99
201, 202
1, 2,3, 4, 5, 6, 7.8, 9
D13, D14 D15, D21, D23
O número 100
204, 205
1, 2, 3
D13, D14, D16
Unidade 2 – Adição
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Adição até 10
206, 207, 208, 209
1, 2, 3, 4, 5, 6
D17, D19
Adição com números até 19
211, 212
1, 2, 3
D17, D19, D23
Adição sem reagrupamento
213, 214, 215, 216
1, 2, 3, 4, 5, 6
D15, D16, D17, D23
Adição com reagrupamento
217, 218, 219
1, 2, 3, 4, 5, 6
D15, D17, D19
Unidade 3 – Subtração
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Subtração até 10
221, 222
1, 2, 3
D17, D19
Subtração com números até 19
223, 224, 225
1, 2, 3, 4, 5
D17, D19

Subtração sem reagrupamento
226, 227, 228, 229
1a, 1b, 2, 3, 4, 5
D15, D17, D19
Unidade 4 – Retas
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Identificando retas
230
-
D3
Retas paralelas
231
-
D4
Retas concorrentes
232
-
D4
Retas perpendiculares
233, 234, 235, 236, 237
1, 2, 3, 4, 5, 6
D1, D4
Unidade 5 – Multiplicação
Multiplicando por 2
238, 239
1, 2, 3, 4, 5
D15, D16, D18
Multiplicando por 3, 4, 5
240, 241, 242
1, ,2, 3
D15, D16, D18, D20
Ampliando a multiplicação
243, 244, 245
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
D16, D18, D27
Unidade 6 – Medidas de Tempo
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Relógio
246
1
D8
Estudando hora
247, 248, 249, 250
1, 2, 3, 4
D8, D27
O mês e o ano
252, 253,254, 255, 256, 257
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14
D8, D9
Unidade 7 - Tabelas
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Trabalhando com tabelas
258, 259, 260, 261
1, 2, 3
D27
Unidade 8 - Divisão
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Dividindo por 2
262
1
D20
Dividindo por 3, 4, 5
263, 264, 265, 266
1, 2, 3, 4, 5
D18, D19, D20, D27
Ampliando a divisão
267, 268, 269
1, 2, 3, 4, 5, 6
D18, D20
Unidade 9 – Medidas de Comprimento
Atividade
Página
Exercício
Descritor
O passo, o pé e o palmo
270
1
D6, D7
Centímetro e milímetro
271, 272
1, 2, 3, 4, 5
D7
Centímetro e metro
273, 274
1
D7
Unidade 10 – Formas Geométricas Planas
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estudando algumas formas
275, 276, 277, 278, 279, 280
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11
D2, D3, D4, D5
Circunferência
281, 282
1, 2, 3
D3, D5
Construindo um Tangram
283, 284
-
D3
Unidade 11 – Medidas de Temperatura
Atividade
Página
Exercício
Descritor
A temperatura do ambiente
285
1, 2, 3
D6
Conhecendo o termômetro
286, 287, 288, 289
1, 2, 3, 4, 5, 6
D7, D27
Colocando em prática
290, 291
-
D7
Unidade 12 – Medidas de Massa
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estimando massas
292
1
D7
Quilograma
293, 294, 295, 296, 297
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
D6, D7, D23
Unidade 13 - Gráficos
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Gráficos de Barras
298, 299, 300, 301, 302, 303, 304
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
D7, D27, D28
Unidade 14 – Formas Geométricas Espaciais
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Observando alguns objetos
305, 306
1
D2
Estudando formas geométricas espaciais
307, 308, 309, 310, 311, 312, 313, 314, 315, 316, 317
1, ,2 ,3 ,4 ,5 ,6, 7, 8, 9, 10
D2, D3, D7, D23
Trabalhando com planificação
318, 319
-
D2, D7, D23
Unidade 15 – Medidas de Capacidade
Atividade
Página
Exercício
Descritor
O litro
320, 321, 322
1, 2, 3, 4, 5, 6
D7

VOLUME 1 - MULTIDISCIPLINAR

Unidade 1 - Números
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Sistema de numeração decimal
125, 126, 127
1, 2, ,3 ,4 ,5, 6
D13, D14, D15
Registrando no ábaco
128, 129
1
D13, D15
O número 100
130
1
D13, D17
Números até 999
131, 132 133
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
D13, D15, D16
O número 1000 e outros
134
1, 2
D13, D14, D16
Números
135
1, 2, 3, 4, 5
D14, D16, D18
Sistema de numeração decimal
136, 137
1, 2, 3, 4
D13, D15, D16, D17, D27
Números ordinais
139
1
D13, D14

Unidade 2 - Adição
Atividade
Página
Exercício
Descritor
 Conversando sobre adição
140
1, 2
D19
Adição com reagrupamento
141, 142, 143, 144, 145, 146, 147
1, 2, 3, 4, 5
D13, D15, D17, D19
Unidade 3 - Subtração
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Conversando sobre subtração
149
1
D19
Subtração com reagrupamento
150, 151, 152, 153
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
D17, D19, D27
Unidade 4 - Movimentação
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Interpretando esquemas
154, 155, 156, 157
1, 2, 3, 4, 5
D1
Unidade 5 - Multiplicação
Conversando sobre multiplicação
158
1
D20
Um pouco mais sobre multiplicação
159, 160, 161, 162, 163, 164
1, ,2 ,3 ,4 ,5, 6, 7, 8
D18, D19, D20
Unidade 6 - Possibilidades
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estudando possibilidades
165, 166, 167
1, 2, 3, 4
D20
Unidade 7 – Medidas de tempo
Atividade
Página
Exercício
Descritor
O relógio
168, 169
1, 2, 3, 4
D8, D9
Outras unidades de medida de tempo
170, 171, 172
1, 2, 3, 4 ,5, 6, 7
D8, D9
Unidade 8 - Divisão
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Conversando sobre a divisão
173
1
D7, D20
Um pouco mais sobre divisão
174, 175, 176, 177, 178
1, 2, 3, 4 ,5, 6, 7 ,8, 9, 10
D18, D20
Unidade 9 – Formas geométricas planas
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estudando formas geométricas planas
179, 180
1, 2, 3
D3
Triângulos
181
1, 2
D3
Quadriláteros
182, 183, 184, 185
1, 2, 3, 4, 5, 6 ,7
D3
Decompondo polígonos em triângulos
186, 187
1, 2
D3
Os mosaicos
188, 189, 190
1, 2
D3
Unidade 10 – Medidas de comprimento
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Perímetro
191, 192
1, 2, 3, 4
D11
Quilômetro
193, 194, 195,
1, 2, 3, 4, 5, 6
D7, D11, D27
Unidade 11 - Gráficos
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Interpretando gráficos
196
1
D28
Gráficos de segmento
197, 198, 199, 200, 201
1, 2, 3, 4,
D19, D27, D28
Unidade 12 – Formas geométricas espaciais
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Revisando formas geométricas espaciais
202, 203
1, 2, 3
D2
Pirâmide
204, 205, 206, 207
1, 2, 3
D2
Unidade 13 – Medidas de massa
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estimando massas
208
1
D7
A balança
209
-
D7
Quilograma e grama
210, 211, 212
1, 2, 3, 4, 5
D7
Unidade 14 – Medidas de capacidade
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Litro e mililitro
213, 214, 215, 216, 217, 218
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
D6, D7

VOLUME 2 – MULTIDISCIPLINAR

Unidade 1 – Números
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Os números no dia-a-dia
121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15
D7, D8, D14, D20, D27
Os bilhões
129, 130, 131, 132
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
D14, D15, D16, D17
Unidade 2 - Operações
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Adição
133, 134, 135
1, 2, 3, 4
D15, D16, D17, D23, D25, D27
Subtração
136, 137, 138
1, 2, 3, 4, 5
D1, D7, D17, D19, D27
Multiplicação
139, 140, 141
1, 2, 3, 4, 5
D7, D14, D18, D20, D21
Divisão
142, 143, 144, 145
1, 2, 3, 4, 5
D18, D19, D20, D27
Unidade 3 - Média
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estudando média
146, 147, 148
1, 2, 3, 4
D19, D20, D27
Unidade 4 – Medidas de comprimento
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estudando medidas de comprimento
149, 150, 151
1, 2, 3, 4, 5, 6
D1, D7, D15, D19, D20, D21, D27
Escala
152, 153, 154
1, 2, 3, 4
D1, D7, D15, D19, D27
Unidade 5 – Formas geométricas planas
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estudando formas geométricas planas
155, 156, 157
1, 2, 3
D3, D4, D11
Triângulo
158, 159
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
D3, D4
Circunferência e círculo
162, 163
-
D3
Simetria
164, 165
1, 2, 3, 4
D3, D5
Unidade 6 – Medidas de superfície
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estimando áreas
166
1
D12
Calculando áreas
167
1
D12
Metro e quilômetro quadrado
168, 169, 170, 171
1, 2, 3, 4, 5, 6
D7, D11, D12
Unidade 7 – Frações
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estudando frações
173, 174, 175, 176
1, 2, 3, 4, 5, 6
D21, D24, D25
Unidade 8 - Probabilidade
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estudando probabilidade
177, 178, 179, 180
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
D24, D26
Unidade 9 – Medidas de massa
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Tonelada
181
1
D7, D14, D15, D20
Arroba
182, 183, 184
1, 2, 3, 4, 5, 6
D6, D7, D20, D23, D28
Unidade 10 – Formas geométricas espaciais
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Revisando formas geométricas espaciais
185, 186
1, 2, 3
D2
Prismas
187, 188, 189, 190
1, 2, 3, 4
D2
Caleidoscópio
191, 192, 193
1, 2, 3
D2
Unidade 11 – Números decimais
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estudando números decimais
194, 195, 196, 197
1, 2, 3, 4, 5
D21, D23, D27
Unidade 12 - Porcentagem
Atividade
Página
Exercício
Descritor
As porcentagens do dia-a-dia
198
1
D26
Estudando porcentagens
199, 200, 201, 204
1, 2, 3, 4, 5, 6
D24, D25, D26
Calculando porcentagens
203, 204, 205, 206
1, 2, 3, 4, 5, 6
D7, D23, D25, D26
Unidade 13 - Gráficos
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Interpretando gráficos
207
1
D28
Gráficos de setores
208, 209, 210, 211, 212, 213, 214, 215
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
D7, D19, D26, D27, D28
Unidade 14 – Medidas de capacidade
Atividade
Página
Exercício
Descritor
O metro cúbico e o litro
216, 217, 218, 219
1, 2, 3, 4, 5, 6
D7
Unidade 15 – Medidas de volume
Atividade
Página
Exercício
Descritor
Estimando volumes
220
1, 2
D5
Estudando volumes
221, 222, 223
1, 2, 3, 4
D5, D6, D7, D9


RENATA PIACENTE e GIOVANA HENRIQUES
                                       ATPs de Matemática – NUDE
matematica.poa@hotmail.com

5 comentários:

  1. Que trabalho maravilhoso! Conheci o seu blog através do Blog “Educadores Multiplicadores” e já estou te seguindo! Meu nome de seguidora é Cristiane Reis.
    Blog Ensinar é Aprender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, minha flor, já sou uma seguidora do seu blog também, dei uma passadinha lá, é muito bacana viu? Parabéns!!!

      Excluir
  2. Muito obrigado! Foi de grande ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, fico muito feliz em poder ajudar... pena que não estou mais com essa modalidade de ensino, hoje leciono para o fundamental, mas caso deseje alguma sugestão, se eu puder ajudar, terei a maior satisfação. Foram 10 anos na EJA... rsrs

      Excluir
  3. Muito obrigado! Foi de grande ajuda!

    ResponderExcluir

Uma aventura dentro da noite

UMA AVENTURA DENTRO DA NOITE Toda manhã, um berro agudo e irritante acordava Pedro, Celso e Tilico. Essa voz esganiçada que os persegui...