Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

contador de visitas

26 de jul. de 2010

se esta rua fosse minha

Se essa rua fosse minha

Se essa rua fosse minha,
Não deixava ladrilhar.
Não deixava botar pedras,
Não deixava asfaltar.
Deixaria o chão de terra,
Ou talvez plantasse grama.
Encheria as calçadas de flores,
Um vasinho em cada poste.
Margarida, amor-perfeito,
Azaléia, dália e rosa.
E na janela de cada casa um gerânio
Ou, quem sabe, uma violeta.

Tudo isso eu faria
Se essa rua fosse minha,

Se essa rua fosse minha,
Seria toda colorida
Teria casa amarela.
Casa vermelha,
Lilás, azul e laranja.
Só não teria casa cinza,
Porque cinza é a cor da sombra.
Mas teria casa verde,
Porque o verde é esperança.

Teria também umas casas malucas.
Uma de bolinhas,
Outra cheia de listras.
Uma pintada de rabiscos,
Outra toda xadrezinho.

Tudo teria cor.
O poste, a calçada,
A lata de lixo.
O céu seria sempre azul e, à noite,
Teria muitas estrelinhas.

Assim seria essa rua,
Se essa rua fosse minha.

Se essa rua fosse minha,
Eu não moraria sozinho.
Eu chamaria muita gente,
Pra morar aqui pertinho.
Chamaria um monte de amigos,
Alguns parentes
E até o meu irmão.
São todas pessoas queridas
Que eu gosto muito,
E amo do fundo do meu coração.

Atividade sobre o texto

1 . Recuperação oral do texto.
Nessa rua diferente como seriam
a) o chão?
d) a cor das casas?
b) as calçadas?
e) as casas malucas?
c) as janelas das casas?
f) o céu?

2. Escreva sim ou não.
Só uma pessoa moraria nessa rua.______
Muitas pessoas, parentes e amigos morariam nessa rua.______
Ninguém moraria nessa rua.______
Todas as pessoas queridas morariam nessa rua.______

3. Responda.
a) Como é a rua onde você mora?
________________________________________________

b) Quais as coisas da sua rua de que você gosta?
________________________________________________
c) E as de que você não gosta?
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma aventura dentro da noite

UMA AVENTURA DENTRO DA NOITE Toda manhã, um berro agudo e irritante acordava Pedro, Celso e Tilico. Essa voz esganiçada que os persegui...