Objetivos
- Fazer com que os alunos reconheçam palavras memorizadas.
- Perceber que outras palavras podem começar pela mesma sílaba.
- Perceber que as palavras podem ter número de letras e sílabas diferentes.
Planejamento
- Quais os materiais necessários?
- Cópias do texto abaixo, revistas, jornais.
- Qual a duração?
- Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento
- Fazer a leitura compartilhada em primeiro momento, após, ler coletivamente e pedir que os alunos vão acompanhando a leitura da estrofe apontando com o dedo.
- Aos alunos que não leem convencionalmente, ler em duplas com alunos que assim o fazem, para que se sintam mais confortáveis.
MARINHEIRO PEQUENINO
BEBEU ÁGUA AO SE DEITAR.
ACORDOU DE MADRUGADA:
SUA CAMA ERA UM MAR.
- Pedir aos alunos que reconheçam algumas palavras do poema.
- Cada qual deverá ler as palavras reconhecidas e contar letras e sílabas de cada uma.
- Buscar em jornais e revistas, palavras que comecem com a mesma sílaba da palavra em questão.
- Escrever as palavras reconhecidas do poema em ordem alfabética, para isso, usarão como recurso o alfabeto contido na parede e/ou o alfabeto que o professor previamente já o tenha entregue.
- Em outro dia e/ou momento, leia mais uma estrofe do poema, relendo a primeira e acrescentando a segunda
- Os alunos devem acompanhar a leitura apontando com o dedo.
O CARPINTEIRO
BATE, BATE, MARTELINHO,
MAS NÃO BATA FEITO CEGO.
CUIDADO COM MEU DEDO,
QUE MEU DEDO NÃO É DE PREGO.
- Neste momento da leitura, os alunos precisarão acompanhar palavra por palavra, assim, podendo memorizar mais facilmente o poema.
- Relembrar as profissões conhecidas por eles e pedir para que escrevam algumas outras, sempre lembrando a eles que estes deverão fazer cada qual do seu jeitinho, sem se preocupar com a grafia convencional. Os alunos deverão sempre ser estimulados a escreverem como sabem, mas com o intuito de se fazer entender.
- Por fim, em outro dia, leia a última estrofe do poema.
O BOMBEIRO
BLEN, BLEN, BLEN, BLEN
QUEM VEM? QUEM VEM?
É O BOM BOMBEIRO
E VEM LIGEIRO.
ALGUÉM O CHAMA
PRA APAGAR A CHAMA. ELE VEM QUE VEM
BLEN, BLEN, BLEN, BLEN.
- Releia o poema inteiro junto aos alunos e os mesmo devem acompanhar apontando com o dedo assim como fizeram nas aulas anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário