- Fazer com que os alunos percebam a necessidade de usar os sinais de pontuação.
- Perceber que a posição dos sinais pode interferir no sentido da frase
Planejamento
- Quando realizar?
- Ao longo de semestre.
- Como organizar os alunos?
- Em duplas ou individualmente.
- Quais os materiais necessários?
- Cópias da atividade disponível ao final desta postagem
- Qual a duração?
- Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
Partir do pressuposto que os sinais de pontuação já tenham sido apresentados aos alunos.
- Entregar as cópias para os alunos.
- Ler o texto sem utilizar as devidas pontuações.
- Pedir aos alunos que tentem ler da mesma forma.
- Fazer novas leitura, utilizando as pausas necessárias.
- Pedir a eles para que marque no texto, onde deveria ter um acento.
- Pedir para que indiquem qual acento seria necessário.
- Trocar os textos de duplas e pedir para que olhem e analisem se concordam com o que os colegas indicaram. Cada um deve explicar porque utilizou tal sinal gráfico.
ATIVIDADE
Vera
não esqueça do nosso passeio no Parque das Águas sábado quem mais você convidou
o que você vai levar para o lanche eu estou pensando em levar um bolo de fubá nos encontramos na entrada principal do parque às 14h até lá
Joana
Bibliografia consultada
Viver, Aprender - Educação de Jovens e Adultos - Volume 02 - módulos 3 e 4 - página 241
Nenhum comentário:
Postar um comentário