Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

contador de visitas

27 de jul. de 2010

Ciranda da Bailarina - Atividades

ATIVIDADE N°04 - ESCRITA DE TÍTULO II
Objetivos
  • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita numa situação de leitura.
Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Após aprender e realizar a "cantoria" da música "Ciranda da Bailarina", de Chico Buarque e Edu Lobo. É importante dar algumas informações sobre os autores e sua importância para a música popular brasileira. Informar os alunos que essa música fez parte de um balé chamado: O Grande Circo Místico (Disponível para baixar no site: http://www.goear.com/listen/30eb8fd/ciranda-da-bailarina-m%C3%B4nica-salmaso )
  • Como organizar os alunos?
  1. Os alunos trabalharão em duplas.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Letras móveis e cópias da atividade que se segue.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 30 minutos.

Encaminhamento
  • Apresente a letra da canção e ensine a melodia aos alunos. é interessante que tenham a letra em mãos para acompanhar a música. entregue a folha de atividade e releia com os alunos a estrofe inicial da canção. Enquanto leem, os alunos devem tentar realizar a correspondência entre as partes faladas e os trechos escritos.
  • Em seguida, entregue as letras móveis e porponha aos alunos que escrevam o título da canção. Os alunos escreverão segundo suas hipóteses.
  • Para realizar a atividade, os alunos utilizarão seus conhecimentos sobre as letras e seus sons. Também poderão consultar os materiais escritos afixados na classe para apoiar sua escrita (consultar lista de nomes dos colegas poderá ajudar nesse momento).
  • Como é um trabalho em duplas, devem discutir e entrar em acordo quanto às letras que devem ser utilizadas. Após chegar a uma forma aceita por ambos, podem registrar por escrito, na folha de atividade.
Atividade
LEIA A PRIMEIRA ESTROFE DA CANÇÃO E DEPOIS ESCREVA O TÍTULO.
_______________________________
EDU LOBO E CHICO BUARQUE

PROCURANDO BEM
TODO MUNDO TEM PEREBA
MARCA DE BEXIGA OU VACINA
E TEM PIRIRI, TEM LOMBRICA, TEM AMEBA
SÓ A BAILARINA QUE NÃO TEM
E NÃO TEM COCEIRA
BERRUGA NEM FRIEIRA
NEM FALTA DE MANEIRA
ELA NÃO TEM

Referência Bibliográfica
Ler e escrever - Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Professor - 2ª série - Volume 02 - Ano 2009 - págs. 61 e 62

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma aventura dentro da noite

UMA AVENTURA DENTRO DA NOITE Toda manhã, um berro agudo e irritante acordava Pedro, Celso e Tilico. Essa voz esganiçada que os persegui...