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Qual é o significado da Páscoa?

Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera, que representava e ainda representa uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento.
Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes 
dependendo da religião.
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
- Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
- Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.
Além de toda a significação religiosa a Páscoa e uma comemoração alegre para as crianças, pois é repleta de símbolos, ovos coloridos e muitas brincadeiras divertidas.
Entre os símbolos que marcam a comemoração da Páscoa, temos:
coelho da Páscoa representa a abundância de vida, pelo fato da prole deste animal ter um grande número de filhotes. Isto se relaciona com o cristianismo pela perspectiva da Vida Nova anunciada por Jesus em sua ressurreição, além de lembrar a fecundidade da palavra de Deus entre os povos. Este símbolo foi trazido para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. Era tradição em vários países contar às crianças que o coelho visitava as casas e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem, tradição esta que ocorre até os nossos dias e é bem divertida!
ovo de Páscoa simboliza o começo da vida, por isso eram oferecidos aos familiares e amigos nesta época. Antigamente não existiam ovos de chocolate, então usava-se ovos cozidos e depois decorados. Essa tradição continua em muitos países até hoje, mas... Depois de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!
colomba pascal tem o formato da "pomba da paz" que significa a vinda do Espírito Santo. Conta a lenda que este símbolo surgiu na vila de Pavia, na Itália, onde um confeiteiro teria evitado a invasão da vila oferecendo este agrado ao rei, mantendo assim a paz no local.
O mais antigo símbolo da Páscoa é o cordeiro. De acordo com o Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação da libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Já no Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado uma vez por todas em prol da salvação de toda a humanidade.
Círio pascal é uma vela acesa que significa o renascimento e a luz que ilumina nossos caminhos. Em muitos locais é comum o círio pascal ser transportado de um local à outro nas procissões.
Já o girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor acompanha a luz do sol onde quer que o sol esteja.
O símbolo da despedida de Jesus entre os apóstolos antes de ser crucificado é o pão e o vinho. Eles marcam também o anuncio de uma nova vida que começaria em breve.
Na mesa o almoço de Páscoa, nada mais adequado que colocar trigo e uva, que representam o pão e o vinho da Santa Missa.
Os sinos da Páscoa cantam a alegria da ressurreição e soando junto com os cânticos de aleluia para anunciar novos tempos e alma nova para o povo.
Já as brincadeiras de Páscoa são muito divertidas...
Além da tradicional brincadeira de procurar os ovos escondidos pelo coelhinho, é bem divertido também colocar vários ovinhos bem pequenos em cestas e organizar as crianças em equipes Quem contar mais rapidamente é o vencedor e leva o prêmio.
Já brincou de corrida do ovo? É bem divertida: no pátio da escola ou no quintal de casa, as crianças deverão levar ovos cozidos em uma colher de um lado a outro sem deixar que eles caiam. Parece fácil, mas não é não! Como prêmio, quem chegar primeiro sem derruba o ovo poderá ganhar um ovo de Páscoa.
Outra brincadeira bem divertida é coelhinho sai da toca: as crianças são divididas em grupos de três e formam um grande círculo. De cada três, dois ficam um na frente do outro, dão as mãos e erguem os braços. O terceiro fica no meio, embaixo dos braços unidos dos amigos, fazendo o papel de um coelho dentro da toca. No centro do círculo ficará uma única criança, que será um coelho solitário. Uma pessoa do grupo é escolhida para gritar: “Coelhinho, sai da toca!". Nessa hora, todos os coelhinhos saem de suas tocas e aquele que estava no círculo também. E todos procuram uma nova toca. Quem ficar sem toca vai para o centro e a brincadeira continua.
Para brincar de corrida de coelhos é preciso ter muito fôlego, veja só: dividir as crianças em duas ou mais equipes. Marcar com o giz a linha de saída/chegada e com os cones o ponto de retorno. As equipes deverão permanecer em colunas atrás da linha. Ao sinal, a primeira criança de cada equipe, deverá sair saltando como um coelhinho até o cone, contorná-lo e retornar até a linha, onde a próxima criança iniciará o processo, até a última. Vence a equipe que terminar primeiro.
Para brincar de rabo do coelho você vai precisar de uma cartolina com o desenho de um coelho, de costas, com um pompom feito de lã ou outro material, fita crepe e venda para os olhos. O coelho deve ser fixado na parede e os participantes, com olhos vendados deverão encaixar o rabo do coelho no lugar certo.
Curiosidades:


O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. A data recebeu este nome em referência ao trecho bíblico que narra a visita de Jesus Cristo à Jerusalém poucos dias antes de sua crucificação. Ao saber que Cristo estava próximo da cidade, a população cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para recebê-lo. Ele entrou no lugar no dia seguinte, montado em um jumento, e foi recebido com o abanar de folhagens.
(fonte: Guia dos Curiosos)

Extraído do site: http://www.smartkids.com.br/especiais/pascoa.html

Carnaval



Ser criança


​                                     
Ser criança é dureza
Todo mundo manda em mim
Se pergunto o motivo,
Me respondem "porque sim".
Isso é falta de respeito,
"Porque sim" não é resposta,
Atitude autoritária
Coisa que ninguém gosta!
Adulto deve explicar
Pra criança compreender
Esses "podes" e "não podes",
Pra aceitar sem se ofender!
Criança exige carinho,
E sim! Consideração!
Criança é gente, é pessoa,
Não bicho de estimação!

               Tatiana Belinky

Extraído do  site: http://www.escolakids.com/o-universo-encantado-e-multicolorido-de-tatiana-belinky.htm

O macaco malandro

Muito legal, passeando pelo youtube, vejam o que eu encontrei

https://www.youtube.com/watch?v=ebgeMUyV_Tg

O velho burrinho


De olho na cena


2015 COMEÇANDO PARA ARRASAR!!!

Olá meus queridos amigos,

Como puderam perceber fiquei muito tempo fora, sem postar nada, há quase um ano. Porém, agradeço muito o carinho de vocês que insistiram para que eu continuasse as postagens e em consideração ao número enorme de pedidos, eis que 2015 terá muitas postagens novas em nosso "Cantinho".

Estamos chegando à caso das 500 mil visitas. Continuem compartilhando nossas postagens, nos ajudem a crescer mais ainda, pois quanto mais pessoas conhecem nosso espaço, mais sugestões elas poderão nos enviar através dos canais que deixarei abaixo e mais novidades poderemos trazer aqui neste espaço.

Para deixar as sugestões, dúvidas e até mesmo reclamações, basta entrar em contato:

profdanifreitas2013@gmail.com

ou chame no whatsapp 11 98980-4913

Vou criar um grupo do nosso espaço chamado "Educando com Amor", quem tiver o interesse basta me avisar

Nossa página no facebook: https://www.facebook.com/pages/Educando-com-amor/299213463508452?sk=timeline


o que fazer de diferente em 2014 para obter sucesso???

É fato que ficar parado esperando a sorte cair do céu nunca vai acontecer. A sorte está ao lado de todos aqueles que vão em busca dela, que correm atrás mesmo, arregaça as mangas e vai para cima.

Muitas pessoas, na passagem do ano, farão várias simpatias, pularão as 7 ondas, comerão lentinha, usarão lingeries com cores específicas. Mas eu me pergunto: O QUE ADIANTARÁ FAZER ISSO SE AS ATITUDES NÃO MUDAREM?

ATITUDES IGUAIS, GERAM CONSEQUÊNCIAS IGUAIS, ATITUDES DIFERENTES GERAM CONSEQUÊNCIAS DIFERENTES.

Então, como eu posso querer consequências diferentes se eu tenho atitudes iguais???

Fácil de responder: NÃO TEREI!

Então, se você quiser fazer algo diferente em 2014, trace planos, metas e objetivos. Marque prazos para serem concluídos, vá atrás do que você realmente deseja.

EU ESTOU MUDANDO MINHAS ATITUDES, MUDE VOCÊ TAMBÉM!!!

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Dislexia - Você realmente sabe o que é isso?

Hoje, na escola, foi levantada uma questão: "Dislexia: muitos ouvem falar, mas será que todos sabemos o que é isso e como lidar com essa situação?"

Eu mesma, sei que se trata de um problema que a pessoa tem de aprendizagem, ótimo, mas que tipo de problema? Como poderemos conviver com essa situação? A escola pode, e deve, ajudar o aluno disléxico, isso é óbvio, mas ela está preparada para isso??

São muitas as perguntas que nos deixam sem saber as respostas, mas um bom caminho é a pesquisa e o constante aprendizado que todo professor comprometido com aquilo que faz sabe muito bem que são constantes.

Então vai lá, a curiosidade foi-me despertada a partir dessa discussão que tivemos na escola...
Não adianta tentarmos solucionar os problemas de aprendizagem desses alunos, achando que somos verdadeiros heróis da educação e sozinhos resolveremos todos os problemas. MEN - TI - RA!!! Não somos capazes de fazer tudo sozinhos não, temos nas escolas os Coordenadores Pedagógicos (CP's) que estão lá aptos a nos ajudar no que for preciso. Vamos pedir ajuda e nos informar cada vez mais sobre os assuntos que nos rodeiam... Não somente a Dislexia, mas também outras dificuldades que tantos alunos possuem, temos mesmo de nos informar, pois somos a categoria mais baixa da hierarquia, e é claro, seremos massacrados por muitos questionamentos dos que estão acima de nós nessa gama por não sabermos como trabalhar com esses alunos.
Pensando nisso, resolvi escrever este artigo alertando a você, meu querido amigo professor, meu colega de profissão, deixarei aqui, alguns links de sites onde eu li sobre este assunto e assim você também poderá tirar suas próprias conclusões, afinal, aqui deixo apenas minhas considerações sobre o tema abordado neste momento.

Antes de iniciar a leitura de minhas observação acerca do assunto, gostaria que você, meu amigo leitor, provavelmente um professor (ou professora, afinal, nós, mulheres, somos a grande massa no magistério) clicasse no link abaixo e baixasse um livro bem ilustrado e escrito, diga-se de passagem, a respeito da Dislexia.

Agora que você leu o livro que baixou, vamos à algumas considerações acerca do tema que fui encontrando nos sites aos quais deixarei os links no final da postagem.

Afinal, o que é Dislexia?

Segundo o Wikipédia, Dislexia (do grego Δυσλεξία, dis- distúrbio, lexis palavra) é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.

Então podemos constatar que é um problema na alfabetização. Isso ninguém duvida. Mas toda dificuldade que o aluno tiver em alfabetização será caracterizado Dislexia? 
Bem, pelas conclusões que tirei, não. Em alguns momentos a criança não tem um certo interesse em realizar determinada tarefa e por isso não conseguimos determinar com a rapidez que desejamos.

No site http://www.dislexia.com.br/sintomas.htm, pude constatar esses sintomas:

Na Primeira Infância:

1 - atraso no desenvolvimento motor desde a fase do engatinhar, sentar e andar;
2 - atraso ou deficiência na aquisição da fala, desde o balbucio á pronúncia de palavras;
3 - parece difícil para essa criança entender o que está ouvindo;
4 - distúrbios do sono;
5 - enurese noturna;
6 - suscetibilidade à alergias e à infecções;
7 - tendência à hiper ou a hipo-atividade motora;
8 - chora muito e parece inquieta ou agitada com muita freqüência;
9 - dificuldades para aprender a andar de triciclo;
10 - dificuldades de adaptação nos primeiros anos escolares.
Observação:
Pesquisas científicas neurobiológicas recentes concluiram que o sintoma mais conclusivo acerca do risco de dislexia em uma criança, pequena ou mais velha, é o atraso na aquisição da fala e sua deficiente percepção fonética. Quando este sintoma está associado a outros casos familiares de dificuldades de aprendizado - dislexia é, comprovadamente, genética, afirmam especialistas que essa criança pode vir a ser avaliada já a partir de cinco anos e meio, idade ideal para o início de um programa remediativo, que pode trazer as respostas mais favoráveis para superar ou minimizar essa dificuldade.
A dificuldade de discriminação fonológica leva a criança a pronunciar as palavras de maneira errada. Essa falta de consciência fonética, decorrente da percepção imprecisa dos sons básicos que compõem as palavras, acontece, já, a partir do som da letra e da sílaba. Essas crianças podem expressar um alto nível de inteligência, "entendendo tudo o que ouvem", como costumam observar suas mães, porque têm uma excelente memória auditiva. Portanto, sua dificuldade fonológica não se refere à identificação do significado de discriminação sonora da palavra inteira, mas da percepção das partes sonoras diferenciais de que a palavra é composta. Esta a razão porque o disléxico apresenta dificuldades significativas em leitura, que leva a tornar-se, até, extremamente difícil sua soletração de sílabas e palavras. Por isto, sua tendência é ler a palavra inteira, encontrando dificuldades de soletração sempre que se defronta com uma palavra nova.
Porque, freqüentemente, essas crianças apresentam mais dificuldades na conquista de
domínio do equilíbrio de seu corpo com relação à gravidade, é comum que pais possam submete-las a exercícios nos chamados "andadores" ou "voadores". Prática que, advertem os especialistas, além de trazer graves riscos de acidentes, é absolutamente inadequada para a aquisição de equilíbrio e desenvolvimento de sua capacidade de andar, como interfere, negativamente, na cooperação harmônica entre áreas motoras dos hemisférios esquerdo-direito do cérebro. Por isto, crianças que exercitam a marcha em "andador", só adquirem o domínio de andar sozinhas, sem apoio, mais tardiamente do que as outras crianças.
Além disso, o uso do andador como exercício para conquista da marcha ou visando uma maior desenvoltura no andar dessa criança, também contribui, de maneira comprovadamente negativa, em seu desenvolvimento psicomotor potencial-global, em seu processo natural e harmônico de maturação e colaboração de lateralidade hemisférica-cerebral.
A Partir dos Sete Anos de Idade:

1 - pode ser extremamente lento ao fazer seus deveres:
2 - ao contrário, seus deveres podem ser feitos rapidamente e com muitos erros;
3 - copia com letra bonita, mas tem pobre compreensão do texto ou não lê o que escreve;
4 - a fluência em leitura é inadequada para a idade;
5 - inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever;
6 - só faz leitura silenciosa;
7 - ao contrário, só entende o que lê, quando lê em voz alta para poder ouvir o som da palavra;
8 - sua letra pode ser mal grafada e, até, ininteligível; pode borrar ou ligar as palavras entre si;
9 - pode omitir, acrescentar, trocar ou inverter a ordem e direção de letras e sílabas;
10 - esquece aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou semanas;
11 - é mais fácil, ou só é capaz de bem transmitir o que sabe através de exames orais;
12 - ao contrário, pode ser mais fácil escrever o que sabe do que falar aquilo que sabe;
13 - tem grande imaginação e criatividade;
14 - desliga-se facilmente, entrando "no mundo da lua";
15 - tem dor de barriga na hora de ir para a escola e pode ter febre alta em dias de prova;
16 - porque se liga em tudo, não consegue concentrar a atenção em um só estímulo;
17 - baixa auto-imagem e auto-estima; não gosta de ir para a escola;
18 - esquiva-se de ler, especialmente em voz alta;
19 - perde-se facilmente no espaço e no tempo; sempre perde e esquece seus pertences;
20 - tem mudanças bruscas de humor;
21 - é impulsivo e interrompe os demais para falar;
22 - não consegue falar se outra pessoa estiver falando ao mesmo tempo em que ele fala;
23 - é muito tímido e desligado; sob pressão, pode falar o oposto do que desejaria;
24 - tem dificuldades visuais, embora um exame não revele problemas com seus olhos;
25 - embora alguns sejam atletas, outros mal conseguem chutar, jogar ou apanhar uma bola;
26 - confunde direita-esquerda, em cima-em baixo; na frente-atrás;
27 - é comum apresentar lateralidade cruzada; muitos são canhestros e outros ambidestros;
28 - dificuldade para ler as horas, para seqüências como dia, mês e estação do ano;
29 - dificuldade em aritmética básica e/ou em matemática mais avançada;
30 - depende do uso dos dedos para contar, de truques e objetos para calcular;
31 - sabe contar, mas tem dificuldades em contar objetos e lidar com dinheiro;
32 - é capaz de cálculos aritméticos, mas não resolve problemas matemáticos ou algébricos;
33 - embora resolva cálculo algébrico mentalmente, não elabora cálculo aritmético;
34 - tem excelente memória de longo prazo, lembrando experiências, filmes, lugares e faces;
35 - boa memória longa, mas pobre memória imediata, curta e de médio prazo;
36 - pode ter pobre memória visual, mas excelente memória e acuidade auditivas;
37 - pensa através de imagem e sentimento, não com o som de palavras;
38 - é extremamente desordenado, seus cadernos e livros são borrados e amassados;
39 - não tem atraso e dificuldades suficientes para que seja percebido e ajudado na escola;
40 - pode estar sempre brincando, tentando ser aceito nem que seja como "palhaço" ;
41 - frustra-se facilmente com a escola, com a leitura, com a matemática, com a escrita;
42 - tem pré-disposição à alergias e à doenças infecciosas;
43 - tolerância muito alta ou muito baixa à dor;
44 - forte senso de justiça;
45 - muito sensível e emocional, busca sempre a perfeição que lhe é difícil atingir;
46 - dificuldades para andar de bicicleta, para abotoar, para amarrar o cordão dos sapatos;
47 - manter o equilíbrio e exercícios físicos são extremamente difíceis para muitos disléxicos;
48 - com muito barulho, o disléxico se sente confuso, desliga e age como se estivesse distraído;
49 - sua escrita pode ser extremamente lenta, laboriosa, ilegível, sem domínio do espaço na página;
50 - cerca de 80% dos disléxicos têm dificuldades em soletração e em leitura.

Crianças disléxicas apresentam combinações de sintomas, em intensidade de níveis que variam entre o sutil ao severo, de modo absolutamente pessoal. Em algumas delas há um número maior de sintomas e sinais; em outras, são observadas somente algumas características. Quando sinais só aparecem enquanto a criança é pequena, ou se alguns desses sintomas somente se mostram algumas vezes, isto não significa que possam estar associados à Dislexia. Inclusive, há crianças que só conquistam uma maturação neurológica mais lentamente e que, por isto, somente têm um quadro mais satisfatório de evolução, também em seu processo pessoal de aprendizado, mais tardiamente do que a média de crianças de sua idade.

Pesquisadores têm enfatizado que a dificuldade de soletração tem-se evidenciado como um sintoma muito forte da Dislexia. Há o resultado de um trabalho recente, publicado no jornal Biological Psychiatry e referido no The Associated Press em 15/7/02, onde foram estudadas as dificuldades de disléxicos em idade entre 7 e 18 anos, que reafirma uma outra conclusão de pesquisa realizada com disléxicos adultos em 1998, constando do seguinte:
que quanto melhor uma criança seja capaz de ler, melhor ativação ela mostra em uma específica área cerebral, quando envolvida em exercício de soletração de palavras. Esses pesquisadores usaram a técnica de Imagem Funcional de Ressonância Magnética, que revela como diferentes áreas cerebrais são estimuladas durante atividades específicas. Esta descoberta enfatiza que essa região cerebral é a chave para a habilidade de leitura, conforme sugerem esses estudos.

Essa área, atrás do ouvido esquerdo, é chamada região ocipto-temporal esquerda. Cientistas que, agora, estão tentando definir que circuitos estão envolvidos e o que ocorre de errado em Dislexia, advertem que essa tecnologia não pode ser usada para diagnosticar Dislexia.

Esses pesquisadores ainda esclarecem que crianças disléxicas mais velhas mostram mais atividade em uma diferente região cerebral do que os disléxicos mais novos. O que sugere que essa outra área assumiu esse comando cerebral de modo compensatório, possibilitando que essas crianças conseguiam ler, porém somente com o exercício de um grande esforço.


Para vermos que a dislexia é mais complexa que podemos imaginar não é? 
Em breve postarei mais artigos sobre o assunto para que juntos possamos criar uma grande análise sobre o assunto. Por favor, deixem seus comentários a respeito de vivências que tenham tido sobre o tema, assim poderemos fazer uma grande roda de discussão.

Abaixo os links que pesquisei o assunto: