Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

Sistema respiratório

 Na nossa série de vídeos sobre o corpo humano, estamos falando sobre os sistemas que nosso organismo possui.

Hoje falaremos sobre o sistema respiratório. Se inscreva em nosso canal do Youtube, estamos com vídeo novo toda a semana.

Clique para assistir o vídeo.




É dentro dos pulmões que acontece a troca gasosa de nosso corpo. Eliminamos o gás carbônico e absorvemos o oxigênio, tão indispensável para nossa sobrevivência.

Mas isso só é possível, graças aos músculos respiratórios que permitem que este órgão crie forças para o ar fluir. Tudo isso a partir de estímulos e comandos emitidos pelo Sistema Nervoso Central.

Além disso, esse sistema está relacionado com o olfato, ou seja, nossa capacidade de sentir odores e relacionado também com a fala, devido à presença das chamadas pregas vocais em um dos órgãos do sistema respiratório.

Este sistema é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Esses três últimos Se encontram dentro do órgão conhecido como pulmão.

Para que a respiração aconteça de forma eficiente, todos os órgãos em conjunto, trabalham em perfeita harmonia. E para isso, é fundamental a realização de dois movimentos respiratórios: inspiração e expiração.

Inspiração


Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões graças à ação integrada de várias estruturas.

A diminuição da pressão intrapulmonar, que chega a valores abaixo da pressão atmosférica, promove a entrada de ar nos pulmões. Quando o ar entra nos pulmões, a pressão atmosférica e a intrapulmonar ficam equilibradas temporariamente.

Expiração


Na expiração, o ar é expulso do nosso corpo de maneira passiva. O que se observa nesse movimento respiratório é o inverso do que ocorre na inspiração.

O aumento da pressão intrapulmonar força o ar para fora dos pulmões, lançando-o no meio. Quando o ar sai dos pulmões, a pressão atmosférica e a intrapulmonar ficam equilibradas temporariamente.

Mas, Apesar dos vários fatores existentes que proporcionam a inspiração e a expiração, é importante salientar que cerca de 80% de todo o movimento respiratório acontece graças à contração e ao relaxamento do músculo diafragma.

Todos os órgãos presentes em nosso sistema respiratório são de suma importância para nós, inclusive suas características. Dentro do nariz, por exemplo, temos pequenos cílios em toda sua parte interna. Mas você sabe para que servem esses pelos?
Eles funcionam como filtros, evitando que partículas estranhas tenham acesso às outras partes do nosso sistema respiratório.
Mas não apenas os cílios têm essa função.

Nas cavidades nasais, encontramos um tecido epitelial rico em glândulas que secretam muco. Esse muco, em razão de sua propriedade pegajosa, é capaz de reter partículas finas, bactérias, poeira e outras substâncias presentes no ar que porventura tenham passado pela captura dos cílios. Além disso, essa secreção ajuda a umedecer as vias respiratórias. O muco é produzido por essas células de forma contínua e desce pela nossa garganta, onde é engolido com a saliva.

Você sabia que apesar de entrar muito mais ar em nosso pulmão quando respiramos pela boca, esse não é o ideal de se fazer?
Devemos sempre respirar pelo nariz!

Puxar o ar pelo nariz é fundamental, porque ele está mais preparado para receber o oxigênio direcionado ao pulmão. Além da função de filtrar o ar como mencionamos um pouco antes, o nariz ajuda a aquecer o ar, que chega aos pulmões mais próximo dos 37° C, a temperatura média do corpo. Já a boca não apresenta esse poder de filtro nem de aquecimento.

Na respiração pela boca, por outro lado, não há nenhum tipo de proteção ou filtro, então as impurezas do ar entram diretamente no organismo, o que aumenta os riscos de infecções. “A respiração oral, quando crônica, ou seja, acontece desde a infância, leva a alterações em todo o crescimento da face. Isso se chama síndrome do respirador oral. Já no adulto, pode ser prejudicial para as pessoas que têm doenças pulmonares, como asma e bronquite”.

Mesmo sabendo da importância de se respirar somente pelo nariz e adotando isso no dia a dia, quando o nariz fica entupido a respiração pela boca se torna, à princípio, a única saída.
Medidas como lavagem das cavidades nasais com soro fisiológico são importantes para os primeiros socorros, mas se as narinas se mantiverem obstruídas, o ideal mesmo é procurar um médico otorrinolaringologista para descobrir o que está causando a obstrução, que pode ir de um simples resfriado até a alergias crônicas mais severas que necessitem de intervenções cirúrgicas, inclusive.

Comente o que achou desse post, é muito importante para mim. Dessa forma, fico sabendo quais são os posts que mais chamam a atenção de vocês para que eu possa fazer mais relacionados.