Alunos prendados
Ano passado, um grupo de alunas me procurou para falar que estavam criando um jornal para a escola... E já tinha até nome... Na verdade, creio que foi mais uma comunicação que uma opinião, pois já haviam se dividido para que cada uma fizesse uma parte neste projeto. Pensam que era apenas da minha sala? hahahaha!!! Quem pensou, se enganou... Havia alunas de duas salas juntas.
Fiquei muito feliz em saber disso, mas infelizmente, o ano estava quase no fim. Como retomei o ano letivo com a mesma turma, os incentivei a escrever muito e para tanto, usaria o Jornal Escola Educativa, que é o jornal em questão, para criar um blog. Neste, os autores são os aluninhos do 5º ano D, minha turminha.
Ficaram muito felizes com a notícia... Vamos ir desenvolvendo alguns trabalho e ao longo do ano irei postar aqui, tudo o que for acontecendo lá. A primeira postagem, eu fiz, para que eles pudessem analisar como produzir um texto sobre algum assunto ou tema que esteja envolvido.
Ainda não tem quase nada lá... Mas estou dividindo essa alegria com vocês, pois irá servir muito para as crianças, uma vez que eles são da geração da internet!!!
Rumo à um milhão de visualizações
Assim que essa marca ocorrer, teremos o maior orgulho e seremos gratos a vocês, que nos acompanham!!!
Faremos um post, relacionado à essa marca histórica de nosso Blog e o primeiro a comentar, iremos fazer um post especial dedicado a este comentário. Se for um amigo ou amiga blogueira, deixe o endereço do blog em seu comentário pois iremos até lá para buscar o link do seu blog e deixar registrado aqui, em agradecimento ao carinho de vocês.
Gostaria de poder presentear cada um de vocês, mas não será possível, portanto, não esqueça de dar uma olhadinha aqui todos os dias, pois pode ser que essa marca chegue o mais rápido que estamos imaginando, já que só hoje, até o momento, estamos com mais de 1.800 views...
Isso porque não havia postado nada aqui e ninguém recebeu nenhuma novidade de hoje em seus e-mails...
Vamos torcer... Quero poder homenagear esse carinho.
Pai do burros = dicionário
Extraído do site:
Cálculos de descontos
Apesar de estar logo no início do ano e esse conteúdo, geralmente, é explanado mais nos últimos meses do ano letivo, achei interessante postar agora para não perdê-lo.
Fonte da pesquisa: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDuqGaZGZw_3Wj4imnpAz0zMIPFW8LUtWuJpWiDSels770B_XQwhPgjJDNU13wExfGwkHNT1o9jcDYyrjpcbCdiRIVS1nqJI6eZ5yXhgbcahz0GJpXFpZ2tAaOKE9XZFhsDphRZQT1udkA/s640/1.png
conhecendo sua escola
Nos 1º e 2º as crianças já são familiarizadas com estas funções, mas é a partir do 3º que elas passam a ter uma maior noção sobre o que cada uma delas representa
Espero que gostem
Volta às aulas
Algumas atividades para o Maternal (crianças de 1 a 3 anos)
Não foi uma tarefa muito fácil, pois é um público ao qual não tenho muita familiaridade, mas fui pesquisar para ajudar nossa amiga.
Valeria, espero que estas atividades possam lhe auxiliar... Sempre que tivermos algo do gênero, postaremos aqui para você..
- Explorar texturas de tintas e melecas.
- Utilizar diferentes instrumentos para pintura.
Ano
Creche.
Tempo estimado
Durante todo o ano, ao menos uma vez por semana.
Material necessário
Bacias grandes, utensílios de cozinha como coadores, espátulas, colheres, escumadeiras, pratinhos e vasilhas de diferentes tamanhos. Pincéis, brochinhas, rolinhos de pintor, esponjas e suportes grandes, como papéis, tecidos lisos, plásticos e caixas de papelão. Farinha de trigo, gelatina em pó com cores fortes, amido de milho, corante comestível (anilina) e natural, feitos com frutas e geleias, para preparar tintas e massas (para cada xícara de água morna, acrescente uma de amido de milho e um pacote de gelatina. É possível variar a densidade da meleca acrescentando mais água ou mais farinha. Para mudar as cores, acrescente o corante.
Flexibilização
Para alunos com deficiência física
Para trabalhar com bebês com deficiência física nos membros superiores, envolva os rolinhos e os pincéis em espuma. Isso vai ajudar os pequenos a ter mais firmeza na hora de fazer as primeiras pinturas. Você pode fixar papeis em pranchetas inclinadas e colocar em frente ao bebê ou fazer com que a criança crie suas próprias estratégias para pintar nos papeis fixados no chão. Estimule que ela pinte com os pés junto dos colegas e deixe as tintas em lugares acessíveis e próximos da criança com deficiência. Os outros bebês também ajudam a criança a segurar alguns objetos ou alcançar os potes de tinta.
Desenvolvimento
1ª etapa
As experimentações com as tintas podem ocorrer na sala, em uma oficina de artes ou em espaços externos. Monte o local deixando à mão tudo o que será necessário para o andamento da proposta, pois assim você pode ficar mais atento às crianças e suas explorações. Forre o piso (se estiver num espaço de uso coletivo ou sala) e ofereça papéis no chão, na mesinha ou na parede para que deixem marcas. Coloque o material ao alcance de todos e deixe as crianças de fraldas ou roupas que possam sujar. Planeje também como será a arrumação ao fim da atividade: onde serão colocadas as produções? Quem ajudará na limpeza e no atendimento às crianças? Quem documentará a atividade? Planeje como mostrar os primeiros resultados da atividade, incluindo as fotos, às famílias. Assim, todos poderão participar, mesmo que indiretamente.
2ª etapa
Apresente os materiais aos bebês. É importante que eles diferenciem os momentos de trabalho daqueles de alimentação. Por isso, não os incentive a comer durante as atividades, mesmo que os materiais sejam comestíveis. Mostre o que poderão fazer com as tintas. Inicie utilizando apenas água e depois amplie para misturas e melecas, como massas de amido ou farinha com corantes ou gelatinas. Ao acrescentar uma cor forte, pergunte: "Estão vendo como a cor mudou?" Para os mais crescidos, é possível introduzir terra, areia, folhas e sementes. Se fizer uma tinta de gelatina, por exemplo, deixe que cheirem, toquem e brinquem. É importante que eles se familiarizem com os materiais de apoio antes de a atividade começar - uma bacia pode ser tão interessante quanto seu conteúdo. O foco da atividade, porém, deve ser exploração de texturas.
3ª etapa
Convide o grupo a explorar as propriedades e possibilidades dos materiais. É possível organizar, por exemplo, uma atividade para explorar texturas de determinado material ou então uma para que os pequenos utilizem mais um tipo de instrumento, como o pincel, a brochinha e o rolinho de pintor. Nesse momento, diga: "Veja como com o rolinho você pinta uma área maior. Com o pincel, só dá para fazer um risco". Vale testar também as diferenças entre pintar com as mãos, que dá mais controle, ou com os pés, com pincéis e rolinhos, que tendem a ser mais difíceis de controlar.
Avaliação
Observe atentamente durante todo o processo. Isso dará indícios de como propor as próximas atividades. Em alguns casos, vale fazer pautas de observação individual, pois cada criança pode apresentar formas muito distintas de aproximação dos materiais: algumas se lambuzam logo no primeiro dia e aos poucos vão se concentrando em explorações mais definidas. Outras demoram mais tempo para se soltar e há ainda as que insistem em pesquisas específicas de cores, misturas ou ocupação dos suportes etc. No dia seguinte ao trabalho, retome com o processo documentado, conversando com todos para ver se lembram quais os materiais e utensílios foram usados em cada atividade.
Orientadora pedagógica do Colégio Vera Cruz, em São Paulo.
Extraído do link: http://images.google.de/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-UwtOcgDyLGQ%2FUKpufYS2rNI%2FAAAAAAAAaXA%2FqEkb4BDGoHE%2Fs640%2Fatividades%252Bcrian%2525C3%2525A7as%252Beduca%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o%252Binfantil%252B3%252Banos%252B4%252Banos%252Bmaternal%252Bpr%2525C3%2525A9%252Bjardim%252Bwer.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.planetaatividades.com%2F2009%2F12%2Fatividades-para-criancas-de-03-anos-ou_19.html&h=511&w=640&tbnid=iykqT4fdaO9PVM%3A&docid=VfpYRIyynU4dQM&ei=PFy8VvKFNoadwATMrp_4Dw&tbm=isch&iact=rc&uact=3&dur=3513&page=1&start=0&ndsp=23&ved=0ahUKEwjyk8Czuu_KAhWGDpAKHUzXB_8QrQMIHjAA
Porém, atividades em si para crianças de 2 anos não foram encontradas e sim para 3 anos, creio que dê para fazer adaptações com essa turminha
Com essas atividades, acredito que dê para ir começando e a partir delas, criando novas.
Fonte: http://www.planetaatividades.com/2009/12/atividades-para-criancas-de-03-anos-ou_19.html
Há alguns sites que tratam dessa faixa etária, mas o que mais gostei foi: http://pt.slideshare.net/marafrs/apostila-de-atividades-crianas-1-a-2-anos que dá também algumas dicas de como trabalhar
Espero ter te ajudado Valéria
Um super beijo da professora Dani Freitas
A canoa
Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para outro.
Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora.
Como que gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:
- Companheiro, você entende de leis?
- Não. - responde o barqueiro.
E o advogado compadecido:
- É uma pena, você perdeu metade de sua vida!!!
A professora muito social entra na conversa:
- Seu barqueiro, sabe ler e escrever??
- Também não. - responde o remador.
- Que pena! - condói-se a mestra. - Você perdeu metade da vida!
Nisso, chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado, pergunta:
- Vocês sabem nadar??
- Não!!! - respondem rapidamente.
- Então é uma pena!!! - concluiu o barqueiro - vocês perderam toda a sua vida!!!!
Pense nisso e valorize todas as pessoas com às quais tenham contato. Cada uma delas tem algo diferente a ensinar e aprender conosco.
"Não há sabe mais ou saber menos. Há saberes diferentes!"
Paulo Freire
Calendário de Fevereiro 2016
Espero que gostem!!!
Comentem e compartilhem o quanto quiserem. Lembrem-se: ESTE ESPAÇO É TODO NOSSO!!!
Compre produtos que usa já no seu dia-a-dia com até 50% de desconto.
Gostou?
Assista ao vídeo e depois, se houver o interesse, chame no whatsapp (11) 98980-4913
Agradecimentos
Agradeço a todos pelas visualizações, já chegamos a quase 1 milhão.
E o carinho que todos tem em nos enviar e-mails, me deixou mais motivada ainda em continuar esse trabalho.
Estou respondendo a todos, um a um, agradecendo pelo carinho e por nos acompanhar, após, receberão, todos, os e-mails das atividades postadas aqui...
Se ainda não recebeu minha mensagem, é porque ainda não consegui visualizar, mas tão breve o faça, cadastrarei seu e-mail em nossos registros para que possa iniciar os recebimentos.
Meu mais sincero MUITO OBRIGADA A TODOS!!!
E com mais carinho ainda, irei movimentar esse nosso cantinho!!
Atenciosamente,