Introdução
O projeto tem o
intuito de estimular a leitura, procurando validar o livro como um precioso
instrumento no meio acadêmico, permitindo ao aluno leitor, perceber o seu
potencial quanto ao imaginário, a originalidade e aos aspectos físicos contidos
em cada obra, como também poder “abrir janelas” e se sentir
atraído pelo detalhe de narrativa ou ilustração que o encante na sua própria
descoberta.
Assim sendo, a escolha do acervo literário do
escritor Monteiro Lobato e o estudo de sua biografia, é o que consideramos mais oportuno e proveitoso
nesse momento, pois, corresponde a uma relevante inter-relação de seus livros
infantis com a história e tradição folclórica do nosso país.
A preocupação com o incentivo à
leitura e o desenvolvimento da produção de textos mais criativos e com
apropriação de um vocabulário mais rico, que tornam a leitura e sua própria
produção pelas crianças de uma forma mais interessante e motivada, é a ação
principal deste trabalho.
Apropriar-se de Contos e Clássicos Infanto-Juvenis,
bem como suas adaptações pelos próprios alunos, ou criação de novas histórias a
partir de temas ou datas comemorativas, deram início a esse trabalho que irá
ser desenvolvido com os alunos dos terceiro ano A da EMEB Professora Carolina
Ribeiro em Poá do Ano de 2013.
O uso do
teatro na educação traz a possibilidade de desenvolver e aprimorar as diversas
linguagens usadas na comunicação (oral, escrita, plástica) com o cunho social
voluntário dos próprios alunos contarem e encenarem histórias para seus pares
no próprio período escolar contrário.
Há, contudo e não menos especial, a possibilidade
de trabalhar valores e resgatar a autoestima dos participantes, que
apresentam problemas de aprendizagem, comportamentais e psicológicos (violência,
baixa-estima, timidez, preconceito, inclusão, etc).
O teatro é, antes de qualquer
coisa, uma arte. Mas é uma arte que se associa à história do homem e à própria
história da comunicação humana, vez que se configura uma arte híbrida,
envolvendo literatura e encenação. Diacronicamente, percebemos sua presença
desde a Antiguidade Clássica, no decorrer dos períodos de descobertas e
catequeses, com os missionários jesuítas, até os dias atuais. Como se pode
perceber, mesmo com o advento da tecnologia, o teatro continua causando
encantamento e, por isso, concretizando de maneira única o aprendizado, seja de
ordem informativa ou cultural.
Não obstante, observamos que,
quando o professor se propõe a fazer uso dessa técnica em sala de aula, ele
esbarra em alguns questionamentos que devem ser respondidos com antecedência,
de modo a evitar que essa atividade se transforme, equivocadamente, em um
instrumento de opressão e de inibição. Uma vez que, segundo afirma NAZARETH
(2009):
“A arte é libertária e o
teatro é, sem dúvida, das Artes, expressão libertária por excelência. A
possibilidade de “re-viver” sentimentos e situações sem barreiras de tempo e
espaço, de presenciar fatos de verdade ocorridos ou apenas existentes no
imaginário do autor, possibilita resgate do indivíduo e da sociedade.
Isso significa que, como primeiro passo para
esse tipo de trabalho, o educador deve ter bem definido em sua concepção quais
os princípios fundamentais que regem a prática teatral.”
Justificativa
Acreditando que a leitura deve ser fonte de prazer, escolhemos estudar a vida e
algumas obras do PAI DA LITERATURA INFANTIL, Monteiro Lobato.
Além de amar ler e escrever para crianças e adultos, este grande escritor,
fazendeiro e jornalista, procurou transformar o Brasil num país moderno e
desenvolvido por meio de muita coragem e criatividade. Em suas obras
destacam-se alguns aspectos relevantes e que merecem nosso respaldo:
- seus personagens que se repetem em todas as
narrativas;
- o emprego de crianças como heróis, promovendo imediata identificação com o
leitor;
- a ausência de autoritarismo e de imagens adultas repressoras;
- a opinião das crianças personagens é respeitada;
- a curiosidade e a criatividade são estimuladas.
E, como conclui CHIAVINI (1994, p. 473): “Como é fácil
lidar com os pequenos... Eles aceitam incondicionalmente as ofertas sinceras,
deixam-se cativar sem medo por tudo aquilo de que possam auferir prazer, e nos
contagiam com o gosto com o qual se envolvem nas tarefas propostas. E são
reconhecidos”.
Responsáveis
Professora e alunos do
3º Ano (2ª Série)
Cronologia
O projeto iniciará no mês de março com
previsão de término para o final do mês de abril.
Objetivos Gerais
O objetivo maior dessa disciplina é o de fazer com que o aluno adquira
maior autoconhecimento, o que inclui maior domínio corporal e uma melhor
comunicação, trabalhando a expressão corporal e rapidez de raciocínio para se
safar em situações que exigem tomada de decisões rápidas. É também por meio do
teatro que o professor pode conhecer traços da personalidade do aluno e como se
comporta, o que ajuda muito a dar um melhor direcionamento ao seu trabalho
pedagógico.
Além disso, a prática teatral auxilia o aluno a desenvolver uma
capacidade que terá de desenvolver sua vida toda: a de atuar coletivamente. Há
vários tipos de teatro que podem ser utilizados nesse processo educativo, cada
um de acordo com a faixa etária envolvida na atividade.
Além destes descritos acima, espera-se que os alunos também possam:
·
Fomentar o gosto pela leitura.
·
Promover a aprendizagem por meio da literatura infantil.
·
Reconhecer Monteiro Lobato como um grande escritor da literatura
infantil
·
Trabalhar a literatura na escola como possível formadora de alunos
em sujeitos que simplesmente, não pertençam a uma sociedade, porém a
questiona e a transforma.
Objetivos Específicos
·
Reunir e sensibilizar as crianças do 3º Ano para o projeto,
relembrando a visita da personagem Emília, que fez a contação da
história, João Jiló, de Monteiro Lobato.
·
Fazer levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos já possuem
sobre a história e as obras do escritor, das leituras feitas e dos livros já
conhecidos pelos mesmos.
·
Estudar e compreender a biografia deste escritor.
·
Identificar as características de um texto biográfico.
·
Produzir a biografia de Monteiro Lobato com suas próprias palavras.
·
Incentivar a leitura e interpretação das obras.
·
Trabalhar valores morais a partir de fábulas.
·
Exercitar o trabalho em equipe e o respeito às diferentes ideias.
·
Fazer registros de interpretação e compreensão das leituras a
serem realizadas.
·
Organizar, selecionar e realizar pequenas dramatizações.
·
Selecionar e elencar as estórias e os personagens de estudo e destaque
na história do folclore brasileiro.
Estratégias
·
Material para consulta: sala
informatizada, acervo da biblioteca, pesquisas na internet.
·
Material para estudo e registro: computadores,
impressoras, cadernos, folhas de papel oficio, papel sulfite, canetões,
cartolinas, lápis, borracha, lápis de cor, etc.
·
Material para exposição: quadros murais,
papéis diversos, fitas adesivas, percevejos.
·
Material para documentar: máquina
fotográfica, filmadora.
·
Recursos humanos da escola: professores,
alunos, gestores
Avaliação
Corresponderá aos seguintes
critérios a todos os alunos envolvidos:
-Participação individual e em
grupo.
-Atividades de leitura, de
escrita, de produções textuais, apresentações e dramatizações.
-Envolvimento e contribuição
com ideias e materiais para a culminância do projeto.
Bibliografia
ACERVO LITERÁRIO DE MONTEIRO
LOBATO
SITES NA INTERNET
- www.monteirolobato.com.br
ENCICLOPÉDIAS DE PESQUISA
Anexo
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO
Monteiro Lobato nasceu em 18 abril de 1882, na cidade de Taubaté,
no Estado de São Paulo.
Sua mãe se chamava Olímpia e seu pai José Bento. Suas irmãs se chamavam
Ester e Judite.
Com 18 anos foi morar com seu avô porque seus pais morreram.
Fez faculdade de Direito porque seu avô o obrigou. O que queria mesmo era estudar
na Escola de Belas Artes.
Casou com Maria Pureza, e seus filhos se chamavam Edgar, Guilherme, Marta e
Rute.
Escreveu para os jornais A Tribuna de Santos, Gazeta de Notícias Rio,
Fon-Fon .
Abriu uma Editora Nacional.
Monteiro Lobato lutou pelo petróleo. Ele foi perseguido e acabou sendo preso.
Então, desistiu de escrever para os adultos.
Criou a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo. Nela existem vários personagens
como: Emília, Visconde, Narizinho e Pedrinho etc.
Depois de fazer seus livros, Monteiro Lobato faleceu em 4 de julho de 1948.
“UM PAÍS É FEITO POR
HOMENS E LIVROS”. Monteiro Lobato
ATIVIDADES sobre MONTEIRO LOBATO
1-BIOGRAFIA para Estudo
O CRIADOR DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
O pai
de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de
Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis,
contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.
Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo,
em 18 de abril de 1882.
Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já
escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo, publicou,
em 1917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca
Tatu, numa referência ao caipira brasileiro.
No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o
título Urupês.
Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país,
começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias
outras.
Em 1947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que
sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por
causa de suas ideias.
NASCEU EM 18 DE ABRIL DE 1882, UM
MENINO COM UM NOME ENGRAÇADO QUE CRESCEU E CRIOU LINDOS CONTOS QUE ENCANTAM.
SEU NOME É MONTEIRO LOBATO. ESCREVEU SOBRE AS INVENÇÕES, SOBRE O SÍTIO QUE VOCÊ
CONHECE. E COM NOME DE PÁSSARO ENCANTA CRIANÇAS E ADULTOS.
RESPONDA:
Você sabe de qual sítio o texto está falando?
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Escreva alguns personagens criados por Monteiro Lobato, que você já conheceu:
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Escreva alguns personagens criados por Monteiro Lobato, que você já conheceu:
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Escreva sobre um dos personagens que você gosta.
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CONHECENDO UM POUCO
DO AUTOR
TODA HISTÓRIA TEM UM AUTOR, E TODO AUTOR TEM UMA HISTÓRIA. A ESSA HISTÓRIA CHAMAMOS DE BIOGRAFIA.
CONHEÇA UM POUCO DA BIOGRAFIA DESSE AUTOR QUE
CRIOU OS PERSONAGENS INCRÍVEIS DESSE MUNDO DE AVENTURAS E FANTASIAS : SÍTIO DO
PICAPAU AMARELO.
MONTEIRO
LOBATO
José Bento Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882.
Aos 15 anos perdeu os pais e passou a viver
com o avô, o Visconde de Taubaté.
Formou-se advogado e começou a escrever
livros para adultos.
Ele foi um dos primeiros escritores a fazer literatura infantil em nosso país, pois poucas pessoas pensavam em escrever histórias para crianças. Passou então a ser o maior escritor de livros infantis e chegou a fundar uma editora para divulgar os livros e combater o analfabetismo.
Em quase todos seus livros para crianças aparecem os personagens do famoso Sítio do Picapau Amarelo: Dona Benta, Emília, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, o Visconde De Sabugosa, o Marquês De Rabicó.
Ele foi um dos primeiros escritores a fazer literatura infantil em nosso país, pois poucas pessoas pensavam em escrever histórias para crianças. Passou então a ser o maior escritor de livros infantis e chegou a fundar uma editora para divulgar os livros e combater o analfabetismo.
Em quase todos seus livros para crianças aparecem os personagens do famoso Sítio do Picapau Amarelo: Dona Benta, Emília, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, o Visconde De Sabugosa, o Marquês De Rabicó.
Seus livros mais apreciados são: O Picapau
Amarelo, Reinações De Narizinho, O Poço Do Visconde, Emilia No País Da
Gramática, Geografia De Dona Benta, O Saci, Viagem Ao Céu, História Do Mundo, O
Marquês De Rabicó, Fábulas, Caçadas De Pedrinho e outros.
Em homenagem ao maior escritor da literatura
infantil brasileira, foi escolhido o dia 18 de abril como dia do livro, data do
nascimento de Monteiro Lobato.
Em 4 de julho de 1948, Monteiro Lobato morreu
em São Paulo.
LEIA A BIOGRAFIA DE LOBATO E RESPONDA AS PERGUNTAS:
1) QUAL O SEU NOME COMPLETO (AUTOR)?
LEIA A BIOGRAFIA DE LOBATO E RESPONDA AS PERGUNTAS:
1) QUAL O SEU NOME COMPLETO (AUTOR)?
2) EM QUE DIA NASCEU?
3) EM QUE CIDADE NASCEU ?
4) EM QUE ESTADO FICA ESTA CIDADE ?
5) SE FORMOU EM QUE ?
6) QUAL A SUA PROFISSÃO?
7) QUE PERSONAGENS ELE CRIOU ?
3) EM QUE CIDADE NASCEU ?
4) EM QUE ESTADO FICA ESTA CIDADE ?
5) SE FORMOU EM QUE ?
6) QUAL A SUA PROFISSÃO?
7) QUE PERSONAGENS ELE CRIOU ?
8) CITE TRÊS DE SUAS OBRAS:
Aluno(a):______________________________________________________________________
3º Ano A
Data:___/___/_____
Tarefa – Capriche na letra! Você sabe e
consegue! Acredito no seu trabalho
Professora Daniela da Silva Freitas
1-Ler e interpretar:O CASAMENTO DE EMÍLIA
CHEGOU A HORA!
VIERAM VINDO OS NOIVOS.
EMÍLIA, DE VESTIDO
BRANCO E VÉU; RABICÓ, DE CARTOLA E FAIXA DE SEDA EM TORNO DO
PESCOÇO. VINHA MUITO SÉRIO, MAS ASSIM QUE SE APROXIMOU DA MESA E SENTIU O
CHEIRO DAS COCADAS, FICOU DE ÁGUA NA BOCA, ASSANHADÍSSIMO. NÃO VIU MAIS NADA.
LOGO DEPOIS
VEIO O PADRE E CASOU-OS.
NARIZINHO
ABRAÇOU EMÍLIA E CHOROU LÁGRIMAS DE VERDADE, DANDO-LHES MUITOS CONSELHOS.
DEPOIS, COMO
A BONECA NÃO TIVESSE DEDOS, ENFIOU-LHE NO BRAÇO UM ANELZINHO SEU.
PEDRINHO FEZ
O MESMO COM O MARQUÊS: ENFIOU-LHE NO BRAÇO UMA ALIANÇA DE LARANJA, QUE RABICÓ
POR DUAS VEZES TENTOU COMER.
OS OUTROS
ANIMAIS DO SÍTIO, AS CABRAS, AS GALINHAS E OS PORCOS, TAMBÉM ASSISTIRAM A
FESTA, MAS DE LONGE. OLHAVAM, OLHAVAM, SEM COMPREENDEREM COISA NENHUMA.
( LOBATO,
Monteiro - TRECHO DO LIVRO O CASAMENTO DA
EMÍLIA).
2)Agora responda com atenção:
A- COMO A NOIVA ESTAVA VESTIDA ?
..................................................................................................................................................................................................
B- QUEM CHOROU AO ABRAÇAR A NOIVA ?
..................................................................................................................................................................................................
C- COM QUEM EMÍLIA SE CASOU?
..................................................................................................................................................................................................
D- QUEM É O AUTOR DO TEXTO?
.................................................................................................................................................................................................
E- QUEM SÃO OS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA?
..................................................................................................................................................................................................
F- QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
.................................................................................................