Páginas

Montagem criada Bloggif Comente sua opinião sobre nosso espaço!!! Você é o nosso ORGULHO!!!!

VOCÊ É O NOSSO VISITANTE NÚMERO (desde maio de 2009)

contador de visitas

30 de jul de 2010

Profissões - José Paulo Paes

Objetivos
  • Fazer com que os alunos reconheçam palavras memorizadas.
  • Perceber que outras palavras podem começar pela mesma sílaba.
  • Perceber que as palavras podem ter número de letras e sílabas diferentes.
Planejamento
  • Quais os materiais necessários?
  • Cópias do texto abaixo, revistas, jornais.
  • Qual a duração?
  • Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento
  • Fazer a leitura compartilhada em primeiro momento, após, ler coletivamente e pedir que os alunos vão acompanhando a leitura da estrofe apontando com o dedo.
  • Aos alunos que não leem convencionalmente, ler em duplas com alunos que assim o fazem, para que se sintam mais confortáveis.

O MARUJO

MARINHEIRO PEQUENINO
BEBEU ÁGUA AO SE DEITAR.
ACORDOU DE MADRUGADA:
SUA CAMA ERA UM MAR.

  • Pedir aos alunos que reconheçam algumas palavras do poema.
  • Cada qual deverá ler as palavras reconhecidas e contar letras e sílabas de cada uma.
  • Buscar em jornais e revistas, palavras que comecem com a mesma sílaba da palavra em questão.
  • Escrever as palavras reconhecidas do poema em ordem alfabética, para isso, usarão como recurso o alfabeto contido na parede e/ou o alfabeto que o professor previamente já o tenha entregue.
  • Em outro dia e/ou momento, leia mais uma estrofe do poema, relendo a primeira e acrescentando a segunda
  • Os alunos devem acompanhar a leitura apontando com o dedo.
O CARPINTEIRO
BATE, BATE, MARTELINHO,
MAS NÃO BATA FEITO CEGO.
CUIDADO COM MEU DEDO,
QUE MEU DEDO NÃO É DE PREGO.

  • Neste momento da leitura, os alunos precisarão acompanhar palavra por palavra, assim, podendo memorizar mais facilmente o poema.
  • Relembrar as profissões conhecidas por eles e pedir para que escrevam algumas outras, sempre lembrando a eles que estes deverão fazer cada qual do seu jeitinho, sem se preocupar com a grafia convencional. Os alunos deverão sempre ser estimulados a escreverem como sabem, mas com o intuito de se fazer entender.
  • Por fim, em outro dia, leia a última estrofe do poema.
O BOMBEIRO

BLEN, BLEN, BLEN, BLEN
QUEM VEM? QUEM VEM?
É O BOM BOMBEIRO
E VEM LIGEIRO.
ALGUÉM O CHAMA
PRA APAGAR A CHAMA. ELE VEM QUE VEM
BLEN, BLEN, BLEN, BLEN.

  • Releia o poema inteiro junto aos alunos e os mesmo devem acompanhar apontando com o dedo assim como fizeram nas aulas anteriores.

link-me, leve-me com você!!!!!

Educação?? Ainda tem jeito!! Eu acredito!!! By Profesora Daniela Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens [red][b]Mande mais imagens pelo site www.mensagenseimagens.com.br[/b][/red]

Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut

Ocorreu um erro neste gadget

BEM VINDOS


Recadoseglitters.com

Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut







Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut

Antes de sair, não esqueça de deixar um recadinho dizendo o que achou do meu blog, tá, beijos a você!!!!




Arquivo do blog


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Postagens populares