Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

contador de visitas

15 de ago. de 2016

O Sistema Nervoso

     Pensar, praticar esportes,tocar um instrumento, desenhar, sentir emoções, ter embranças, respirar...
     Todas as nossas atividades, pensamentos e sentimentos são controlados pelo sistema nervoso, complexo e sofisticado sistema corporal, que nos mantém vivos e nos conecta com o mundo. Por isso, precisamos cuidar bem dele.

A importância do sistema nervoso

     Com a finalidade de demonstrar a importância desse sistema, vamos usar como exemplo o lance mais decisivo de uma partida de futebol: o gol. Para ter êxito em uma jogada, o atacante precisa realizar uma série de ações integradas, todas elas controladas pelo sistema nervoso: receber informações visuais sobre a situação do jogo (como a distância e a localização do gol) , ter uma boa coordenação motora (dominar a bola, controlar a força e a direção do chute) e tomar a decisão (em frações de segundos) sobre o momento certo para finalizar a jogada.
     Mas nenhuma dessas ações poderia ser executada se o sistema nervoso não controlasse, ao mesmo tempo, os movimentos involuntários do corpo do atacante, como a frequência respiratória, os batimentos cardíacos, a produção de suor, a filtragem das substâncias tóxicas do sangue, os movimentos peristálticos etc. Note que o sistema nervoso se relaciona com os outros, interligando as diversas regiões do corpo.
     Portanto, dizemos que esse sistema interpreta os estímulos recebidos do meio externo (ambiente) e interno (do próprio corpo), decide o que é preciso ser feito e envia comandos para o corpo reagir.

Assistam ao vídeo abaixo com mais explicações sobre o assunto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma aventura dentro da noite

UMA AVENTURA DENTRO DA NOITE Toda manhã, um berro agudo e irritante acordava Pedro, Celso e Tilico. Essa voz esganiçada que os persegui...