Páginas

Montagem criada Bloggif Comente sua opinião sobre nosso espaço!!! Você é o nosso ORGULHO!!!!

VOCÊ É O NOSSO VISITANTE NÚMERO (desde maio de 2009)

contador de visitas

11 de fev de 2016

Algumas atividades para o Maternal (crianças de 1 a 3 anos)

Olá, essa postagem é direcionada a nossa querida leitora Valeria Lima, que nos solicitou por e-mail atividades para crianças de 2 anos de idade...

Não foi uma tarefa muito fácil, pois é um público ao qual não tenho muita familiaridade, mas fui pesquisar para ajudar nossa amiga.

Valeria, espero que estas atividades possam lhe auxiliar... Sempre que tivermos algo do gênero, postaremos aqui para você..



Objetivos
- Explorar texturas de tintas e melecas.
- Utilizar diferentes instrumentos para pintura.

Ano
Creche.

Tempo estimado
Durante todo o ano, ao menos uma vez por semana.

Material necessário
Bacias grandes, utensílios de cozinha como coadores, espátulas, colheres, escumadeiras, pratinhos e vasilhas de diferentes tamanhos. Pincéis, brochinhas, rolinhos de pintor, esponjas e suportes grandes, como papéis, tecidos lisos, plásticos e caixas de papelão. Farinha de trigo, gelatina em pó com cores fortes, amido de milho, corante comestível (anilina) e natural, feitos com frutas e geleias, para preparar tintas e massas (para cada xícara de água morna, acrescente uma de amido de milho e um pacote de gelatina. É possível variar a densidade da meleca acrescentando mais água ou mais farinha. Para mudar as cores, acrescente o corante.

Flexibilização
Para alunos com deficiência física
Para trabalhar com bebês com deficiência física nos membros superiores, envolva os rolinhos e os pincéis em espuma. Isso vai ajudar os pequenos a ter mais firmeza na hora de fazer as primeiras pinturas. Você pode fixar papeis em pranchetas inclinadas e colocar em frente ao bebê ou fazer com que a criança crie suas próprias estratégias para pintar nos papeis fixados no chão. Estimule que ela pinte com os pés junto dos colegas e deixe as tintas em lugares acessíveis e próximos da criança com deficiência. Os outros bebês também ajudam a criança a segurar alguns objetos ou alcançar os potes de tinta.

Desenvolvimento
1ª etapa
As experimentações com as tintas podem ocorrer na sala, em uma oficina de artes ou em espaços externos. Monte o local deixando à mão tudo o que será necessário para o andamento da proposta, pois assim você pode ficar mais atento às crianças e suas explorações. Forre o piso (se estiver num espaço de uso coletivo ou sala) e ofereça papéis no chão, na mesinha ou na parede para que deixem marcas. Coloque o material ao alcance de todos e deixe as crianças de fraldas ou roupas que possam sujar. Planeje também como será a arrumação ao fim da atividade: onde serão colocadas as produções? Quem ajudará na limpeza e no atendimento às crianças? Quem documentará a atividade? Planeje como mostrar os primeiros resultados da atividade, incluindo as fotos, às famílias. Assim, todos poderão participar, mesmo que indiretamente.

2ª etapa
Apresente os materiais aos bebês. É importante que eles diferenciem os momentos de trabalho daqueles de alimentação. Por isso, não os incentive a comer durante as atividades, mesmo que os materiais sejam comestíveis. Mostre o que poderão fazer com as tintas. Inicie utilizando apenas água e depois amplie para misturas e melecas, como massas de amido ou farinha com corantes ou gelatinas. Ao acrescentar uma cor forte, pergunte: "Estão vendo como a cor mudou?" Para os mais crescidos, é possível introduzir terra, areia, folhas e sementes. Se fizer uma tinta de gelatina, por exemplo, deixe que cheirem, toquem e brinquem. É importante que eles se familiarizem com os materiais de apoio antes de a atividade começar - uma bacia pode ser tão interessante quanto seu conteúdo. O foco da atividade, porém, deve ser exploração de texturas.

3ª etapa
Convide o grupo a explorar as propriedades e possibilidades dos materiais. É possível organizar, por exemplo, uma atividade para explorar texturas de determinado material ou então uma para que os pequenos utilizem mais um tipo de instrumento, como o pincel, a brochinha e o rolinho de pintor. Nesse momento, diga: "Veja como com o rolinho você pinta uma área maior. Com o pincel, só dá para fazer um risco". Vale testar também as diferenças entre pintar com as mãos, que dá mais controle, ou com os pés, com pincéis e rolinhos, que tendem a ser mais difíceis de controlar.

Avaliação
Observe atentamente durante todo o processo. Isso dará indícios de como propor as próximas atividades. Em alguns casos, vale fazer pautas de observação individual, pois cada criança pode apresentar formas muito distintas de aproximação dos materiais: algumas se lambuzam logo no primeiro dia e aos poucos vão se concentrando em explorações mais definidas. Outras demoram mais tempo para se soltar e há ainda as que insistem em pesquisas específicas de cores, misturas ou ocupação dos suportes etc. No dia seguinte ao trabalho, retome com o processo documentado, conversando com todos para ver se lembram quais os materiais e utensílios foram usados em cada atividade.
Consultoria: Daniela Pannuti
Orientadora pedagógica do Colégio Vera Cruz, em São Paulo.
Fonte: Revista Nova Escola


Extraído do link: http://images.google.de/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-UwtOcgDyLGQ%2FUKpufYS2rNI%2FAAAAAAAAaXA%2FqEkb4BDGoHE%2Fs640%2Fatividades%252Bcrian%2525C3%2525A7as%252Beduca%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o%252Binfantil%252B3%252Banos%252B4%252Banos%252Bmaternal%252Bpr%2525C3%2525A9%252Bjardim%252Bwer.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.planetaatividades.com%2F2009%2F12%2Fatividades-para-criancas-de-03-anos-ou_19.html&h=511&w=640&tbnid=iykqT4fdaO9PVM%3A&docid=VfpYRIyynU4dQM&ei=PFy8VvKFNoadwATMrp_4Dw&tbm=isch&iact=rc&uact=3&dur=3513&page=1&start=0&ndsp=23&ved=0ahUKEwjyk8Czuu_KAhWGDpAKHUzXB_8QrQMIHjAA


Porém, atividades em si para crianças de 2 anos não foram encontradas e sim para 3 anos, creio que dê para fazer adaptações com essa turminha








Com essas atividades, acredito que dê para ir começando e a partir delas, criando novas.

Fonte: http://www.planetaatividades.com/2009/12/atividades-para-criancas-de-03-anos-ou_19.html



Há alguns sites que tratam dessa faixa etária, mas o que mais gostei foi: http://pt.slideshare.net/marafrs/apostila-de-atividades-crianas-1-a-2-anos que dá também algumas dicas de como trabalhar




Espero ter te ajudado Valéria


Um super beijo da professora Dani Freitas






Descubra com 8 Passos Simples Como Ter Um Negócio Próprio e Ganhar de R$50,00 a R$500,00 Por Dia Sem Que Você Tenha Que Deixar Seu Trabalho!



Você tem repensado a sua vida?

Tem se perguntado se não existem outros caminhos além daqueles que você e outros bilhões de pessoas estão trilhando todos os dias?

Você tem se olhado no espelho e não tem estado muito contente com o que vê?

Reclama que nunca tem tempo para você, sua família e para as coisas de que gosta de fazer?

Se respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, talvez esse Negócio Seja Para Você.


Cadastre-se gratuitamente no nosso site através do link =>https://goo.gl/Z0c98B, deixe seu whatsapp que logo será contatado por um de nossos representantes

link-me, leve-me com você!!!!!

Educação?? Ainda tem jeito!! Eu acredito!!! By Profesora Daniela Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens [red][b]Mande mais imagens pelo site www.mensagenseimagens.com.br[/b][/red]

Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut

Ocorreu um erro neste gadget

BEM VINDOS


Recadoseglitters.com

Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut







Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut

Antes de sair, não esqueça de deixar um recadinho dizendo o que achou do meu blog, tá, beijos a você!!!!




Arquivo do blog


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Postagens populares