Uau!! Quantas visitas ❤️ (desde maio de 2009)

contador de visitas

27 de jul. de 2010

Carinhoso - Atividades

ATIVIDADE N° 08 - Ditado Interativo
  • Objetivos
  1. Desenvolver uma atitude de antecipação dos possíveis erros naescrita de palavras, para buscar mecanismos para saná-los.
  2. Propor a reflexão sobre a escrita ortográfica.
Planejamento
  • Quando realizar?
  1. Após aprender e realizar a "cantoria" da música "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barro.
  • Como organizar os alunos?
  1. Os alunos trabalharão individualmente, cada um em sua carteira.
  • Quais os materiais necessários?
  1. Lápis, papel e borracha.
  • Qual a duração?
  1. Cerca de 50 minutos.

Encaminhamento
  • Apresente a letra da canção e ensine a melodia aos alunos. É interessante que tenham a letra em mãos para acompanhar a música. Em seguida, dê algumas informações sobre o autor e a época em que a música foi composta. Explique que se trata de um chorinho, um gênero musical popular surgido no Brasil no final do século XIX. Cante mais de uma vez, para que os alunos aprendam a melodia e memorizem a letra. Se necessário, repita a cantoria em várias aulas.
  • Quando a música for aprendida, propoha o ditado interativo: você vai ditar os versos da canção e os alunos escreverão.
  • Durante a escrita, os alunos devem identificar quais palavras podem gerar dúvidas na hora de escrever. O professor deverá discutir as diferentes possibilidades de escrever cada palavra indicada pelos alunos e, no fianl dessa discussão, apresentar a forma correta na lousa.
  • Dite verso por verso, ex.: "Mas mesmo assim, foges de mim". Os alunos escreverãoapós as discussões propostas; Quando você considerar que uma palavra contém uma questão ortográfica importante e não for apontada pelos alunos, não deixe de sugerir que os alunos reflitam sobre sua escrita.
IMPORTANTE: Para que a atividade não se transforme em uma cópia, não e esqueça de recolher a letra da múscia antes de iniciar o ditado interativo.

Fonte: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Manual do Professor - 2ª série - Volume 02 - Ano 2009 - págs.81-83.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma aventura dentro da noite

UMA AVENTURA DENTRO DA NOITE Toda manhã, um berro agudo e irritante acordava Pedro, Celso e Tilico. Essa voz esganiçada que os persegui...